LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

BBC visa criar televisões controladas pelo poder da mente

18 de junho de 2015 0

O que você acha de controlar a sua televisão com o poder da mente (ou com “a Força”)? Essa notícia faria muito mais sentido se tivesse vindo de uma grande empresa de tecnologia, mas ao que parece a BBC, a maior rede de televisão do Reino Unido, está investigando formas de se substituir o controle remoto com alguma coisa capaz de ler nossas ondas cerebrais. O projeto está sendo chamado de Mind Control TV e se utiliza de um hardware que permitiria que um usuário sintonizasse um programa apenas pensando nele. Fontes dizem que um protótipo usando o iPlayer, o app de vídeo da empresa, já funciona.

Para captar suas ondas cerebrais você deve colocar um headset, um pouco acima da orelha no lado esquerdo da cabeça. Ele possui dois sensores para captar suas emissões, um deles fica na testa e o outro na nuca. Os usuários podem então escolher a forma de controle, concentração ou meditação.

Para os testes com o iPlayer, os usuários devem se concentrar no ícone do aplicativo para ativá-lo, logo 5 programas vão aparecer na tela, em um carrossel de opções giráveis. Quando o usuário decidir o que ele quer ver é necessário se focar ou pensar em fazer a seleção. Uma pequena barra da tela começa a ser preenchida, se a opção selecionada é a correta continue se concentrando até preenchê-la, confirmando o seu programa.

A BBC diz que no momento está apenas experimentando com a tecnologia para ver o que é possível. A empresa não acredita que o futuro será necessariamente um lugar onde esse tipo de iniciativa vai aparecer, mas eles acreditam que a tecnologia tem muito potencial para ajudar usuários com deficiências, e por isso vale a pena de ser estudada.

Outras iniciativas estão tentando seguir pelo mesmo caminho. O TudoCelular já falaou sobre a PLX que lançou uma espécie de headset chamado XWave, que seria capaz de ler as ondas cerebrais de usuários do iPhone e do iPad. Além disso, os cientistas do Basque Center on Cognition, Brain and Language in Spain estão testando um método para reconhecimento de ondas cerebrais individuais, capaz de ser usado para desbloquear dispositivos.


0

Comentários

BBC visa criar televisões controladas pelo poder da mente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista