LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Experimente o Windows 10 Technical Preview em uma máquina virtual [tutorial]

02 de outubro de 2014 5

Microsoft anunciou o Wiindows 10 na última terça-feira, dia 30, onde a nova versão trouxe algo que muitos sentiam falta, o menu iniciar. A nova versão do sistema chega apenas na metade de 2015, mas para aqueles que quiserem testar a novidade, a Microsoft liberou o download da versão Technical Preview, um nome bonitinho para dizer que o sistema ainda está em estágio beta.

E por ser beta é normal que nem tudo funcione como deveria. Assim, se você tem vontade de testar a novidade, mas não quer substituir a sua versão estável do Windows por esta beta, você poderá instalar o Windows 10 em uma máquina virtual e assim poder brincar com ele e conferir as novidades bacanas.

Você vai precisar ter o VirtualBox ou outro programa de virtualização de sistemas e também a ISO do Windows 10 em versão 32-bit ou 64-bit à sua escolha. Após isso, basta instalar o VirtualBox em sua máquina com Windows, Mac ou Linux e então seguir o nosso passo a passo. No nosso caso instalamos o Windows 10 Technical Preview 64-bit em uma máquina com Windows 8.1 PRO 64-bit.


O primeiro passo é dar um nome à sua máquina virtual. Aqui você escolherá a versão do seu sistema. Após isso, é só clicar em Próximo e seguir para o segundo passo.


Aqui você determinará o quanto de memória RAM você deverá alocar para sua máquina virtual. No nosso caso o marcador permitia ir até 16GB que é a quantidade de memória em nosso equipamento. Esse valor irá mudar de acordo com a quantidade de RAM que seu PC possua. Por padrão, a máquina virtual recomenda 2GB de memória, mas você poderá colocar mais se desejar.


Neste passo você deverá determinar a quantidade de espaço que será reservado no seu HD para o uso da máquina virtual. Por padrão a máquina irá reservar 25GB do seu HD, mas você poderá diminuir ou aumentar esse valor. Você pode também usar um disco virtual que já tenha sido criado antes, ou deixar a opção padrão, como mostra a imagem acima.


Aqui você deve determinar o padrão a ser usado por essa unidade virtual criada. Neste caso o VDI vem marcado, sendo compatível apenas com o VirtualBox. Porém, você poderá escolher outros padrões que sejam compatíveis com outros programas de virtualização.


Nesta tela você vai escolher se quer que o espaço que você selecionou anteriormente (no caso 25GB por padrão) seja alocado totalmente ou apenas parcialmente de acordo o uso que for feito deste espaço. Assim, você não “perderá” os 25GB de cara, mas aos poucos quando a máquina virtual foi ficando lotada de apps instalados.


Agora você poderá dar um nome ao disco virtual e alterar o tamanho dele que vai de 4MB a até 2TB (limitado pelo tamanho do seu disco real).


Aqui vem a parte importante. É necessário clicar em Configurações, Armazenamento e depois no ícone de + ao lado de Controladora IDE. Esse passo é necessário para que você instale o sistema usando a ISO do Windows que baixou anteriormente. Assim, navegue até a pasta onde se encontra o arquivo e o selecione.


Pronto. Sua máquina foi criada. Agora para dar início a ela basta clicar na seta verde (Iniciar) e esperar que uma pop-up surja com o sistema sendo carregado.


A partir daqui o processo é igual ao da instalação de qualquer outro Windows. Basta selecionar o idioma que já vem marcado em português, escolher o padrão do teclado e clicar em avançar. Entre com sua conta Microsoft e use e abuse do Windows 10.

Não estranhe se o desempenho do sistema ficar um pouco lento. Afinal, você está testando uma versão beta em uma máquina virtual que ainda não possui suporte nativo à nova versão do sistema da Microsoft. Em uma máquina real o desempenho deverá ser melhor.


5

Comentários

Experimente o Windows 10 Technical Preview em uma máquina virtual [tutorial]

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar