LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Polícia Federal quer instalar grampo em telefones mas operadoras fazem resistência

27 de abril de 2015 9

A Polícia Federal busca uma nova maneira de coletar informações confidenciais para ajudar em casos mais extremos, instalando legalmente uma espécie de vírus nos telefones das pessoas que estão sendo investigadas que permita copiar todos os dados sem que ela esteja ciente disto.

Aplicativos mensageiros como o WhatsApp se restringem bastante na hora de "vazar" este tipo de informação, e as operadoras de telefonia só podem compartilhar informações referentes a mensagens de texto e ligações que passam por suas redes.

O suposto vírus funcionaria como um aplicativo falso, onde quando um usuário o instala em seu aparelho acaba conseguindo permissões para executar algumas tarefas e, além de coletar dados básicos como agenda de telefone, histórico de chamadas e mensagens de texto, a ideia da PF é fazer com que tudo o que seja digitado no telefone "hospedeiro" seja rastreado, inclusive senhas.

Parece coisa de filme de ficção científica ou um 007 da vida, mas de acordo com as informações divulgadas a respeito desses programas, a PF teria controle até mesmo sobre a câmera frontal dos dispositivos, que poderiam capturar imagens sem que o usuário investigado perceba, inibindo qualquer tipo de som de disparo ou imagem na tela.

Com isto, os sistemas que são produzidos por empresas israelenses, americanas e indianas, poderiam dar acesso às mensagens do WhatsApp e outros aplicativos mensageiros, ligações feitas pelo Skype ou Viber, por exemplo, e até mesmo sobre a utilização das redes sociais por parte dos usuários investigados.

No entanto, para que o plano da Polícia Federal dê certo, o órgão necessita que as operadoras de telefonia adquiram estes aplicativos/vírus e deem acesso às autoridades para os dados coletados. As operadoras, no entanto, vêm apresentando forte resistência pelo custo adicional e por complicações jurídicas que podem acontecer posteriormente à aquisição.

Existe também todo um cuidado com o pacote de dados dos usuários, visto que para fazer o envio dos dados se faz necessária a conexão com a internet.

A Polícia Federal argumenta que o rime organizado utiliza aplicativos mensageiros que não podem ser rastreados para a troca de informações confidenciais, o que aumenta a pressão em cima das operadoras.


9

Comentários

Polícia Federal quer instalar grampo em telefones mas operadoras fazem resistência
  • Telegram acaba com isso ai..Todas as mensagens sao criptografadas.Eles ja tem as escutas autorizadas pela Justiça em tempo real dentro do inquerito.Quem decide e aprova ou nao os grampos e a Justiça para pessoas em Inquerito.Espionagem da populaçao em geral NAO!

      • Tá se vendo que tu sabe muito, como diz o texto eles querem interceptar tudo o que for digitado (o bom e velho keylogger), criptografa o teclado do telefone então. Sem falar que as mensagens desses aplicativos possuem criptografia enquanto elas estão trafegando pela rede à partir do momento que elas chegam no dispositivo o app descriptografa, até mesmo pra poder exibi-las, e ai qualquer um com acesso ao dispositivo faz a festa.

          • Nao existe keylogger instalado remotamente, a nao ser via acesso ao dispositivo ou abertura de e-mail/mensagens com links.Nao existem programas de espionagem idem, nem em Israel.

            A unica forma seria instalar uma falsa atualizaçao do SO enviada pela operadora e aberta/instalada pelo usuario. Isso conteria o programa espiao.

            Nao creio que a Justiça autorize isso, fora de inqueritos e pessoas investigadas.
            Provas obtidas sem a devida Autorizaçao Judicial e fora de Inqueritos NAO TEM VALOR LEGAL.
            Alem disso, existe a Lei de Invasao de Privacidade que e bem rigida...

          • Graças a Deus ninguém faz aplicativo pra Windows Phone. To salvo

              • Quando a PF investiga a corrupção (Petrobras e etc) batem palmas e agora querem reclamar? Aceitem que JÁ SOMOS espionados a muito tempo e se isso for necessário para combater crimes (e apenas isso) eu apoio, não tenho nada a esconder, pago meus impostos e encargos (mesmo a contragosto por não ver retorno) e caso venha a cometer um crime o correto é eu ser punido por isso.

                  • santo root que deus te abençoe e desculpe o palavrão policia federal e merda prefiro a merda cambada de burguesinhos apadrinhados 1% onesto passou e o resto apadrinhados

                      • ai sim eu faço root.

                          • Faz root e acabou-se

                              • Graças a Deus existem Crackers e Hackers pra ferrarem com a vida destes arrombados que ficam sempre tentando saber de tudo, com S.O. limpos e livres dessas baboseiras desgracidas. daqui um tempo aqui no Brasil vao ter cameras instaladas nos vasos sanitarios pra descobrirem o que comeram.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista