LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Usar perfis falsos com nomes reais na internet vai ser crime de falsa identidade

12 de janeiro de 2015 12

O senso comum costuma separar o mundo virtual do físico. Para muitos, o âmbito da internet não é de verdade, logo nele não se aplicam as leis do real, contudo não é bem o que acontece, e a web é apenas mais um campo social e civil onde todos temos direitos e deveres.

Internet não é terra de ninguém, até porque fisicamente seus servidores e cabos estão localizados no território nacional. Sem falar que, onde tem um grupo de pessoas diversas interagindo, deve haver ordem para que se evite o caos. Dessa forma, tramita mais um projeto na Câmara dos Deputados para criminalizar quem usa o perfil de outra pessoa para cometer atos ilícitos.

A nova lei iria punir quem usa um perfil falso, com o nome de outra pessoa, para praticar crimes. Dessa forma, ao assumir o título e rosto de outra pessoa nas redes sociais para prejudicar, intimidar, ameaçar e obter vantagem sobre outras, o indivíduo vai cometer o crime de falsidade ideológica.


O Projeto de Lei encaminhado à Câmara dos Deputados chega sob a numeração 7.758/14, sendo de autoria do deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS). Essa proposta visa ampliar a abrangência da lei de crime de falsa identidade (Código Penal, Decreto-Lei 2848/40). Dessa forma, não seria crime apenas usar formas para se passar por terceiros, como também usar um perfil com nome e imagem de outra pessoa para ofender ou obter vantagens.

Marchezan Júnior ainda fala que a Lei de Crimes Cibernéticos (12.737/12) por si só não é suficiente para abranger esse tipo de desvio de conduta. Esse decreto citado foi conhecido como a Lei Carolina Dieckman, e criminaliza a invasão de computadores para obter vantagem ilícita, bloquear acesso do usuário a serviços telefônicos, de informática ou falsificar cartões de crédito. Logo, não contempla quem quer usar imagem e nome de terceiros para cometer contravenções e crimes pela internet.

Deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), autor do Projeto de Lei 7.758/14

Essa proposta, na verdade, não é nova. Ela já estava encaminhada, contudo com o fim do primeiro mandato do deputado, o projeto vai ser arquivado pela Mesa Diretora no próximo dia 31 de janeiro. O Marchezan Júnio, porém, foi reeleito, o que lhe dá poder para desarquivá-lo e encaminha-lo novamente para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. E, caso seja aprovado, deve seguir para ser votado no Plenário.

Logo, usuários que usem o nome e fotos de famosos, ou qualquer outra pessoa, para obter vantagens ou barbarizar na internet vão, na verdade, estar cometendo o crime gravíssimo de falsa identidade.


12

Comentários

Usar perfis falsos com nomes reais na internet vai ser crime de falsa identidade
  • Até hoje nego fica nessa de IP sendo que existem programas para mascarar IP, e também pode usar vários chips

      • Dê uma olhada nisso https://www.tudocelular.com/forum/members/638722-Teiteo/?tab=activitystream eu nem sei que cidade é essa. , nunca tive outra mulher, não sou noivo, só fui ao Rio de Janeiro quando era criança (nem me lembro direito), comecei na faculdade ano passado, e não tenho idade para ser químico!

          • Vários chips? Programas desse tipo para Android? Eu só uso dois chips da claro, um no smart e outro no note 8.0! E quanto aos tais programas, eu não uso pq eu não tenho PC, o meu notebook só serve para enfeitar e mais nada!

            • Essa eu vai ser boa para com os palhaços(a) que ficam usando nomes e fotos de famosos para tocar o terror em sites e fóruns e que não são realmente punidos!

                • Concordo contigo lembra quando vc usou uma foto de defunto e eu te desmascarar senhor teiteu, sei que vc vai negar mas vc sabe a real

                    • Quem é esse defunto? Olha se você acha que eu sou esse tal teiteo está completamente errado. Ele é de Portugal e tem filha, eu sou de vitória da conquista Bahia, e só tenho 19, não tenho filhos!

                    • Eu apoio essa projeto, apesar de eu mesmo ter vários perfis na net e aqui mesmo no tc, mas ao contrário de outros eu nunca menti minha real identidade, e nunca tentei mudar minhas expressões, muitos me acusam de mil contas e tal, mas nunca fiquei como uns e outros que tem várias contas e fica até com 3 perfis conversando consigo mesmo e viajando que tem note 4 e note3 que por acaso fez fotos imaginárias no fotos do leitores

                        • Mas você não me esquece hein o_O? Eu não e nunca usei mais de um perfil por vez! E muito menos conversei comigo mesmo! E você só sabe falar mas pq não pergunta para algum administrador se as contas que você acha que são minhas tem o mesmo IP da minha conta principal? Você só sabe acusar e nunca quer vê o lado da outra pessoa! ¬¬_

                            • Aliás não tenho vários perfis ao mesmo tempo, sempre uso um perfil após um dos perfis ser banido, normalmente por falar mal da Samsung

                              • KKKKKKK Muitos aqui serão presos

                                  • No titulo dá para entender isso! Mas não é bem assim! A lei trata apenas de você se fazer passar por uma pessoa real! Tipo, eu fazer um perfil de Barack Obama para praticar atos ilícitos, inclusive provocando outros na rede! Agora, se inventar qualquer outro nome, desde que não seja de uma outra pessoa! Sei lá, João, Maria ou qualquer outro nome, então não será falsidade ideológica! Mesmo porque, a garantia do anonimato está na Constituicao Federal!

                                    Eu apoio essa lei! Se alguém se passar por uma outra pessoa para prejudicar alguém ou as vezes a essa pessoa mesmo, não deve acontecer! E deve ser punido!

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista