LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft pode acabar com técnica de "oversampling" em aparelhos com o Windows 10 Mobile

17 de junho de 2015 5

Há algum tempo que a Nokia apresentou uma interessante técnica de oversampling junto ao icônico 808 PureView, sendo esta a primeira vez que um celular contava com algo tão avançado na área de fotografia. Com isso, a câmera de incríveis 41 megapixels do aparelho era capaz de gerar imagens "compactadas" para serem compartilhadas em redes sociais ou ainda reeditadas, seja com um novo enquadramento sem perda de qualidade ou com outros tipos de ferramenta.

Com a chegada da linha Lumia, a companhia finlandesa manteve a característica, inserindo a função no Lumia 1020 e também em outros modelos de sua nova família PureView. Entretanto, as opções disponibilizadas através do aplicativo Nokia Câmera eram bastante limitadas, algo que parece estar se agravando ainda mais com o passar do tempo.

Após a Microsoft consolidar a compra da divisão de dispositivos móveis da Nokia, a dona do Windows começou a alterar todos os serviços da finlandesa que estavam sob sua posse, o que incluía a suíte de apps voltados para fotografia. Com isso, o aplicativo de câmera passou a se chamar Lumia Câmera, ganhando algumas novidades interessantes como a capacidade de filmar em 4K e realizar capturas em HDR Dinâmico, o que agradou muita gente que o achava limitado demais.

Entretanto, a companhia de Redmond parece não gostar das técnicas de oversampling utilizadas nos smartphones, principalmente se considerarmos que os seus atuais flagships não contam com a capacidade de capturar uma enorme quantidade de megapixels em sua câmera principal, sendo apenas um pouco acima do que temos em aparelhos concorrentes como Galaxy S6 e G4, ambos lançados durante este ano.

Um grande exemplo disto é a nova versão do Lumia Câmera Beta disponível para o Windows 10 Mobile, onde estão presentes opções de captura em 16MP JPEG, 5MP JPEG e 5MP JPEG + 16MP DNG, este último contando com uma imagem menor para compartilhamento e o arquivo em negativo digital para fotógrafos mais avançados. Com isso, podemos ver que a opção de capturar duas imagens simultâneas em JPEG foi retirada, excluindo assim a capacidade de oversampling.

Configurações do Lumia Camera Beta no Windows 10 Mobile demonstram iminente fim do oversampling

Esta política da Microsoft fica ainda mais óbvia quando olhamos para o aplicativo padrão de câmera do Windows 10, onde apenas a opção para captura em total resolução está disponível, fazendo com que os usuários sejam obrigados a fotografar com toda a capacidade do aparelho, consequentemente criando imagens maiores e ocupando um maior espaço no armazenamento.

Como o app ainda está em sua fase beta de testes, assim como o próprio sistema, é provável que mais alternativas de resolução sejam inseridas, porém dificilmente teremos a volta da captura de imagens sobrepostas, já que poucas pessoas realmente utilizavam esta função em todo o seu potencial.

E você, acredita que a Microsoft voltará atrás em sua decisão? Costuma utilizar esta funcionalidade em seu aparelho com Windows Phone 8.1? Deixe-nos seu comentário abaixo!

  • O LG G4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 808 Pure View ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Microsoft pode acabar com técnica de "oversampling" em aparelhos com o Windows 10 Mobile
  • Meio tosca a matéria, so tiraram a opção de capturar 20mp e 5mp ao mesmo tempo, firanque o sistema ainda está bem cru.

    • Uma correção, com a técnica de oversampling a resolução final era de 5Mpx, então ter apenas 5Mpx não necessariamente quer dizer que não tenha oversampling, eles apenas fizeram uma mudança que muita gente pedia, que era tirar apenas uma foto (quantidade) e não duas como era antes (uma na resolução total e outra em 5Mpx).

        • Na verdade o espaço será menos ocupado já que em vez de ter a foto de - por exemplo - 16 Mpx MAIS uma de 5 Mpx, ele vai armazenar apenas a de 16 Mpx. Ou seja, menos espaço ocupado.

          LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

          Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar