LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

DARPA trabalha em software capaz de se adaptar sem receber atualizações por 100 anos

13 de abril de 2015 0

Talvez alguns não estejam familiarizados com o conceito conhecido como obsolescência programada, mas com certeza todos convivem com ele na prática. Trata-se do fato de que as tecnologias que consumimos tem um "prazo de validade", que determinam o momento em que deveremos trocar peças de equipamentos ou atualizar softwares - geralmente, investindo dinheiro nesse processo.

Agora, você consegue imagine um software que não será necessário atualizar nos próximos 100 anos, mesmo com todo o avanço que a tecnologia pode trazer nesse período? Essa é a proposta que o DARPA pretende oferecer em seu novo projeto pretensioso.

Normalmente, softwares e aplicativos precisam ser atualizados para acompanhar as mudanças e evoluções de hardware, que por sua vez, oferecem mais recursos. Porém, o programa do DARPA, conhecido por alguns projetos dignos de ficção científica, supostamente será adaptável e capaz de mudar para se adequar dinamicamente aos recursos e ambientes que estiverem disponíveis para eles. Incluindo aos hardwares;

O projeto é chamado de Building Resource Adaptive Software Systems, ou simplesmente "BRASS" e está em seus estágios iniciais, com previsão de desenvolvimento pelos próximos quatro anos.

Pode parecer um futuro próximo interessante para quem não gosta de receber notificações de atualizações ou baixar novos pacotes de software, mas a má notícia é que, dada a natureza militar da empresa de desenvolvimento e pesquisa de tecnologias, o software adaptável deve ser de uso da defesa nacional dos EUA. Mas como é o caso de diversos produtos que fazem parte do nosso cotidiano - inclusive a Internet - que tiveram sua origem no meio militar, quem sabe a tecnologia do programa "imortal" do DARPA não chegue ao mercado para os consumidores?


0

Comentários

DARPA trabalha em software capaz de se adaptar sem receber atualizações por 100 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista