LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova tecnologia permitirá recarregar a bateria de smartphones em apenas um minuto

24 de fevereiro de 2015 43

Duração de bateria ainda continua sendo um grande problema dos smartphones atuais. A cada lançamento vemos as empresas introduzirem telas maiores e com maior resolução, corpos mais finos e baterias que permanecem iguais ou mesmo encolhem de uma geração para outra. Para tentar minimizar isso, algumas fabricantes lançam tecnologias que tentam acelerar o carregamento para que os dispositivos passem menos tempo na tomada. E é isso que promete uma nova tecnologia de bateria – apenas um minuto na tomada para ter toda a carga de volta.

A solução de Doron Myersdorf leva apenas um minuto. Sua empresa israelense, StoreDot, desenvolveu uma bateria que pode ser carregada em 60 segundos, o que ele diz poder acabar com o problema de smartphone descarregado no meio do dia, algo que irrita qualquer usuário atualmente.

"Toda a ansiedade de ficar sem celular no meio do dia não será mais um problema, já que se precisar recarregar a bateria, esse processo levará apenas um minuto", comenta Myersdorf.

Embora a bateria StoreDot não dure tanto tempo como as baterias de telefones convencionais, seus criadores argumentam que o tempo de carregamento curto mais do que compensa. Myersdorf acrescenta que os celulares vão se tornar mais inovadores, como consequência.

O sistema de bateria StoreDot emergiu do departamento de nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv, um subproduto da pesquisa que está sendo realizada sobre a doença de Alzheimer. Os investigadores encontraram propriedades interessantes em uma certa molécula de peptídeo - uma cadeia de aminoácidos - que afeta os neurónios no cérebro e causa a doença de Alzheimer. Descobriu-se que essas moléculas têm alta capacidade de manter uma carga elétrica.


Quando duas dessas moléculas são combinadas, elas foram um cristal que é de dois nanômetros de tamanho - dois bilionésimos de um metro. Estes "nanopontos" formam a base da tecnologia StoreDot. Devido à sua maior capacidade, eles consegue fazer com que baterias rapidamente absorvam e retenham uma carga. Isso levou a um sistema de três níveis de StoreDot para carregar um celular: a bateria dentro do telefone; um carregador especial que pode bombear uma forte corrente elétrica para o telefone; e o sistema dentro do dispositivo que gerencia o consumo de energia de forma eficiente.

"O carregador em si não é um carregador normal. Precisamos bombear 40/50 e até 80 amperes de corrente para esta bateria ser carregada em um minuto. Nenhum carregador normal pode fazer isso. Então nós tivemos que desenvolver um equipamento muito forte que é, antes de tudo, de baixo custo, mas também pequeno o suficiente para ser transportado no bolso ", disse Myersdorf.

Os primeiros exemplos da bateria, que pesa o mesmo que as baterias de smartphones atuais, mostram um mostrador gráfico em um telefone iluminando enquanto os segundos passam antes de finalmente atingir a capacidade plena. Como a indústria de eletrônicos fortemente focada em baterias com maior capacidade energética - em tudo, desde tablets para a nova geração de tecnologia vestíveis, como o iWatch - o advento de uma nova forma de bateria atrai grande interesse.


Qualquer debate sobre as características de um smartphone especial transforma inevitavelmente a longevidade da bateria. Como os telefones têm se expandido a partir da tarefa básica de fazer chamadas e enviar textos para filmagens em altíssima definição, as exigências sobre as baterias têm aumentado. Sendo assim, usuários normalmente reduzem o brilho da tela, alternam para o modo avião e desligam o Wi-Fi para economizar a bateria durante o dia, bem como acabam encerrando aplicativos em execução em segundo plano, o que não é o ideal, já que o smartphone foi feito para ser usado.

No entanto, a nova bateria não terá uma vida útil prolongada. A atual geração de baterias StoreDot dura cerca de um terço do tempo do que aquelas que encontramos atualmente no mercado. Isso significa que os usuários mais exigentes ao usarem uma bateria StoreDot provavelmente irá recarregar seu telefone cerca de uma vez durante o dia. No entanto, Myersdorf diz que a pesquisa mostra que 60% dos usuários de smartphones que fazem uso mais pesado de seus recursos ​​saem de casa com um carregador para evitar possíveis emergências.

Em 2018, a StoreDot diz que sua bateria também irá durar mais que as baterias de smartphones atuais, que normalmente rendem um dia, dependendo do nível de utilização. Se alguma fabricante adotar a tecnologia da StoreDot, ele irá adicionar um valor de U$ 50 ao projeto de lei por um aparelho. As negociações estão ocorrendo com 15 fabricantes de smartphones e se tudo der certo a novidade chegará ao mercado dentro de um ou dois anos.


43

Comentários

Nova tecnologia permitirá recarregar a bateria de smartphones em apenas um minuto
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista