LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aprenda a alterar o firmware do seu Lumia 930 para receber a atualização Denim [Tutorial]

20 de janeiro de 2015 135

A Microsoft começou a disponibilizar o update Lumia Denim para seus aparelhos recentemente. Até o momento, entretanto, alguns dispositivos ainda não foram agraciados com a atualização, fazendo com que não possam usufruir das inúmeras novidades inseridas com o update.

Dentre os usuários mais ansiosos para receber o update provavelmente estão aqueles que adquiriram o Lumia 930, principal top de linha com Windows Phone e sucesso absoluto durante as vendas da Black Friday de 2014. O aparelho recebe diversas funções interessantes com a atualização, como a possibilidade de gravar vídeos em 4K e os modos Rich Capture e Flash Dinâmico, além de inúmeras melhorias em sua estabilidade, consumo de bateria e aquecimento, que eram os principais pontos criticados por seus usuários.

Com isso, resolvemos separar um tutorial para que vocês possam instalar a firmware da Finlândia em seus aparelhos, e então receber normalmente a atualização Lumia Denim nele, sem precisar assim esperar que o update seja disponibilizado em nosso país. Vale lembrar que o procedimento deve ser realizado por sua própria conta e risco, sem qualquer responsabilidade por parte do TudoCelular.com caso algo ocorra ao seu dispositivo.

Devemos destacar ainda que a sua garantia pode ser cancelada pela assistência técnica caso algo ocorra com o seu aparelho, mesmo não sendo uma prática comum por parte das autorizadas em nosso país.


Arquivos necessários

Faça o download e instale os programas abaixo:

Preparativos

É recomendado o backup completo de seus dados, pois o aparelho será completamente zerado para as configurações de fábrica novamente. Além disso, o procedimento deve ser feito com o seu smartphone possuindo ao menos 50% de carga, sendo recomendado que ele esteja com a carga completa.

Iniciando o processo

Depois de instalar todos os programas acima, abra o Navfirm e clique em cancelar após ser mostrada a tela de login.


Agora procure pelo campo "product code" e digite o código relacionado ao seu aparelho de acordo com a lista abaixo:

  • Product code 059W0X5 Preto
  • Product code 059W0X6 Branco
  • Product code 059W0X8 Laranja
  • Product code 059W0X7 Verde

No meu caso foi utilizado o primeiro código, já que possuo o aparelho na cor preta.


Agora basta apertar o botão ENTER no seu teclado e o firmware do dispositivo será carregado na lista abaixo de acordo com a imagem, sendo preciso apenas selecionar todos os arquivos localizados na tela à direita e clicar em download. Após isto a firmware finlandesa do Lumia 930 sem vínculo com operadoras será baixada para o seu computador.


Aproveite o tempo necessário para realizar o download dos arquivos e continue as configurações necessárias, extraindo o arquivo UserGroupsConfiguration.cfg baixado para a seguinte pasta, de acordo com o seu sistema operacional:

  • Se você usa Windows x64: “C:\Program Files (x86)\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″ ou “C:\Arquivos de programa (x86)\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″
  • Se você usa Windows x86: “C:\Programmes\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″ ou “C:\Programas\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″ ou ainda “C:\Arquivos de Programas\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″.

Trocando a firmware

Abra o Nokia Care Suite e clique em “Product Support Tool For Store 5.0”, clicando sobre "Work Offline" para que o programa possa ser iniciado.


Agora vá até a aba "File" e clique sobre "Open Product", inserindo então na caixa de texto aberta o número de modelo correspondente ao Lumia 930, que é RM-1045, apertando então em Ok. Você voltará para a tela inicial do programa, onde agora é exibida uma foto do seu aparelho no lado esquerdo da tela, clicando sobre o botão "Programming" e sem seguida em "Recovery".


Agora procure a firmware baixada através do Navfirm, que ficará na pasta escolhida por você anteriormente. Ao encontrar a pasta, copie todos os arquivos contidos nela para o endereço C:\ProgramData\Nokia\Packages\Products\RM-1045, lembrando que a pasta Program Data fica oculta por padrão no Windows, sendo necessário alterar as configurações de visualização para que você a encontre. Além disso, pode ser necessário criar a pasta "rm-1045" e até mesmo a pasta "Products", se for o caso o procedimento pode ser realizado sem qualquer problema.


Após isto, volte ao Product Support Tool For Store 5.0 clique em Update List, se não funcionar saia e abra o programa outra vez. Deverá ser exibido um item como na imagem abaixo, com a versão do sistema, a variante do aparelho e o pacote de dados escolhido.


Pressione então o botão Start, sem que seu Lumia esteja conectado ao computador, pois isto pode corromper o sistema do aparelho caso tenha ocorrido algum erro durante o download do sistema. Será executada então uma varredura para verificar a integridade dos arquivos, sendo em seguida exibida uma tela de erro, que indica a forma correta de conectar o seu aparelho ao computador.

Vale notar que é preciso que os drivers do seu dispositivo já estejam corretamente instalados em sua máquina, então feche o programa e conecte o seu aparelho ao PC caso nunca tenha feito isso antes, pois sem isso não é possível ir adiante. Caso você já tenha instalado os drivers previamente, basta pressionar o botão de volume para baixo junto ao botão power em seu Lumia 930 até que seja sentida uma vibração, só então conecte o aparelho ao computador por meio de um cabo USB e clique em "Retry" para que a instalação comece a ser executada.

Devemos destacar que este passo é extremamente aleatório, funcionando na primeira tentativa em alguns casos enquanto outras pessoas precisarão repeti-la diversas vezes até que tudo funcione perfeitamente. Para facilitar um pouco, desligue o seu dispositivo ao aparecer a tela de erro e simplesmente conecte-o desligado ao computador, ele será então iniciado e o procedimento de instalação continuará normalmente.


Caso uma tela com o erro “You have chosen not assigned product code for this device, do you wish to continue?” apareça após o início da instalação do firmware e você tenha escolhido corretamente o dispositivo a ser instalado, basta clicar em Ok e seguir sem medo, pois tudo dará certo no final.

Ao término do processo o seu aparelho será reiniciado, e ligará com a firmware da Finlândia com a atualização Lumia Cyan. Após isto, é recomendado que você realize um Hard Reset para eliminar qualquer incompatibilidade de arquivos anteriores, bastando seguir os seguintes passos:

  • Desligue o seu aparelho
  • Aperte ligue-o e aperte o botão de Diminuir Volume várias vezes até que um ponto de exclamação seja exibido
  • Pressione os botões na seguinte ordem: aumentar volume, diminuir volume, power e diminuir volume. O aparelho então irá vibrar e serão exibidas as engrenagens que indicam um processo em andamento. Após alguns minutos o seu dispositivo irá iniciar normalmente.

Como dito anteriormente, o seu aparelho estará com a atualização Lumia Cyan, sendo necessário acessar algum ponto WiFi e ir até o menu de configurações > atualização do telefone > procurar atualizações. Será então exibida a atualização para a Lumia Denim e seu aparelho irá reiniciar, sendo recomendado um novo Hard Reset antes de começar a utilizar o seu Lumia 930 no dia a dia.

Caso tudo tenha dado certo, o seu dispositivo irá reiniciar com a nova versão do Windows Phone. Além disso, apareceram algumas outras atualizações em seguida, porém apenas para corrigir possíveis bugs e melhorar o desempenho do smartphone.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível! :D

Vale lembrar que o mesmo procedimento funciona para qualquer dispositivo com Windows Phone, bastando apenas encontrar o código de produto do seu aparelho em um site como o GSM Hosting e o código do modelo, que pode ser encontrado acessando o menu de configurações > extras+info.

O Nokia Lumia 930 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

135

Comentários

Aprenda a alterar o firmware do seu Lumia 930 para receber a atualização Denim [Tutorial]
  • Estou recebendo o seguinte erro quando clico em Retry: Recovery aborted.Exception:System.InvalidOperationException : Recovery aborted. em Nokia.CareSuite.PlugIns.MurzimRecovery.RecoveryDia log.RecoveryDialogModel.HandleAutomaticConnectionS electionUserInteraction() em Nokia.CareSuite.PlugIns.MurzimRecovery.RecoveryCon nectionManager..ctor(FuseLoader fuseLoader, IConnection connection, UserInteractionDelegate userInteractionDelegate) em Nokia.CareSuite.PlugIns.MurzimRecovery.RecoveryCon nectionManager..ctor(IConnection connection, UserInteractionDelegate userInteractionDelegate) em Nokia.CareSuite.PlugIns.MurzimRecovery.RecoveryDia log.RecoveryDialogModel.Flash() em Nokia.CareSuite.PlugIns.MurzimRecovery.RecoveryDia log.RecoveryDialogModel.<HandleDownloadVariantP ackageCompleted>b__c(Object state)

      • Gostaria de saber se é problema no hardware ou no firmware do Lumia 930 não poder gravar audio ??

          • Poder ele pode,só não vem com programa nativo no W8.1.Tem que baixar um programa na loja.
            Testei o W10 é grata surpresa ja vem um gravador nativo nele.Aguarde o W10 final.

            • Parabéns pelo tutorial, Aqui funcionou perfeitamente!

              • Quando faço a verificação dos arquivos, sempre da um erro dizendo que o arquivo da firmware esta corrompido, já fiz o download varias vezes e ate usei outro PC mas sempre da a mesma mensagem, alguém ai já teve o mesmo erro? O product code do meu aparelho é o 059W0X5 modelo preto.

                • sempre que baixo diz que esta corrompido!! Ja tentei varias vezes.

                    • Ola´, esta atualização só serve em aparelhos que não são vinculados a operadoras, ou pode ser instalado nos aparelhos que possuem vinculo com operadora? , no meu caso é a vivo.

                        • Olá, eu posso fazer esta atualização em qualquer lumia 930 ou só as sem vinculo com as operadoras? Pois no meu caso a operadora é a vivo.

                          • infelizmente não consegui baixar o ultimo aquirvo pelo NaviFirm, o .ffu , alguem sabe se tem outro meio de download ou não tem o que fazer ? .

                              • Amigo vcs que sacam tudo do 930, não queria mas tive que mandar o meu para a assistência devido aquele probleminha do MIC... Som extremamente baixo no what's app e no viva voz. Então é realmente um hardware com defeito ou é apenas a firmware bugada? Mesmo com a atualização para o Dinim (sem a troca do Firmware) o problema continuou... Assim que chegar da assistência devo colocá-lo para o Firmware da Filândia Já li que esse é menos bugado do que o brasileiro, correto?

                                • Amigos, boa tarde!
                                  Após a atualização do Lumia Denim em meu 930, meu PC não esta mais reconhecendo o aparelho ao conecta-lo na USB.
                                  O 930 reconhece a conexão USB e até abre uma mensagem perguntando se eu quero compartilha a conexão de dados, já cliquei em sim e não e nada adianta, o aplicativo Windows Phone instalado no meu PC não reconhece o telefone e pede para eu conecta-lo a USB.
                                  Vocês teriam alguma solução para esta não conformidade?
                                  Obrigado!!

                                  • Meu 930 fresquinho, chegou ontem e eu atualizei hoje!! Obrigado pela orientação, tudo certinho... Baixando agora meus backup's...

                                      • Já fiz o download dos arquivos pelo Navfirm.
                                        Percebi que já tem uma pasta rm-1045 no meu PC: C:\ProgramData\Nokia\Packages\Products\RM-1045 com alguns arquivos provavelmente baixados com a instalação do programa, que são referente ao código do produto produzido no Brasil.
                                        Estes arquivos podem lá permanecer junto com os demais, quando eu copiar os arquivos baixados pelo Navfirm, ou devem ser deletados antes?

                                        • postagem duplicada

                                            • Ele não atualizou! Vc acha que ele atualizou.

                                              Tem que repetir o processo.

                                              Vc pegou da Finlândia, certo???

                                                • Depois de fazer todo o processo, ele diz que meu aparelho já esta atualizado. Sabe o que pode ter acontecido?

                                                    • Vc precisa desconectar, desligar e reconectar segurando o botão de volume - (menos) e soltar assim que ele vibrar. Se não der certo, então repita o procedimento e dessa vez solte o botão de volume menos assim que aparecer o logo da Nokia.

                                                      Estou levando em consideração que vc fez tudo certo!

                                                        • Desculpe, me expressei mal. Depois de todo o processo, ele aparece como Lumia Cyan ainda, correto até então. Quando eu vou verificar as atualizações, ele não aparece a atualização para o Lumia Denim. Diz que meu celular já está atualizado. Se alguém puder ajudar agradeço.

                                                        • Acabo de fazer o procedimento acima e foi tudo tranquilo, conforme descrito.
                                                          Quanto ao backup, este n?o salvou fotos, ainda bem que as tinha j? guardadas.
                                                          ?tima a qualidade das filmagens 4K.
                                                          Falta s? os programadores de APPs, fazerem vers?es decentes.
                                                          Usei IOS desde o iphone 3G, troquei por um 930 e n?o me arrependo, salvo em rela??o a alguns aplicativos com vers?es rid?culas ou que simplesmente n?o existem como clash of clans ou injustice.

                                                            • Caraca é muito fácil de fazer, muito rápido tbm! me arrependi por não ter feito antes! Amanha falo como ficou o aparelho!

                                                                • vou fazer essa merda, chega de esperar a cotoca M$ liberar essa att!

                                                                    • tenho o lumia 930 fiz todos os procedimentos,deu tudo certo,mas nao baixa a atualizaçao denim,o que fazer?

                                                                      • tenho o lumia 930 fiz todos os procedimentos,deu tudo certo,mas nao baixa a atualizaçao denim,o que fazer?

                                                                        • Eh aq e DeepWeb que o wallace_ vive?! ??

                                                                          • Fiz no meu Lumia 925, coloquei a firmware do Reino Unido que está atualizado para o Denim, e deu tudo certo!

                                                                            • Se for aquela graça da petrobras, eu nem quero achar...

                                                                                • Gostei muito do meu 830 e nao queria trocar. E vi que trocando a firmware meu problema de camera se resolveria. E eu com certeza nao vou correr o risco de enviar pra garantia e eles me devolverem todo arranhado e mal usado. Sai fora.(Realidade Brasil)

                                                                                    • Também não gosto de enviar um aparelho novo para a assistência técnica. O meu 930 veio com a câmera um pouco afundada de um lado. Não é nivelado. Só que eu só percebi isso depois! Por isso não reclamei. Se não vão querer que eu envie para a assistência técnica! E eu não quero isso! Ele está funcionando muito bem. Espero não ter problemas futuros com ele!

                                                                                        • Achei que eu era o único que tinha notado isso, eu fui na loja reclamar e o vendedor disse que isso é do próprio aparelho e me deu o número da assistência. Liguei pra lá, me cobraram 400. Deixei quieto.Nao se mexe em time que está ganhando. Meu 930 funciona muito bem.

                                                                                      • rapaz, tô meio com o pé atraz para fazer esse procedimento, provavelmente esse mes ainda sai a atualização da DENIN, sexta feira vai sair a previa do windows phone 10 para quem faz parte o programa windows inside. Vou esperar para ver.

                                                                                          • 'Essa atualização', que aparece, é a ultima versão final e original do seu aparelho! Se clicar em instalar, se vc estiver com a Denim, ele voltará para a Cyan! No caso do 930. A não ser que, já tenha saido a Denim oficialmente para o seu aparelho da região 'Brazil'.

                                                                                            Como disse: ele instala a última versão original da sua região.

                                                                                              • Jocker o lumia recovery tool baixa firmware? to na duvida se eu mesmo arrumo meu problema de camera o se pego meu dinheiro de volta, e pego um zenfonis da vida. Face Palm

                                                                                                  • Mas cara, pelo menos aqui nao achei opção alguma de ''Firmware'' no Lumia recovery Toll apenas update de '''Software''''.

                                                                                                      • Baixa sim! Baixa a ultima firmware original! E instala!

                                                                                                          • Jocker me explica melhor, o meu Lumia Recovery atualizado pra ultima versao nao tem nenhuma opcao de baixar room nao. Ele baixa apenas ''a ultima versao do SO', não da rom.

                                                                                                              • É a mesma coisa! Se vc colocar a Denim da Finlândia no Lumia 930. Se vc fizer o Update pelo Recovery, irá baixar a versão brasileira. Ou seja, a CYAN final e oficial, disponível no Brasil! E ele ficará como se tivesse saído da loja. Eu já fiz isso. Foi só um teste! Depois tive que colocar a Denim de novo!

                                                                                                          • Galera...fiz o passo a passo recentemente e o navfirm já me deu a firmware do Denim. Fiz a instalação normalmente, porém estou notando que a bateria está sendo drenada muito rapidamente. Já fiz hard reset umas duas vezes. Será que o fato de ter ido direto pra Denim influencia em algo?

                                                                                                            • Só uma coisa pra te dizer: Interface Gráfica e interface caracter. Pesquisa isso pra ver a bobagem que você disse.

                                                                                                                • está dando esse erro data package selection failed Product code reading failed

                                                                                                                    • Alguém fez e funcionou?

                                                                                                                      • Para instalar a versão original do seu aparelho, basta instalar o "Nokia SoftwareRecovery Tool Installer" Que ele baixará automaticamente a ultima versão do firmware original do seu aparelho. Sem se preoculpar com cor, operadora e etc! Ele reconhece o seu aparelho e baixará e instalará automáticamente a firmware original dele! É um procedimento extremamente seguro!

                                                                                                                          • Quem quiser retornar ao firmware brasileiro basta utilizar o código em
                                                                                                                            negrito no NaviFirm Plus. Atenção a cor e ao vínculo com operadora. O
                                                                                                                            procedimento é idêntico ao descrito no tutorial, basta copiar a pasta baixada
                                                                                                                            pelo NaviFirm no mesmo local que copiou o firmware da Finlândia. Faça por sua
                                                                                                                            conta e risco.



                                                                                                                            059W2X4: RM-1045 VAR LTA BR
                                                                                                                            CV BLACK (SEM vínculo operadora - PRETO)
                                                                                                                            059W2X5: RM-1045 VAR LTA BR CV WHITE (SEM vínculo operadora - BRANCO)

                                                                                                                            059W5M1: RM-1045 VAR LTA BR CV BR_ORA (SEM vínculo operadora - LARANJA)
                                                                                                                            059W306: RM-1045 VAR LTA BR TIM BLACK (Operadora TIM -
                                                                                                                            PRETO)
                                                                                                                            059W4G2: RM-1045 VAR LTA BR CLARO WHITE (Operadora CLARO -
                                                                                                                            BRANCO)

                                                                                                                            • Para aqueles que quiserem retornar ao firmware brasileiro:

                                                                                                                              Sem vínculo Operadora Preto: 059W2X4: RM-1045 VAR LTA BR CV BLACKSem vínculo Operadora Branco: 059W2X5: RM-1045 VAR LTA BR CV WHITE
                                                                                                                              Sem vínculo Operadora Laranja: 059W5M1: RM-1045 VAR LTA BR CV BR_ORA
                                                                                                                              CLARO Branco :059W4G2: RM-1045 VAR LTA BR CLARO WHITE
                                                                                                                              TIM Preto : 059W306: RM-1045 VAR LTA BR TIM BLACK

                                                                                                                              O procedimento é o mesmo. Façam por sua conta e risco.

                                                                                                                                • Windows Phone...
                                                                                                                                  você ainda vai ter um

                                                                                                                                    • Que gambiarra para se fazer uma atualização.. Isso porque o 930 é um dos ultimos da empresa.. Imagina para se atualizar para o windows 10, vai ser um sucofo de outro mundo kkkk

                                                                                                                                      • quanto à telefonia, ela não vai acabar!

                                                                                                                                        achava que o fixo iria acabar, mas me esqueci que para qualquer evento ou judicial você tem que informar um telefone RESIDENCIAL.. o telefone móvel também não irá, pois é um serviço já implementado na rede, é um recurso que deixará de ser o principal, concordo... mas deixar de existir acho difícil..

                                                                                                                                        o que vai acontecer é o que o colega acima falou, vão liberar as ligações de celular para celular gratuitamente (entre qualquer operadora) e vão cobrar pela internet

                                                                                                                                          • wallace e maiarorodrigues...
                                                                                                                                            legal cara.. fico feliz em saber estas coisas
                                                                                                                                            sempre o que vier para melhorar é bem vindo!

                                                                                                                                              LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                                              Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar