LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 é o novo sistema operacional da Microsoft para todos os dispositivos

30 de setembro de 2014 35

A Microsoft apresentou hoje em sua conferência a mais nova versão do sistema operacional mais utilizado no mundo, pegando à todos de surpresa com a escolha do nome Windows 10. Não sabemos o porquê da empresa ter pulado o número nove, porém isto provavelmente é um meio de mostrar às pessoas o quão o sistema evoluiu desde a última versão, podendo ser considerado até mesmo duas gerações mais avançado.

Com o fim da conferência, ainda restam algumas dúvidas para serem sanadas, porém muita coisa foi explicada pela Microsoft sobre o novo sistema, inclusive sobre o seu lançamento para outros dispositivos, como smartphones e tablets com arquitetura ARM.

Separamos então um compilado com as principais novidades do sistema, para que você possa se manter por dentro de tudo o que foi falado na conferência, sabendo assim quais rumores foram confirmados.

Volta do menu Iniciar


Como dito anteriormente, esta é uma função que era muito desejada pelos usuários, principalmente por quem não conseguiu se habituar à mudança do Windows XP ou 7 para as novas versões. Com o Windows 10, a Microsoft inseriu novamente o amado menu, porém com algumas funções novas que o tornam ainda melhor, levando um pouco da interface Modern para ele, sendo possível até mesmo alterar o tamanho das tiles que aparecem no menu.

Plataforma Universal


Assim como diversos rumores já indicavam, o Windows 10 marca o início do projeto Threshold, que consiste em distribuir o mesmo sistema operacional para diversos tipos de dispositivos, como smartphones, tablets, computadores e até vídeo games. De acordo com a empresa, a nova versão do sistema funcionará em telas que variam de 4 a 80 polegadas, e será usada como base para a nova versão do Windows Phone, que possivelmente será unificada ao Windows RT.

Durante a apresentação, foi dito ainda que o Windows 10 já é compatível com todos os aplicativos presentes na Windows Store, informando que ele realmente utilizará apenas uma loja para todos os tipos de aparelhos.

Uso das interfaces Modern e Desktop


A interface Modern foi muito criticada por usuários que não possuem dispositivos com tela de toque, o que foi um dos principais empecilhos colocados pelas pessoas para não migrarem para o Windows 8/8.1. Por isso, a Microsoft resolveu fazer com que o sistema operacional agora possa trabalhar tranquilamente com os dois modos, podendo inclusive abrir aplicativos da interface Modern dentro da área de trabalho do desktop.

Outro fato interessante é que agora o sistema consegue perceber quando o usuário está utilizando um dispositivo com tela de toque ou simplesmente um teclado e mouse, adaptando assim a interface para o melhor uso possível.

Multitasking


O Windows recebeu agora uma tela de multitarefa muito mais prática e intuitiva, permitindo que o usuário visualize facilmente os aplicativos abertos, fechando-os da forma como achar melhor. Além disso, agora está disponível a opção de se criar inúmeras áreas de trabalho, algo ótimo para quem utiliza o seu aparelho para diversas finalidades diferentes, como trabalho, faculdade e pessoal.

Nova função no Prompt de Comando


A Microsoft surpreendeu neste quesito, pois nada havia sido especulado sobre uma atenção aos usuários mais "entusiastas" da plataforma. Com a nova versão, será possível até mesmo utilizar do "Ctrl + V" para colar trechos de códigos na tela de comandos, algo extremamente solicitado pelos usuários há anos. O painel também recebeu algumas mudanças visuais, se tornando, porém nada muito notável.

Disponibilidade


Segundo a Microsoft, a versão Technical Preview estará disponível para PC e notebook, enquanto a versão de servidores chegará em breve. Sobre a disponibilidade final do sistema, foi dito apenas que ele chegará ao mercado até o final de 2015, dando bastante tempo para a Microsoft terminar suas novas funções.

Quanto ao lançamento para dispositivos com arquitetura ARM, entretanto, a empresa informou apenas que está trabalhando com ela ao mesmo tempo que desenvolve a versão padrão do sistema, procurando um meio de unir as duas plataformas.

A respeito do suporte, foi dito que o Windows 10 receberá a atenção da Microsoft por 10 anos, o que é um tempo de vida considerável para um sistema operacional.

Mais detalhes sobre a nova versão da plataforma da gigante de Redmond serão liberados durante uma conferência para o público consumidor, marcada para o começo do ano que vem.


35

Comentários

Windows 10 é o novo sistema operacional da Microsoft para todos os dispositivos
  • .................................................. ........

      • .................................................. ...

          • .................................................. .


              • (mínimo de 10 carac.)

                  • Concordo plenamente com seu comentário...

                      • Williamspereira... aí que tá...

                        Tá vendo o que acontece quando uma gigante da tecnologia resolve brincar?

                        A Microsoft não dorme no ponto. Inventaram o Windows Phone há POUQUÍSSIMO tempo e já está abalando a estrutura de muitos sistemas ditos "consolidados" no mercado.

                        E quer saber minha opinião? Quem tem visão de futuro tecnológico, vai migrar rapidinho para Windows Phone tão rápido quanto possível!

                        Comprar celular Android, pouco vai fazer sentido (em breve) para quem busca integração dos dispositivos. E quem fala mal de Windows Phone, vai queimar a língua.

                          • " Comprar celular Android, pouco vai fazer sentido (em breve) para quem
                            busca integração dos dispositivos. E quem fala mal de Windows Phone, vai
                            queimar a língua. "Verdade.

                            • Então Bruno...

                              O problema é que se você conhece este recurso no Linux e depois volta para o Windows sentindo falta...

                              Com coisa boa a gente acostuma rápido né? hehehe..

                              Abração

                                • Josemarbarone, sim já existia, o problema que o número de usuários de linux não chega a 2%. Por isso a galera não sentia falta desse recurso.

                                    • Destaco dois pontos importantes da matéria:

                                      1- Windows realmente utilizará apenas uma loja para todos os tipos de aparelhos. Se eu entendi MS estaria dando, mesmo entrando tarde no mundo dos mobile, um "enorme pulo do gato" o que faria com que os usuários do WP fossem os principais beneficiados nesse integração e iria até mais longe ao dizer que desde antes da compra da Nokia a MS já estaria com esses planos.
                                      2- não vi falarem nada sobre A Cortana, pois se eles realmente usarem no W10 significa que haverá a enorme chance de vir para versão em português...
                                      Ansioso para ver como sera isso em pratica!!!
                                      Me corrijam se estiver errado!!!

                                        • Até que enfim colocaram estes recursos que há muitos anos já existia em qualquer Linux com a instalação do gerenciador de janelas Compiz Fusion!!

                                          Digitem no youtube "Ubuntu Compiz Fusion"

                                            • "Ricardo_982 2 horas atrás #12
                                              Lançamento previsto para final de 2015??? Melhor era nem ter feito o anúncio. Com essa "agilidade", é mais prudente que a ms pare de focar o Android ou iOS e comece a se preocupar com o Firefox OS... Uma empresa desse porte, que perde mercado a cada ano, anunciar um novo OS para daqui quase um ano e meio, só pode ser brincadeira ou incompetência..."

                                              Nós estamos no final de 2014, pro final de 2015 dá um ano e meio quase? E outra, foi dito que será liberado ATÉ o final de 2015, ou seja, pode acontecer em qualquer data do ano...
                                              Wallace esta correto vc não entendeu...

                                              http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/preview-coming-soon

                                              Tai o link em breve estara disponivel pra Download...
                                              Lembrando que apresentara muitos problemas no começo, principalmente porque é uma versão preview. e a MS sempre fez assim com os windows e WP esperando Feedback para lançar atualizações e correções. se estiver errado me corrijam.

                                                • Por que a Microsoft lançou o Windows 10 e pulou o Windows 9? Eles falaram que é devido a renovação completa do Windows, uma nova era. Eles pensaram em utilizar o Windows 1.0, porém este já existiu, no final vão %u201Ccomeçar%u201D com o 10.


                                                  http://www.windowsclub.com.br/a-unificacao-no-windows-10-a-aposta-forte-da-microsoft/#sthash.fzJRdQFn.dpuf

                                                    • Vai ter tela azul da morte??
                                                      Bricandeiras a parte...estou ansioso para usar essa nova versão, uso Ubuntu,MAC OS e Windows7/8 ,gosto de todos mais eu acho que o Mac está melhor,espero que a Microsoft tenha mudado isso,meu PC mais robusto roda windows e Ubuntu e é claro que quero um sistema perfeito, o Mac é o melhor de dentro o que eu uso, mas só uso ele no MacBook ,uso muito mais o meu PC e preciso de um sistema bom,mesmo tendo um hardware potente e um software oficial já tive problemas de com tela azul e não quero que isso aconteça novamente.

                                                        • "Ricardo_982 2 horas atrás #12
                                                          Lançamento previsto para final de 2015??? Melhor era nem ter feito o anúncio. Com essa "agilidade", é mais prudente que a ms pare de focar o Android ou iOS e comece a se preocupar com o Firefox OS... Uma empresa desse porte, que perde mercado a cada ano, anunciar um novo OS para daqui quase um ano e meio, só pode ser brincadeira ou incompetência..."

                                                          Nós estamos no final de 2014, pro final de 2015 dá um ano e meio quase? E outra, foi dito que será liberado ATÉ o final de 2015, ou seja, pode acontecer em qualquer data do ano...

                                                            • IMMORTALITY 16 segundos atrás #19

                                                              Fonte Dona Matemática e da sua amiga Sarcasmo...


                                                              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                • Fonte Dona Matemática e da sua amiga Sarcasmo...

                                                                    • IMMORTALITY 13 segundos atrás #17
                                                                      Windows 7, Windows 8, Windows 8+1=9, próximo Windows 10
                                                                      XBOX + XBOX 360 OU 0 já que 360 significa uma volta completa, então XBOX 1 + XBOX 0 = 1, pois 0+1=1, então, ficou XBOX 1 ou XBOX ONE.

                                                                      Nossa agora que eu entendi mesmo.De onde é esta fonte??

                                                                        • Windows 7, Windows 8, Windows 8+1=9, próximo Windows 10
                                                                          XBOX + XBOX 360 OU 0 já que 360 significa uma volta completa, então XBOX 1 + XBOX 0 = 1, pois 0+1=1, então, ficou XBOX 1 ou XBOX ONE.

                                                                            • RenanJr 5 segundos atrás #13

                                                                              Tem gente que não se dá conta que o Windows 8.1 é na verdade o 9 (que a Microsoft nunca deixou claro e evidente), por isso a nova versão foi, obviamente, lançada como a 10ª, simples e fácil de entender \o/...



                                                                              Está aqui um link para ver como todo mundo esperava windows 9: https://www.tudocelular.com/windows/noticias/n43005/compilado-rumores-windows-9.html

                                                                                • RenanJr 5 segundos atrás #13

                                                                                  Tem gente que não se dá conta que o Windows 8.1 é na verdade o 9 (que a Microsoft nunca deixou claro e evidente), por isso a nova versão foi, obviamente, lançada como a 10ª, simples e fácil de entender \o/...

                                                                                  Se 8.1é igual a 9 ou seja o número 9 também pode ser 8.1 interessante esta lógica matématica, assim como a lógica matématica também se aplica nos dois primeiros consoles da empresa e o terceiro se chama Xbox One, Plausivo essa forma precisa de pensar.

                                                                                    • Marcellooh 2 horas atrás #9
                                                                                      Windows 7, 8, (8.1=9), 10
                                                                                      Agora que me acostumei ao 8.1... estou gostando... mas espero muito que a atualização para o 10 seja mesmo gratuita para que tem 8.1... Irei aguardar.

                                                                                      Quer dizer que o 8 ganhou algumas atualizações, virou 8.1, mas se transformou em 9 somente na cabeça dos usuários, pois a M$ nunca anunciou essa versão?

                                                                                        • Tem gente que não se dá conta que o Windows 8.1 é na verdade o 9 (que a Microsoft nunca deixou claro e evidente), por isso a nova versão foi, obviamente, lançada como a 10ª, simples e fácil de entender \o/...

                                                                                            • Lançamento previsto para final de 2015??? Melhor era nem ter feito o anúncio. Com essa "agilidade", é mais prudente que a ms pare de focar o Android ou iOS e comece a se preocupar com o Firefox OS... Uma empresa desse porte, que perde mercado a cada ano, anunciar um novo OS para daqui quase um ano e meio, só pode ser brincadeira ou incompetência...

                                                                                                • Eu achei bem interessante essas novas funcionalidades e o sistema em tudo mas vamos ver se não vai ter problemas!

                                                                                                    • Tenho certeza que so vai beneficiar os usuários...to bem ansioso pra ver o novo SO.

                                                                                                        • Windows 7, 8, (8.1=9), 10
                                                                                                          Agora que me acostumei ao 8.1... estou gostando... mas espero muito que a atualização para o 10 seja mesmo gratuita para que tem 8.1... Irei aguardar.

                                                                                                            • o windows 7 com os blocos do 8 so a mesma coisa o que ja dava de fazer com app so gostei da loja sera que vai aumentar os app que vem nela? e na versao phone?

                                                                                                              o multi areas de trabalho e legal mais o o material deiseing e o mesmo e os sensores?

                                                                                                                • "Não sabemos o porquê da empresa ter pulado o número nove, porém isto provavelmente é um meio de mostrar às pessoas o quão o sistema evoluiu desde a última versão, podendo ser considerado até mesmo duas gerações mais avançado."

                                                                                                                  Eu acredito que o motivo não seja esse, realmente não consigo enxergar lógica nisso.

                                                                                                                    • RLS ouvi esse rumor tambem do facebook do Windows 8.1 se tornar um APP universal, mas ainda não consegui concluir o quanto ficaria bom pro WP?

                                                                                                                        • Jovem foi explicado isso, se o site não informou, não é culpa da Microsoft

                                                                                                                            • Ficou perfeito, tudo se adapta ao tipo de tela, e o Windows para Tablet, celular, Relógio, TV e Futuro para Carro serão um só, então o Martkshare irá aumentar e muito e mais rápido, pois as lojas de aplicativos serão uma só. E saiu notícia que o Facebook do Windows 8.1 já esta em forma universal.

                                                                                                                                • Uai sô, kd o W9? Kkkkkkkkk!

                                                                                                                                    • Primeiro eles lançam o Xbox, depois lançam o Xbox 360, ai quando todo mundo pensava que o novo Xbox teria um nome diferente ai vieram com um tal Xbox one, e agora quando todo mundo pensava que seria W9 já pula direto para o 10 vai entender.

                                                                                                                                        • O motivo do nome ser windows 10 é que eles consideravam o 8.1 como sendo um windows à parte, com diversas atualizações e bem diferente do windows 8.

                                                                                                                                            LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                                            Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar