LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

2015 pode ser o ano de inclusão definitiva dos chipsets de 16nm

12 de novembro de 2014 3

A fabricante de chipsets TSMC, parceira da Apple e que pode fabricar boa parte dos processadores A9 da empresa, acaba de encontrar um processo para fabricação de chipsets de 16 nanômetros que é 40% mais rápido que os modelos atuais com 20nm, como o A8 e Exynos 7, da Samsung. Consumindo 50% menos energia, este novo processo abre caminho para que mais chips de qualidade sejam lançados nos próximos anos para os dispositivos móveis.

O método de produção 16FF+ ainda vai passar por certificações de qualidade e confiabilidade neste mês, e estará pronto para produzir processadores em massa para o público final no próximo ano, com 60 projetos já bem alinhados, segundo a própria TSMC. Os novos chipstes de 16nm permitem uma velocidade de até 2,3GHz ARM Cortex-A57, com seus chips auxiliares Cortex-A53 consumindo apenas 75mW para tarefas mais simples.

Basicamente, o que tudo isso significa? É que nos próximos anos nós teremos dispositivos móveis (smartphones e tablets) mais eficientes, e não apenas mais rápidos. Falando em termos de bateria, os processadores poderão nos dar um autonomia maior, afinal, o consumo poderá ser mais baixo. Esperamos ver estes mesmos processadores em sendo lançado pro empresas como Qualcomm, Apple e Samsung.

A Huawei, fabricante chinesa, é um dos primeiros clientes para prosseguir com o processo de 16nm da TSMC, e deverá integrá-los aos seus próximos smartphones em breve.


3

Comentários

2015 pode ser o ano de inclusão definitiva dos chipsets de 16nm
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista