LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Veja o que acontece no interior de uma bateria quando ela explode

29 de abril de 2015 5

O TudoCelular já reportou diversas notícias diferentes sobre baterias que explodiram. Isto acontece graças ao fenômeno da "escapagem termal", isto ocorre quando uma bateria começa a superaquecer e acaba entrando em um círculo vicioso que a esquenta cada vez mais, resultando em uma explosão. Agora os cientistas estão tentando entender o fenômeno ao investigar estas baterias nestes momentos delicados.

O time composto por pesquisadores da Universidade de Londres estão usando raios Xs de energia sincrotrônica com imagens termais para analisar o comportamento das baterias em momentos de super aquecimento. O que eles descobriram é que a estrutura interna de baterias com revestimento protetor permanece estável durante quase todo o processo, até o desencadear da "escapagem termal" quando o cobre interior começa a derretes, indicando temperaturas que se aproximam de 1000 graus.

Quando o estudo foi investigar baterias sem revestimento, o núcleo acabou por colapsar muito rapidamente, fazendo com que a coisa toda explodisse de maneira violenta. Ou seja, baterias sem revestimento interno podem ser muito perigosas, causando lesões graves em seus usuários. Segundo o Dr. Paul Shearing:

"A destruição que nós presenciamos, é muito improvável de ocorrer sob circunstâncias mais normais, nós levamos estas baterias a condições muito além do que é recomendável ou praticável para poder analisá-las. Isto foi crucial para nós compreendermos melhor como as falhas nas baterias começam e se espalham. Nós esperamos que com a nossa ajuda, as baterias recebam aprimoramentos de seguranças para evitar futuros acidentes."

Normalmente, as baterias contêm um eletrodo positivo e um eletrodo negativo - conhecido como um cátodo e um ânodo - separados por uma substância chamada de eletrólito. Quando esses eletrodos são conectados a um circuito, eles dão início a uma série de reações químicas. Em uma das extremidades, as partículas carregadas a partir do eletrólito - conhecidas como íons - se direcionam até o ânodo, que reage e libera elétrons. Na outra extremidade, as reações no cátodo criam um material que - como uma esponja - é capaz de aspirar esses elétrons livres.

O resultado é um sistema cheio de elétrons no anodo que desejam ir para o cátodo, mas é aí que está o segundo emprego do eletrólito - ele impede os elétrons façam o caminho direto, forçando-os através de um circuito em anexo. As reações explosivas e o círculo vicioso começam quando uma bateria está em sobrecarga e continua a ser alimentada sem pausas. O resultado pode ser uma explosão desastrosa.

Você pode assistir ao vídeo com todo o processo aqui.


5

Comentários

Veja o que acontece no interior de uma bateria quando ela explode
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista