LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Carro autônomo da Volvo atropela pedestres durante demonstração

25 de maio de 2015 6

Durante o última final de semana, um carro autônomo da Volvo atropelou duas pessoas que assistiam a uma apresentação na República Dominicana. O acidente foi capturado em vídeo e por diversas outras pessoas que ali estavam, e foi registrado o momento em que um XC60 (modelo do carro) tenta realizar a manobra de estacionamento antes de acelerar na direção de dois espectadores.

O carro estava fazendo a baliza automaticamente, e de acordo com o site Remolacha, que divulgou as imagens do acidente, as vítimas não sofreram ferimentos graves e passam bem. A causa do acidente, segundo o veículo, foi uma trava de segurança chamada "City Safe que estava desativada.

A proteção, em si, é responsável por detectar colunas, carros e objetos em movimento (como humanos), evitando pedestres, animais e outros carros. O relato afirma que a trava não estava ativa por esquecimento dos operadores durante o teste.

Em 2011, um outro carro de direção autônoma da Volvo se envolveu em um outro acidente, se chocando contra um caminhão durante testes públicos. A ideia da empresa ao fazer a demonstração era mostrar ao público um sistema capaz de frear sozinho caso fossem detectados obstáculos no caminho. Nesta ocasião, ninguém se feriu.

Outros casos de acidentes envolvendo veículos sem motoristas foram registrados neste ano e divulgado no início do mês, porém envolvendo carros de outras fabricantes.

A ideia de que carros poderão ser controlados remotamente no futuro é animadora e contesta diversas pessoas, principalmente as mais conservadores. No entanto, acidentes deste tipo nos mostram que a tecnologia ainda precisa evoluir um pouco mais, a ponto de se tornar praticamente "perfeita" e livre de riscos.


6

Comentários

Carro autônomo da Volvo atropela pedestres durante demonstração
  • discordo com o autor com " acidentes como esses" como argumento contra os carros autônomos, é claro que esses ainda precisam melhorar, mas a meu ver esse acidente mostrou o quanto o fator humano está vulnerável a distrações e esquecimento. Vejo os carros autonomos como a revolução em segurança no transito.

      • Duvido que esta opção não estava acionada. O sistema falhou e eles não quiseram admitir.

          • O que vai ter de gente atropelado por esses carros

              • Acho que não, visto que foi falha de quem operava o sistema e não do sistema em si. Entretanto, não sei o que dizer em situações que outros veículos não automáticos e pedestres estão fazendo burrices (ciclistas na contra mão, pedestres fora da faixa, motociclistas entre as faixas e coisas do tipo). Mas que venham o quanto antes, vai fazer muita gente ser demitida e melhorar a vida de todos.

                • Skynet se rebelando.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista