LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ubuntu com função similar ao Microsoft Continuum chega ainda em 2015

05 de maio de 2015 28

Em uma conferência destinada aos desenvolvedores na semana passada, Microsoft, dentre um turbilhão de novidades, deu mais informações sobre a interessante ferramenta Continuum, capaz de permitir que smartphones e tablets se conectem a mouses e teclados a fim de levarem uma experiência de desktop aos usuários. Entretanto, a gigante de Redmond não é a primeira grande companhia a ter essa ideia. Canonical, responsável pelo sistema operacional Ubuntu, foi uma das pioneiras em querer usar o potencial dos dispositivos móveis para 'transformá-los' em computadores.

A famosa empresa, em contrapartida, até agora não apresentou oficialmente um aparelho otimizado para tal função — mas isso está para mudar. Mark Shuttleworth, atual presidente da Canonical, confirmou que um celular portanto a funcionalidade híbrida será lançado ainda em 2015. Desta forma, além das três populares plataformas móveis disponíveis no mercado de telefonia, Android, iOS e Windows Phone (em breve Windows 10), uma versão Ubuntu destinada aos eletrônicos com tela sensível ao toque chegará com tudo para a competição, incluindo a utilidade bem-vinda.

Smartphone rodando Ubuntu Touch com função Canonical Convergence, similar ao Microsoft Continuum, será lançado ainda neste ano, diz presidente da companhia. Windows 10 terá uma boa competição em 2015

Infelizmente, o CEO da desenvolvedora de softwares não deu informações adicionais sobre o produto em si, mantendo o mistério sobre quem produzirá o futuro smartphone com suporte ao Ubuntu Touch e a ferramenta similar ao Continuum, da Microsoft. Todavia, o nome oficial da função será Canonical Convergence. O modo de operação, embora pioneiro, é bem simples, basta imaginar um pequeno computador de bolso que serve como um hub, onde o teclado, mouse, monitor e demais periféricos podem ser conectados para a interação encontrada nos desktops.

Mesmo que a novidade não encontre sucesso no segmento de celulares, a mesma se torna um bom aviso para a Microsoft acelerar a implementação de tudo o que anunciou até agora no Windows 10, antes que rivais consigam estrear projetos similares a fim de ganhar o status de inovação. Portanto, este ano conta com uma programação animadora para os entusiastas da tecnologia, guardando tanto o novíssimo sistema operacional da dona da linha Lumia quanto o lançamento do primeiro aparelho Ubuntu Touch utilizando a Canonical Convergence.


28

Comentários

Ubuntu com função similar ao Microsoft Continuum chega ainda em 2015
  • Está errado ai esse titulo, pois a Canonical mostrou isso a anos, então foi MS que "copiou" a ideia

    Agora veremos qual é melhor, pois já sabemos que no Windows, funcionará apenas em smartphones tops de linha com processador Snapdragon 800+, além de um hardware adicional

      • fico muito admirado em ler um titulo "Ubuntu com função similar ao Microsoft Continuum..."...muito me admira um site como o "TudoCelular" usar um titulo deste...pois a convergência entre dispositivos no Ubuntu já é um projeto entre meados de 2011 pra 2012..a Canonical(Patrocinadora e praticamente dona do Ubuntu) já tinha esta ideia e ambição...a microsoft simplesmente copiou não há nada de novo e inovador só copiaram e estão pra colocar primeiro no mercado...assim como o Ruindows 10 cheio de "novos" recursos extrados do Gnome Shell..Unity..Kde e demais front-ends Linux....

          • Não se surpreenda, caro leitor. Já vi cada "reportagem" aqui desde beirando o sensacionalismo barato a "imparcialidade tendenciosa" de quem redige. As tabelas dos aparelhos costumam estar muito furadas e terem um toque pessoal tb. Uma dica sobre as tabelas. Pesquise nos próprios fabricantes, ou no GSM Arena.

            O lado bom do site, é que é em PT-BR, e porque os usuários dos fóruns são bastante atentos às novidades. Normalmente o debate nas respostas e comentários são infinitamente mais válidos do que a matéria em si.

            • Uma empresa boicotada pela grande mercenária

                • se eu não gostar da aparencia da minha distribuição de Linux eu posso escolher uma das várias interfaces graficas existentes, instala-lá e modifica-lá sem dificuldades, ou posso até mesmo criar uma interface do jeito que quero, mas e no windows, oque eu faço se não gostar da interface? Sou obrigado a aceitar!

                  • Muito bom isso, apesar que não curto Linux em "pc"

                      • Gostaria de entender qual o real funcionamento inovador tem este Cotinuum.

                        Qualquer aparelho com MHL pode espelhar sua tela pra TV via USB / HDMI. Alguns celulares e tablets foram lançados com saída micro HDMI, a exemplo do Sony Xperia Pro; e os aparelhos que possuem USB Host já disponibilizam a possibilidade de conectar pen drivers, teclados e mouses, por exemplo.

                        O que ele faz? Coloca programas com visual de versão desktop?

                          • Cria uma segunda tela, não duplica, estende e mostra conteúdo como se fosse desktop. Apesar disso, tem vários apps que a versão móvel é bem melhor que a desktop no quesito aparência.

                              • Hum, entendi a lógica. Mas me surgiu mais dúvidas. Só que estas ficarei no aguardo do lançamento para verificar.

                                Qual seria o intuito de estender a tela? Vejo lógica em estender num computador / notebook, para usar informações na primeira tela diferente da segunda. Nos vídeos games também vejo bom uso, como os Nintendo DS e WiiU;

                                A Microsoft não trabalhou no tema Metro para deixar os devidos Windows similares? Para ter a mesma experiência no PC e no tablet / smartphone? Parece um retrocesso, vendo a linha de mudanças, fazer um celular WP rodar programas no formato de janelas, e não "sugerir" que os desenvolvedores Win32 façam programas no formato Metro.

                              • Detalhe que a migração para Ubuntu do Android é mais fácil do que para o Windows. Já vi até Nexus com dualboot do sistema original e Ubuntu. Se fizerem algo bem feito, o Dart vingar e tiver dispositivos com bom custo benefício eu migro de olhos fechados.

                                  • Esse titulo não faz sentido, porquê a Canonical anunciou essa função muito antes da MS lançar o continuum

                                      • EU ACHO ESSE SISTEMA FEIO, ASSIM COMO VCS N GOSTA DO WINDOWS EU N SO OBRIGADO A GOSTA DISSO

                                          • se eu não gostar da aparencia da minha distribuição de Linux eu posso
                                            escolher uma das várias interfaces graficas existentes, instala-lá e
                                            modifica-lá sem dificuldades, ou posso até mesmo criar uma interface do
                                            jeito que quero, mas e no windows, oque eu faço se não gostar da
                                            interface? Sou obrigado a aceitar!

                                              • Muito feio mesmo u.u

                                                  • Bom gosto não se discute, e não sei o pq das caps se ninguém obrigou a gostar ¬¬'' Eu acho o Windows 10 feio com aqueles icones coloridos, é questão de gosto, gostei do projeto Spartan(quero dizer Edge, mesmo sendo o mesmo motor html do IE...). Assim como existe o KDE, Gnome Shell, Gnome Fallback, XFCE, LXDE, fora os centenas de motores de temas para QT e GTK e milhares de temas... Cada um escolhe o melhor para si e boa... Eu por exemplo arranco todo o tema do Windows e gosto de um tema minimalista e sem muitas cores

                                                    • Tem como deixar bem mais bonito, o linux permite alterar muita coisa no visual.

                                                    • Eu tinha fé nesse sistema, mas com essa demora toda, perdi as esperanças.

                                                        • Não adianta toda empresa copia uma da outra, independente do ramo de atividade, o foda é que todo usuário do windows quer alguns recursos que existe na Apple e Unbutu e vice e versa, todos usuários do Bing querem alguns recursos do Google, todo usuário do android querem alguns recursos da Apple, a Apple quer recursos do windows, e assim o mercado segue, infelizmente não tem como criar um outra lampada, um outro avião, então alas "copiam" e aprimoram de acordo do que acham melhor, o fator de muitas vezes elas colocarem como inovador, quer dizer que isso é inovador em suas plataformas e não no mundo... é como um filme "A lagoa azul" todo mundo ta cansado de vê ele na globo ai a SBT passa e coloca filme inédito ... a zoeira vai ser alta, mas é inédito na emissora deles ... então não adianta falar que é copia pq todas copiam o foda é quando essas empresas grandes roubam ideias de empresas menores e por terem muita, mas muita R$ ganham nos processos ..

                                                            • Acho que tem algo contrário aqui nessa fala "ferramenta similar ao Continuum, da Microsoft."

                                                              • Vai ter gente dizendo que é copia do continumm, sendo que microsoft copiou essa função.

                                                                Android

                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                Android

                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                Windows

                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                Economia e mercado

                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista