LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teste com Helio P10 mostra chipset básico da MediaTek superando Snapdragon 615 e 801

05 de outubro de 2015 10

Helio P10 é o sucessor direto do chipset MT6752 lançado ano passado, o que indica que a fabricante taiwanesa de semicondutores está pensando em fazer uma melhor organização dos seus produtos. Focado em competir no mercado intermediário, o modelo P10 incorpora vários recursos encontrados no Helio X10, chipset destinado ao segmento avançado que oferece CPU trabalhando a 2GHz, além de manter as melhorias no processador de imagens para câmeras de até 21 megapixels.

Focando em suas especificações, o Helio P10 conta com dois blocos de processamento, sendo ambos formados pela CPU Cortex-A53 da ARM, com compatibilidade com sistemas 64-bit. Em termos de GPU temos a Mali-T860MP2 rodando a 700MHz, assim como memória RAM LPDDR3 em dual-channel com velocidade de barramento de 800MHz. MediaTek também adicionou o suporte a tecnologias de melhoramento de imagens como o MiraVision 2.0, que promete manter o conteúdo gerado pela GPU executando a 60 quadros por segundo mesmo em smartphones com tela Full HD. Não só isso, mas a empresa também promete suporte ao uso de UltraDimming e BluLight Defender, ambas voltadas para causar a menor fadiga possível em leituras em ambientes escuros.


O chipset também conta com modem LTE de categoria 6 integrado, o que permite ter um alcance de até 300Mbps na transferência de dados móveis em redes de operadoras que ofereçam agregação de sinal em duas bandas (2 x 20MHz). MediaTek também adicionou outro modem CDMA2000 que permite que um mesmo smartphone seja lançado nas operadoras Verizon e Sprint. Tudo isso serve para ilustrar que mesmo sendo um chipset básico, o Helio P10 não deixa a desejar para modelos topo de linha de gerações anteriores.


Fabricado a 20nm, a solução mostra nos testes acima que supera o Snapdragon 615 e até o Snapdragon 801 que equipou vários flagships em 2014. Também podemos notar que a solução consegue oferecer um desempenho 20% superior ao MT6752 da geração passada. Isso mostra que a MediaTek não está investindo pesado apenas no segmento superior com os chipsets Helio X10 e Helio X20, mas também tem planos de entregar um grande desempenho nos smartphones mais básicos que forem lançados no final do ano ou começo de 2016.

Também não podemos esquecer do fator consumo. Devido a litografia mais apurada e a nova GPU que consome 70% menos do que a Mali-T760 deixa claro o grande avanço feito pela fabricante este ano. De forma geral, podemos ver uma redução considerável, fazendo com que smartphones mais básicos cheguem com desempenho superior e melhor autonomia de bateria.


10

Comentários

Teste com Helio P10 mostra chipset básico da MediaTek superando Snapdragon 615 e 801
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista