LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estado Islâmico pode estar desenvolvendo seus próprios aplicativos

08 de dezembro de 2015 3

Além de usar o Facebook, Twitter e aplicativos de mensagens, como Telegram, o Estado Islâmico também está começando a utilizar softwares de comunicação personalizados para espalhar sua mensagem de terror e radicalismo.

Os militantes da organização estão desenvolvendo um aplicativo de smartphone projetado para rodar em celulares Android que está disponível para download em canais privados no Telegram, um programa de bate-papo melhor criptografado. De acordo com especialistas em segurança que fazem o monitoramento do grupo, o aplicativo parece ser um novo esforço de Estado Islâmico para ignorar plataformas de mídia social muitas vezes menos seguras para eles. Estes locais podem ser facilmente atacados por governos e grupos independentes que trabalham para neutralizar presença digital do ISIS.

"Eles querem criar um mecanismo com boa capacidade de transmissão que seja mais seguro do que usar o Twitter e o Facebook", diz Michael Smith II, chefe de operações da Kronos Advisory, uma consultoria defesa. "O Estados Islâmico sempre procurou uma maneira de proporcionar fácil acesso a todo o seu material para os seus seguidores."

O app foi descoberto pela Ghost Security Group, um coletivo independente que reúne informações sobre as atividades on-line do ISIS. Smith diz que ele funciona como uma ligação entre a Ghost Security e as autoridades antiterroristas americanas.

Mesmo que o Estado Islâmico possa mesmo estar desenvolvendo tecnologias próprias no campo da comunicações, o grupo ganha vantagens significativas ao utilizar a escala e a facilidade trazida por aplicativos de consumo de massa e sites de mídia social, dizem os especialistas.

"Na verdade, é uma grande vantagem para eles usar a tecnologia comercial", diz Ben FitzGerald, um membro sênior do Centro para uma Nova Segurança Americana, um think tank de Washington. "Você não pode simplesmente desligar algo como WhatsApp."


3

Comentários

Estado Islâmico pode estar desenvolvendo seus próprios aplicativos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista