LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SkinTrack transforma seu braço em uma touchscreen para seu smartwatch [Vídeo]

06 de maio de 2016 3

Nos últimos anos vimos diversas novas aplicações tecnológicas relacionadas à Internet das Coisas. No caso de smartwatches, praticamente todas as grandes fabricantes de smartphones investiram para entrar no mercado. Apesar das vendas desse tipo de produto terem multiplicado desde então, a utilidade desses relógios continua em dúvida. Um dos principais motivos é: o que de útil podemos fazer com uma tela tão pequena?

Tentando solucionar essa limitação intrínseca, um grupo de pesquisas da Carnegie Mellon University criou o SkinTrack, uma tecnologia que funciona a partir de um anel que emite sinais se comunicando com uma pulseira conectada ao smartwatch. Em outras palavras, os pesquisadores conseguiram expandir a área de uso do relógio tornando a pele do braço do usuário em uma touchscreen.

Quando o usuário toca a pele, um sinal elétrico de alta frequência atravessa o braço e chega à pulseira, que graças aos seus quatro eletrodos consegue triangular a posição do dedo. O sistema é capaz de identificar tanto gestos contínuos quanto toques momentâneos, assim como qualquer tela touchscreen de smartphones, mas vai além. Quando o anel está sobre o braço, sem tocá-lo de fato, o sistema também consegue triangular a posição, como vemos abaixo.

Tudo isso permite uma infinidade de aplicações. No conceito apresentado pelos pesquisadores, vemos que pelos gestos, é possível inclusive criar um teclado numérico na própria pele e adaptar jogos como Angry Birds, que se tornam mais interessantes ao fugir da pequena tela do smartwatch.

As possibilidades dependem apenas da criatividade dos desenvolvedores. Uma ideia é criar uma série de atalhos no braço. Abrir o aplicativo de email sempre que o cotovelo for tocado, ou desenhar um G no braço para abrir a Galeria, por exemplo. Yang Zhang, um dos envolvidos no projeto, disse:

O mais interessante sobre o SkinTrack é que ele não é intrusivo; relógios e anéis são itens que as pessoas já usam todos os dias.

O projeto ainda está em fases iniciais e tem suas próprias limitações a superar. Um dos maiores, segundo o grupo, é a habilidade de manter o anel carregado. Outra dificuldade é que os sinais elétricos sofrem variações devido a fatores como suor e nível de hidratação da tela.

Os mais preocupados podem ficar tranquilos, pois não há qualquer evidência de efeitos colaterais pelo uso da tecnologia.

A tecnologia é segura. Não há evidências de que os sinais de frequência de rádio usados pelo SkinTrack tem qualquer efeito na saúde. Nossos corpos estão sempre sujeitos à outras coisas - desde pequenas correntes vindas das telas touchscreens que nossos dedos tocam até o ruído eletromagnético emanado de luzes fluorescentes - sem qualquer efeito negativo.

A não ser que outras grandes empresas já estejam trabalhando em algo similar (ou "comprem" a pesquisa, o que não parece improvável), ainda não há qualquer plano concreto para a comercialização do SkinTrack. Com esse tipo de tecnologia em conjuto com outras coisas interessantes que estão sendo desenvolvidas, é difícil prever o que teremos dentro de alguns anos.


3

Comentários

SkinTrack transforma seu braço em uma touchscreen para seu smartwatch [Vídeo]
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista