LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Possível Snapdragon 620 Octa-Core é flagrado utilizando o novo Cortex-A72

05 de fevereiro de 2015 7

A ARM anunciou ontem (04/02) a sua nova tecnologia voltada para processadores em dispositivos móveis, que foi chamada de Cortex-A72. Os processadores serão fabricados em 16nm, o que garantirá um menor consumo de energia e um desempenho superior ao que é visto nos atuais Cortex-A57 construídos em 20nm.

Agora, surgem informações dos primeiros processadores que podem chegar aos usuários com esta tecnologia, sendo ambos produzidos pela Qualcomm. Os modelos MSM8956 e MSM8976 parecem pertencer a um nicho intermediário, indicando que podem ser os novos Snapdragon 618 e 620, que chegarão aos aparelhos intermediários lançados no início de 2016. Vale notar que já foram liberadas algumas informações sobre o Snapdragon 620 há algum tempo, porém o documento vazado confronta muitas pontos do último rumor, demonstrando que nem sempre é bom acreditar em todos os vazamentos.

De acordo com o documento, é possível perceber que o Snapdragon 618 contaria com dois núcleos Cortex-A72 (cujo codinome é Maia) rodando a 1,8GHz e outros quatro núcleos Cortex-A53 com clock em 1,2GHz. Já o Snapdragon 620 contaria com quatro núcleos Cortex-A72 rodando a 1,8GHz e mais quatro Cortex-A53 com o clock em 1,2GHz, possuindo assim uma potência consideravelmente maior.


Vale lembrar que o Cortex-A72 é capaz de operar em um clock de até 2,5GHz segundo informações, o que indica que esta velocidade só será mesmo aplicada em chips top de linha com a tecnologia, provavelmente os próximos Snapdragon 818 e 820. Além disso, é dito ainda que os novos processadores intermediários contarão com a GPU Adreno 510, que permite o uso de telas Quad HD com taxa de atualização de quadros de 60fps. Outras funções incluem a compatibilidade com câmeras de até 21MP e gravação de vídeo em Full HD a 60fps, algo que pode ser considerado bem mais útil por muitos usuários do que a gravação de vídeos em 4K.

Como a Qualcomm aparenta não possuir a capacidade de produzir chips em 14nm no momento, é listado que os novos processadores contarão com a antiga litografia de 28nm, o que faria cair por terra a economia energética e menor aquecimento prometidos pela ARM ao anunciar a arquitetura dos seus Cortex-A72. Isto, entretanto, pode ser alterado pela empresa até a data de lançamento dos componentes, já que eles são esperados apenas para o próximo ano.

Nenhuma das informações contidas aqui foi confirmada pela Qualcomm, restando esperarmos que a companhia se pronuncie sobre sua nova geração de processadores para sabermos quais destes detalhes são realmente reais.


7

Comentários

Possível Snapdragon 620 Octa-Core é flagrado utilizando o novo Cortex-A72
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista