LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Firefox cria Shumway e caminha rumo à uma web sem o Adobe Flash Player

16 de fevereiro de 2015 16

O Adobe Flash Player está com os dias contados há muito tempo, desde que Steve Jobs o baniou do seu iPhone, o Youtube adotou o padrão HTML5 em seus vídeos e a Microsoft chamou-o de relíquia. O problema é que essa tecnologia moribunda ainda sobrevive de diversas formas, por exemplo, em jogos online e anúncios.

Embora todas essas iniciativas representem passos a uma web sem flash, pela primeira vez um navegador se propõe a funcionar inteiramente sem este plugin, desenvolvendo uma tecnologia para executar arquivos criados em flash, convertendo-os para JavaScript, ao invés de utilizar tradicional e pesada VM. Trata-se do Firefox, que passará a utilizar o seu projeto Shumway.

O Flash se espalhou pela web há mais de uma década, e os desenvolvedores não mediram consequencias, criando sites inteiros com essa tecnologia da Adobe, além de jogos, streamings de vídeo, animações, entre outras aplicações. Quando a Apple aboliu o seu uso, foi motivo de polêmica, mas o padrão HTML5 veio para derrubar completamente a vontade dos desenvolvedores web em utilizarem o flash.

Agora a Mozilla habilitou o Shumway na versão Nightly de seu navegador, que é a versão instável para testes. O novo recurso funciona apenas para vídeos na Amazon.com, e nas plataformas Windows e OS X, mas já mostra a que veio.

Esse é um grande passo para que a Web entre de uma vez em sua era pós-Flash, com recursos mais poderosos e adequados para um mundo de telas responsivas, que se adaptam aos diversos tipos de dispositivos móveis, desktops e TVs. É desnecessário dizer que o Flash segue à contra-mão dessa realidade.

A Microsoft e a Google também tentam cercear plugins de seus navegadores, mas ainda mantém versões em plugins do Flash Player. Agora estão criando padrões da Web que podem ser construídos diretamente nos próprios navegadores. Embora muitos sites jamais sejam atualizados para as novas tecnologias, a tendência de longo prazo é clara: o Flash Player está caminhando a passos largos para a obsolescência. Mesmo que ainda seja amplamente usado para fins como streaming de vídeo e anúncios, o Flash não funciona no Android e iOS e a Adobe já mudou seu foco de desenvolvimento para os novos padrões da Web.

A Mozilla planeja melhorar Shumway para assumir mais funções aplicadas em Flash, incluindo anúncios, que já receberam ferramentas da Google para serem criados em HTML5.

Quanto ao nome Shumway, o programador da Mozilla, Chris Peterson, explicou no Twitter: "Flash → Flash Gordon → Gordon Shumway (o nome real do personagem da série de TV ALF, o ETeimoso :)". O nome anteriormente adotado para o projeto Shumway foi "Gordon".


16

Comentários

Firefox cria Shumway e caminha rumo à uma web sem o Adobe Flash Player
  • Talvez se o Flash fosse uma parte integrante dos browsers e nao um plugin, com certeza ele teria vida longa, mas pra isso a ADOBE teria que liberar o código para outras empresas e pessoas então, se você não pode ter algo ou você deixa de usar, como fez a APPLE, ou cria uma alternativa, que foi o caso do HTML5, que no caso não é propriedade de ninguém.

      • Lamentável que ainda exista Flash. Lento, bugs, etc. Já passa da hora dessa porcaria acabar de vez.

          • Fiquei espantado de ninguém estar xingando o Mozilla Firefox, dizendo que ele é muuito lento!! kkkkk

            • Os entendidos disseram o mesmo do Android 1.6

              • Não é *trouxe. Mas *entrou! Entrou no mesmo caminho do Symbian.


                E que venha o HTML 6!

                  • Embora ainda não esteja largamente sendo usado por padrão. Mesmo assim, já é uma tecnologia meio antiga!

                    E já tem andamento para o HTML 6!

                      • O fato, é que o flash sempre foi pesado! E é altamente suscetível a invasões, propagação de malwares e afins!

                        Na verdade, ele está demorando muito tempo para sair de cena de vez! Agora, é tarde demais para se tentar algo que reverta essa situação. O Flash entrou no mesmo caminho do Symbian! E, espero que sem volta!

                        E que venha o HTML 6! Porque o HTML 5, já passou da hora de evoluir, também!

                          • Demora a sair de cena em parte por culpa dos desenvolvedores que não se adaptaram até hoje, e clientes de mente fechada. É aquela velha história, pq vc vai desenvolver um site com suporte a um navegador que está defasado (até pouco tempo ainda alguns se preocupavam em dar supore ao IE 6)? Ao invés de levar os usuários a atualizarem seus softwares e as empresas a desenvolver novas tecnologias, esses desenvolvedores colaboram com a estagnação.Mas aos poucos vamos indo, né.

                            • O flash é uma linguagem de programação, eu no lugar da Adobe teria desenvolvido ainda mais o flash (que era extremamente popular) e teria criado um sistema operacional baseado nele, afinal, quando começou esse boicote, nem o IOS nem o Android tinha alcançado tais patamares de popularidade a ponto de tornar o flash obsoleto como é hoje

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Windows

                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                              Economia e mercado

                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista