LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Já pode enterrar! Mozilla anuncia a morte do Firefox OS

04 de fevereiro de 2016 158

Em dezembro, Mozilla cancelou o desenvolvimento de smartphones com sistema Firefox OS. Depois de dois anos e meio na empreitada de levar um sistema sólido para mercados emergentes com smartphones extremamente baratos. No entanto, o suporte ainda seria mantido para os aparelhos já lançados com o sistema. A empresa estava planejando trazer um novo aparelho que custaria apenas US$ 25, mas acabou abortando o projeto devido à baixa demanda dos produtos já disponíveis e também da falta de interesse do público e empresas no Firefox OS.

Nesta quinta-feira (4), Mozilla entrou em contato com The Next Web para informar que o Firefox OS está realmente morto. A empresa enviou um e-mail para os desenvolvedores da plataforma com um comunicado sobre o assunto:

“Vamos encerrar o desenvolvimento do Firefox OS para smartphones após o lançamento da versão 2.6”, afirma a mensagem da Mozilla. Além disso, a companhia informou aos desenvolvedores que a loja de aplicativos será encerrada em 29 de março. E o suporte para todos os aparelhos com o sistema terá encerramento programado para maio.

O e-mail ainda aponta que a equipe de aparelhos “está testando um novo processo de inovação de produtos”, o que pode sugerir um possível novo sistema a caminho. A Mozilla continua com sua visão de levar um sistema realmente aberto para todos e que não tenha as amarras que vemos Google impor no Android. O Ubuntu Phone tem a mesma ideologia e também vem sofrendo para ganhar espaço e chamar a atenção de grandes empresas interessadas.

É triste ver um novo sistema ser abandonado com pouco tempo de vida. Mas realmente é compreensível a atitude tomada pela companhia. Na África e América do Sul, o Firefox OS é praticamente inexistente no mercado. Quando o projeto nasceu em 2013 ele tinha o diferencial de oferecer uma boa experiência por menos de US$ 100. Agora em 2016 já é possível encontrar bons smartphones com Android e Windows nesta faixa de preço. Quem sabe o novo sistema da Mozilla tenha um apelo mais forte do que vir apenas em smartphones de baixo custo?


158

Comentários

Já pode enterrar! Mozilla anuncia a morte do Firefox OS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista