LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Do smartphone para a TV: O que é e onde encontrar o HDR, a bola da vez no mercado de televisões

04 de maio de 2016 7

A tecnologia da televisão tem avançado rapidamente nos últimos anos. A TV de tubo deu adeus depois de décadas conquistando a raça humana, assim como as televisões de plasma, que foram descontinuadas porque as TVs LED são mais eficientes em termos de economia de energia. Mas hoje, comprar uma televisão é uma tarefa muito mais complicada do que simplesmente escolher uma marca ou um preço. Existem diferentes tecnologias. As televisões podem ser inteligentes ou não, podem possuir qualidade de imagem HD, Full HD ou Ultra HD, para não entrar em outros detalhes, como brilho e contraste máximos.

A tecnologia da vez parece ser o HDR. O High Dynamic Range, que em português significa Grande Alcance Dinâmico, é a grande aposta especialmente da Netflix para o futuro. Segundo a Wikipédia, "a intenção dessa técnica é representar precisamente nas imagens desde as áreas mais claras, possivelmente iluminadas diretamente por uma fonte de luz até áreas mais escuras, possivelmente em sombras". Ou seja, imagens mais próximas do olho humano, sem perder a diferença entre o claro e o escuro e muito menos as cores entre os dois. Neil Hunt, CEO da Netflix, explicou um pouco melhor no blog corporativo do serviço de streaming:

Enquanto a tecnologia 4K oferece mais pixels, a tecnologia HDR oferece pixels de maior profundidade. Telas com HDR apresentam melhor contraste, nuances de iluminação, mais detalhes em cenas escuras e uma gama de cores que se assemelham mais ao mundo real. A nova tecnologia HDR tem um visual incrível e vai ficar cada vez melhor. Ela é mais fiel à visão humana do que qualquer coisa que você já tenha visto em uma TV.

Conteúdo HDR da Netflix

A Netflix já prometeu mais de 150 horas de conteúdo em HDR até agosto deste ano. Para ter acesso a esta qualidade de imagem, é necessário assinar o plano Ultra HD e possuir uma velocidade de conexão de, no mínimo, 25Mbps. Isto não significa que sem assinar esse plano você não pode ver, por exemplo, a primeira temporada de Marco Polo, apenas que o acesso ao conteúdo em HDR exige este plano.

Mas onde o HDR está disponível? A maioria dos smartphones topo de linha já possuem suporte ao HDR. A função chegou como recurso nativo no iPhone 4 e, desde então, passou a ser integrado nos dispositivos móveis. No Android a tecnologia demorou um pouco mais para aparecer, mas me lembro que meu RAZRi permitia tirar fotos em HDR, e olha que a câmera sem a função já era bem poderosa. Hoje em dia, a maior parte dos flagships Android possuem o recurso, bem como muitos mid-range.

A tecnologia surgiu nas câmeras fotográficas, e então passou a ser incluída nos smartphones e hoje o HDR é uma tecnologia a parte que as fabricantes incluem também em suas televisões. Por exemplo, já noticiamos que a Samsung estuda utilizar o HDR 10 em detrimento do Dolby Vision, dois tipos de tecnologia HDR concorrentes, sendo que o primeiro é aberto (e por isso a preferência da Samsung). Ou seja, ao comprar um aparelho de televisão, um celular ou mesmo um aparelho blu-ray, é necessário verificar se ele possui a tecnologia HDR embutida. Senão, nem adianta assinar o plano Ultra HD.

As principais fabricantes já estão incluindo o HDR em seus modelos mais caros vendidos no Brasil, especialmente LG, Samsung e Sony. É necessário verificar as especificações do aparelho para ter certeza que ele é compatível. A maioria das televisões mais caras possuem o HDR, especialmente as com resolução Ultra HD (4K), apesar de não serem todas. Ou seja, e repetindo a dica, sempre olhe as especificações do aparelho com atenção antes de comprar. Se não conseguir achar nenhuma menção ao HDR ou Dolby Vision (ou HDR10 no caso da Panasonic e algumas Samsung), parta para o próximo. A LG é a que faz mais alarde com a tecnologia, então pode ser um bom ponto de partida para começar a busca.

E aí, o texto foi útil para te ajudar a encontrar um norte para a busca do seu próximo televisor? Conta pra gente nos comentários.


7

Comentários

Do smartphone para a TV: O que é e onde encontrar o HDR, a bola da vez no mercado de televisões
  • TC podia fazer uma pesquisa pra saber qual é a melhor TV HDR 4K

      • achei bacana o texto, mas vcs poderiam ter citado alguns modelos disponiveis aqui no brasil com essa tecnologia

          • Minha TV não é 4K e nem HDR, mas ela não tem a imagem lavada sem gama e sem contraste igual a simulação.

              • qual era o que eu ia falar. A Minha tv não tem essas cores lavadas e escuras não. Já perceberam que toda vez quando sai uma tecnologia nova, eles fazem essas demonstrações quase que iguais uma das outras. Já percebi isso. Sempre que tem algo novo eles fazem essas demonstrações é sempre assim, a antiga tem cores escuras, meio acinzentadas e lavadas, opacas. As novas são brilhantes, rápidas, cores vivas e etc. Essas empresas acham mesmo que vão nos enganar pela vida toda? Se perceberem é sempre assim. E isso não passa de uma tremenda enganação.

                  • A questão que HDR significa que você tera um espectro maior de cor, entre um tom e outro, a graduação de cor será maior, por isso o contraste aumenta e os detalhes finos em imagens escuras também.

                    MAS O QUE ACHO chato da tecnologia, é que ela nunca vem 100%. Tipo sempre usam numa qualidade inferior. DVD era SP, LP e EP. Sempre usavam a compactação maior. 3G vai até 45mbps, mas foi preciso o LTE pra usar redes com 20mbps. E assim vai a tecnologia. Mp3 320kbps, mas os arquivos são sempre 128kbps. Tipo, algo evolui, mas nada mostra diferencias práticos na vida real. Você compra tv FULL HD ou 4K pra assistir 720p profile 3.0.

                    • essas simulações são zoeiras demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista