LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo Cortex-A72 apresenta desempenho superior ao Core-M e consumo quatro vezes menor

24 de abril de 2015 2


Detalhes sobre as próximas arquiteturas da ARM vazaram recentemente, mostrando um avanço na produção de novos chipsets fabricados a 16nm para 2015 e até modelos produzidos a 10nm para 2016/2017. Atualmente, a empresa vem focando no lançamento do seu novo Cortex-A72 e sua GPU Mali T-880. A novidade foi anunciada inicialmente durante a CES 2015 em janeiro, mas até o momento a ARM não tinha entrado em detalhes para explanar todos os benefícios que a nova geração traria com relação ao que é oferecido atualmente no mercado.

De acordo com a companhia, o novo Cortex-A72 apresenta um desempenho de 20 a 60% superior na execução de instruções por velocidade de operação da CPU comparado ao Cortex-A57 usado atualmente no Exynos 5433 e também no Snapdragon 810. Além disso, a empresa informou que a novidade conta com consumo 75% menor, mas neste caso foi comparado com o Cortex-A15 lançado ano passado, levando em conta a mesma velocidade de operação entre cada um deles.


Como pode ser visto no gráfico acima, foi realizado um teste comparativo contra o processador Core-M da Intel fabricado a 14nm que promete trazer grande desempenho para o mercado de dispositivos móveis. Tanto no teste com um único núcleo ativo, assim como em todos disponíveis, a solução da ARM foi eficiente, trazendo um maior desempenho e consumo quatro vezes menor. O modelo usado estava trabalhando na frequência de 2.5GHz, que promete ser o topo indicado pela plataforma neste perfil de desenvolvimento.

Se formos analisar o gráfico abaixo, podemos ver um bom ganho comparado com o Cortex-A57. No teste de processamento de criptografia de dados chegamos a ver um avanço de 38% entre as duas gerações. Na parte de largura de banda da memória do sistema, o benefício chega a 50%. No geral, realmente podemos conferir um ganho de 20 a 50% como prometido pela ARM, mesmo vindo com consumo reduzido, estimado para menos de 1W.


Qualcomm deverá adotar tal arquitetura no Snapdragon 820 a ser lançado no final do ano. Samsung também deverá ter interesse na novidade, onde um rumor anterior informou que a companhia já trabalha com uma versão ainda melhorada deste processador, chamada de Mongoose. Vindo com litografia de 14nm, o consumo poderá ser ainda menor do que foi apresentado pela ARM com o modelo de referência de 16nm, mostrando que o Galaxy Note 5 será ainda mais poderoso e econômico do que o Galaxy S6.


2

Comentários

Novo Cortex-A72 apresenta desempenho superior ao Core-M e consumo quatro vezes menor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista