LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Outubro vê novo recuo de linhas de celulares pré-pagas

04 de dezembro de 2015 2

Mês passado o TudoCelular falou sobre o recuo do número de linhas de celulares que vinha acontecendo esse ano. Agora os números para o mês de outubro mostram que o número de celulares pré-pagos recuou mais de 2,2 milhões, enquanto o número de pós-pagos cresceu apenas 124,8 mil linhas no mês. Com isso, o volume total de celulares habilitados caiu para 273,8 milhões, ante os 275,8 milhões existentes em setembro. Durante todo o ano de 2015 o número de linhas pré-pagas desabilitadas passou de 12 milhões. Apesar dos problemas, setembro foi um mês ainda mais sério que outubro com 4 milhões de desconexões.

As operadoras Claro, Algar, Oi e TIM perderam clientes, mas apenas o grupo mexicano e o italiano perderam participação no mercado. A Vivo manteve sua base e ampliou sua participação de 28,78% para 29,01% entre setembro e outubro. A TIM manteve a segunda colocação, mas recuou de 26,31% para 26,26% e a Claro, em terceiro lugar, caiu de 25,50% para 25,22%. A Oi se manteve no quinto lugar, com leve melhora, de 17,93% para 17,98% no período.

A notícia pode parecer negativa, mas ela foi avaliada positivamente pelo presidente da Anatel, João Rezende, já que a diminuição ocorreu apenas entre números pré-pagos, aumentando o número de contas pós-pagas das empresas. Segundo Rezende o movimento é benéfico para as teles, que passam a ter uma ideia melhor do tamanho real da sua base de clientes, após o desligamento de chips que funcionavam como segunda ou terceira linhas de usuários pré-pagos. E para o consumidor também é positivo, pois é mais fácil gerenciar uma única linha do que duas ou mais. O único que sai perdendo com o movimento é o governo federal, que deixa de arrecadar o Fistel, taxa anual paga por cada linha móvel em serviço.

A explicação para o fim de tantas linhas pré-pagas é o corte na tarifa de interconexão, ele está tornando mais baratas as ligações para números de outras operadoras, ou seja, agora ter chips de várias empresas está cada vez menos útil. Por exemplo, no mês passado, a Oi e a TIM reformaram seus planos e pararam de cobrar preços diferenciados em ligações para dentro e para fora de suas redes, o que vai acelerar ainda mais o abandono dos chips extras por parte de clientes pré-pagos.


2

Comentários

Outubro vê novo recuo de linhas de celulares pré-pagas
  • Não usem a Vivo gente, boicotem essa operadora, ela tá tentando derrubar um dos unicos Apps bons que se chama WhatsApp

      • Eu não consigo entender o brasileiro...reclama do péssimo serviço da operadora mas elege a Vivo como sendo primeira(em uso). Essa operadora é de rico, cobra absurdos por minuto e não tem uma promoção que presta. Como ainda é a primeira?! O brasileiro gosta e de sofrer mesmo...ô sadomasoquista!

        Isso mesmo continuem com a Vivo...ai quando ela conseguiur bloquear o Whatsapp vai todo mundo ficar com cara de nadega...

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista