LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Senador dos EUA diz que carros inteligentes podem comprometer usuários

09 de fevereiro de 2015 5

O senador Ed Markey, de Massachusetts, acredita que os carros mais sofisticados e que contam com alta tecnologia também estão ficando cada vez mais vulneráveis à ataques, com toda a sua conectividade sem fio e acesso à informação pessoal. A parte mais preocupante em colocar todas essas tecnologias dentro dos veículos é que os fabricantes de automóveis podem não estar cientes dos perigos que elas podem expor,

Ainda que com medidas de segurança rigorosas, a privacidade em nossos smartphones e tablets jé é um tema muito quente e que levanta dados e discussões bem abrangentes. Ele faz uma rápida comparação entre os dispositivos móveis e entre os carros, onde as informações podem ser usadas contra uma pessoa ou para o benefício de algum criminoso. Essa mesma situação, quando aplicada aos veículos, pode ter consequências ainda mais graves.

Alguns pesquisadores também já demonstraram como alguns carros inteligentes podem ser facilmente hackeados para obter não somente informações privilegiadas dos usuários, mas em alguns casos, até mesmo controlar remotamente características específicas é possível. Com o advento dos relógios inteligentes e dos smartphones, as opções para invadir esses sistemas só aumentam.

Atualmente, muitos modelos já contam com conectividade Wi-Fi, e é apenas uma questão de tempo até que invadi-los seja uma atividade comum entre os criminosos.

O senador Markey enviou perguntas para 20 fabricantes de automóveis, para conhecer melhor as suas práticas de segurança e como eles se relacionam com a tecnologia nos veículos. Os resultados não foram impressionantes, e podem ser ainda mais assustadores.

De acordo com o senador, alguns "não parecem compreender" os inquéritos do legislador. Outras, no entanto, revelaram medidas de segurança bastante inadequados. Alguns casos, por incrível que pareça, sequer tinham conhecimento ou não revelaram detalhes sobre os incidentes de ataques hackers anteriores.

É claro, isso não significa que a causa esteja perdida e que os carros mais sofisticados estejam completamente vulneráveis. A tecnologia é recente, de fato, mas os métodos para torná-la cada vez mais segura estão sendo colocados em prática.


5

Comentários

Senador dos EUA diz que carros inteligentes podem comprometer usuários
  • Já estão hackeando esses carros e roubando. Na maior facilidade!

      • Todo tipo de tecnologia, seja smartphone, tablets e etc, os usuários sempre estão correndo riscos...Se quiser segurança, não use nada tecnologico simples...

          • Se fosse pra ter um carro inteligente, o mesmo para ser seguro não poderia ter conexão wi-fi e talvez nem bluetooth ligados ao sistema. Apenas conexões via cabo, ligado em algum lugar especial. Aí sim poderiamos conversar sobre segurança. E mesmo com isso seria perigoso...

              • Dá para ter conexão com o exterior e mesmo assim manter a segurança. Só definir um protocolo de conexão que só permite leitura de dados e a busca de informações. No máximo vão roubar informações, mas com chaves de criptografia entre concessionária e motorista dá para dificultar essa ação criminosa.

                • Ta certo ele.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista