LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft pode reduzir número de Lumias lançados por ano para apenas 6 modelos

08 de julho de 2015 138

Hoje mais cedo nós anunciamos a demissão de 7800 funcionários das divisões de telefone da empresa. Na semana passada, divulgamos que esta mesma divisão não é mais o foco da empresa, passando a fazer parte de uma divisão mais geral de dispositivos com Windows. Além disso, vários rumores começaram a aparecer na internet falando sobre o fim dos celulares da Microsoft, ainda que isso não pareça ser muito provável.

Em um depoimento recente o CEO disse que "estamos saindo de uma estratégia para o crescimento de nosso setor de telefones de forma individual, para nos focar no crescimento e na criação de um ecossistema vibrante de produtos baseados em Windows, o que inclui os dispositivos produzidos pelas nossas empresas." Ou seja, não podemos negar que ênfase no Windows Phone deverá diminuir com o remanejamento, e já é possível ver isso com as demissões de hoje, mas é difícil acreditar que a Microsoft abandonaria esta divisão depois de tanto esforço para criar uma plataforma unificada em termos de sistema.

Alguns jornalistas leram estas notícias como uma demonstração de que a Microsoft esperaria que outras fabricantes passassem a se focar mais na produção de seus celulares, mas isto também parece ser bastante improvável. O CEO divulgou um email mais cedo, onde ele falou em alguns pontos sobre o futuro da telefonia na empresa.

"Estou empenhando em nosso negócio de dispositivos móveis, incluindo smartphones", disse Nadella. "No entanto, é preciso concentrar nossos esforços na linha de telefones em curto prazo para conduzir a reinvenção."

“Eu quero atualizar vocês sobre as decisões que impactarão nosso mercado de smartphones... Antecipo que essas mudanças, além de outras, resultarão em uma redução de 7800 posições no mundo inteiro, primariamente do nosso mercado de telefonia. As reduções ocorrerão ao longo dos próximos meses. Eu não faço mudanças como essa com ânimo, já que elas afetam a vida de pessoas que impactaram a Microsoft. Nós estamos profundamente comprometidos a ajudar nosso time a passar por essas transições”, afirmou Nadella.

Reduzindo o número de aparelhos


O Bloomberg divulgou hoje que a empresa passaria por um grande restruturamento, passando a lançar apenas um ou dois modelos para cada categoria de clientes, isto é produtos de entrada, médios e avançados. Segundo uma fonte não divulgada, e importante dizer, não confirmada pela Microsoft, isso reduziria o número de lançamentos do Windows Phone para no máximo seis aparelhos por ano.

Dado que a empresa representa hoje em dia 3% do mercado mundial de aparelhos, e movimenta cerca de 40 milhões de unidades ao ano, não é de se estranhar que uma abordagem mais linear possa favorecer os planos da Microsoft. A própria Apple, que é a segunda maior empresa deste mercado, raramente lança mais do que três modelos de iPhone durante o período de um ano.

Esses números também são condizentes com a redução brutal de funcionários que a empresa está fazendo, tentando acabar com qualquer posto de trabalho que se sobreponha a outro ocupado em outra região do globo. É importante notar que a maioria dos desempregados virá das fileiras da antiga Nokia, em uma tentativa de tornar a divisão de telefonia da Microsoft mais ágil e rentável.

A notícia de redução dos lançamentos de aparelhos parece fazer parte da estratégia do novo CEO de "Fazer escolhas difíceis em relação a coisas que não estão funcionando". Desde que Satya Nadella assumiu a empresa no final do ano passado, o foco passou a repousar inteiramente em três áreas principais: computadores pessoais, plataformas em nuvem e produtividade de negócios.


138

Comentários

Microsoft pode reduzir número de Lumias lançados por ano para apenas 6 modelos
  • Tava de olho no lumia 1520, mas está indisponível em todas as lojas, o 930 também está sumido, pararam de vender esses modelos no Brasil?

      • Não é que pararam de vender, mas como as lojas não tem um grande estoque de aparelhos Lumia fica mais complicado de acha-los depois de algum tempo. Ainda mais na iminência do lançamento do W10 e com certeza a chegada dos TOP de linha equipados com o novo SO, as lojas não vão apostar nesse modelos mais antigos, mas ainda pode ser encontrado sim, é só pesquisar melhor.

        • Tava de olho no lumia 1520, mas está indisponível em todas as lojas, o 930 também está sumido, pararam de vender esses modelos no Brasil?

            • Não vai demorar muito e vão investir só no software. Ta na cara que isso vai acontecer,eles querem que outras empresas usem o wp,para popularizar e rivalizar no mercado. Acho uma decisão complicada se isso acontecer. Uso wp e o único problema na plataforma e quanto aos apps. Todos desatualizados e um ou outro que realmente os desenvolvedores dão atenção.

                • Pelo menos, a ms tem o mérito de inaugurar uma nova contagem regressiva: 6,4,3,2,1,0 e sem o wp10 que está uma esculhambação geral.

                    • De certa forma, é bom reduzir a quantidade de aparelhos lançados. Veja o caso da Samsung > Galaxy S, Edge, E, A, J, Ace, Y... Muito aparelho e a maioria ruim. Lancem bons aparelhos básicos, intermediários e tops. Façam cada um bem feito.

                        • Ja era hora, pois 10 modelos diferentes por semana ja tava enjoativo de ver tanto Lumia sem ordem numerica correta.

                            • Comprei meuy Lumia 830 HOJEEE

                              • Ainda acho que essa quantidade de 8, 9 aparelhos, desnecessária.

                                Máximo 6

                                Um de entrada, baratinho, dumbphone.

                                Um básico de tela maior, bom preço.

                                Um intermediário padrão e phablet

                                um top padrão e phablet

                                Hj ela ainda dá tiro no pé. Só ver o 540 com o 640, poucas diferenças substanciais, não compensa manter dois aparelhos tão próximos.

                                  • exato... nunca entendi essa coisa de ficar lançando vários low end... tem que ter no máximo 2 por faixa... 2 low 2 mid e 2 high, adotando a tela pequena e grande dah certinho...

                                    • O problema é a metodologia utilizada pela Microsoft para identificar os modelos. Muitos consumidores "leigos" acham que Lumia 820 é Melhor que Lumia 640. A nomenclatura deve ser intuitiva e não causar confusão, caso contrário ninguém vai trocar de celular, por exemplo de um 820 para um 640.

                                      • Consumidores de entrada: Lumias 540 e 640.
                                        Consumidores corporativos: Lumias 740 e 840.
                                        Consumidores premium: Lumias 940 e 940 XL.
                                        Ou quem sabe a Microsoft mude a nomenclatura igual a Motorola faz usando X, G e E referindo apenas a geração em que está.

                                          • Satya Nadella tem minha total confiança.

                                              • Eu acredito que deveriam existir os seguintes modelos 440, 540, 640/640xl, 740, 840, 940/940xl e por ultimo 1040. Modelos 440 e 540 de entrada, 640 e 740 intermediários, 840 e 940 tops, 640xl e 940xl phablets de médio e alto custos, e por ultimo o 1040 cameraphone exatamente como foi o 1020. Acho importante tambem ter 4g a partir do 640xl, e de 640 pra baixo apenas 3g, o aparelho mais sem sentido que eu ja vi foi o lumia 635, algumas specs fracas e outras boas, mas na epoca pra mim o lumia 625 era muito melhor e comperei 1. Acho importante ter essa gama em todas as faixas de valores assim ela não perde em nenhum mercado, por exemplo, se a pessoa tiver disposta a pagar num 540, mas não em um 740, o 640 atende muito bem.

                                                  • Mas o maior problema da é a quantidade de smartphones com nomes diferentes com pequenas mudanças entre eles, se você for comprar um smartphone de entrada deles você atualmente encontra: Lumia 430, 432 e 435 e 530 (até 300 reais). Um pouco mais acima, Lumia 630, 635, 532, 535. Intermediários, Lumia 830, 640/XL, 730 e o "Top de linha" Lumia 930. Tirando os Phablets que quase ninguém lembra, Lumia 1520 e o 1320.Não é uma estratégia legal ter muito celular assim, se existisse duas variações do aparelho como vimos no 640 é uma jogada boa mas usar a estratégia da Sammy para "tentar" elevar as vendas do Smartphone? Vai apenas confundir o usuário, quem não sabe de smartphone (o povo que fala ZapZap) simplesmente vai ignorar quando ver tanto smartphone.O que eles tem que repetir é a estratégia da Nokia com a linha x20 que fez muito sucesso (720, 520, 920/925 e 1020) Lançar poucas ou uma única versão que atenda vários públicos.

                                                      • Tá pipocando essa informação nos sites de tecnologia......!!! analisando as palavras de Nadella , o que se vê e a velha estratégia de sempre.,,,, " não estamos lucrando o suficiente, pra sobrepor os gastos, resquícios da antiga Nokia.... vamos cortar gastos, e não lançar muitos modelos ", agora se ela focar em poucos lançamentos(aparelhos) , seria muito mais interessante pro consumidor . Empresa dinossaura igual à Microsoft não perde tempo.....se um setor não tá gerando lucro rapidamente como esperado medidas drásticas são tomadas....pelo menos nessa nova Microsoft de Mister Nadella.....!!!! só não pode deixar os consumidores na mão novamente......!!!!! Não tá fácil ,tamanha força da concorrência (android, IOS, Wphone..)

                                                          • Não faço a mínima ideia como funciona o mercado, mas na minha opinião, 6 modelos, 2 phablets e um de nicho seria uma ótima forma de organizar os celulares, por exemplo:

                                                            440
                                                            540
                                                            640/640 XL
                                                            740
                                                            840
                                                            940/940 XL
                                                            1040

                                                            Acho que essas versões lançadas sem o 0 no final (445,532,925) são desnecessárias, melhor concentrar todas as melhoras em um novo aparelho, e não na atualização de um aparelho antigo.

                                                            • Na minha opini?o, a demiss?o desse funcion?rios n?o representa apenas um "fracasso" no mobile, mas uma nova estrat?gia da Microsoft para resolver o problema e renovar seu sistema nos smartphones.
                                                              Gostaria que renovassem a nomenclatura com "sub-nomes" e n?meros, pois novos usu?rios n?o se adaptam muito bem com n?meros grandes. Achei ?timo reduzirem a quantidade de aparelhos lan?ados no ano, assim fica mais f?cil de entender quando ser? lan?ado seu sucessor (por exemplo: Lan?ar aparelhos de baixo custo no come?o do ano, intermedi?rios no meio e tops de linha no final para concorrer com a Samsung e a Apple). Outra coisa que acho que a Microsoft deve melhorar ? o marketing. Hoje em dia o marketing ? quase t?o essencial como o produto em si, porque para vender ? preciso mostrar ao consumidor as vantagens de ter um novo aparelho e ? assim que o produto se torna popular, criando uma "personalidade" (como a Apple faz para parecer que o seu produto ? "exclusivo"), ou seja, a Microsoft poderia criar uma "personalidade de produtividade", algo que ela tem feito com o W10.

                                                                • Vai por mim ela investe em propaganda, fazia tempo que n?o via propaganda de celular na TV, a? ela me aparece com propagandas at? do 530! At? pagar para aparecer no Facebook ela paga. Product placement (marketing indireto) ela tamb?m tem feito muito.

                                                                    • Verdade ela realmente investe em propaganda, mas poderia achar um jeito (não sei como), para fazer as pessoas gostarem mais dos aparelhos e comentarem com outras pessoas, de forma que tenha uma "propaganda gratuita" para a Microsoft (igual ao que você disse sobre o marketing indireto).

                                                                        • * Eu quis dizer que o marketing indireto ajudaria muito nisso.

                                                                            • Quando algo é bom, não é necessário pagar para fazer propaganda, pois os próprios clientes a fazem.

                                                                                • Daí você deduz sobre o produto kkkkk xD Apple pode jogar dinheiro na privada para promover o iPhone, mas será que a Microsoft pode? Ah, muito marketing indireto do iPhone é feito gratuitamente '-', tipo, fazem porque querem ou sem perceber.

                                                                                    • É raro ver propaganda da Apple, que nem precisa disso, pois a mídia já a faz de graça, sem falar que seus produtos já estão consolidados no mercado. No caso da Microsoft, mesmo com tanta propaganda, ainda está estacionada no 3° lugar, bem distante do 2°.

                                                                                        • Pois em Brasília só dá ela, em várias paradas de ônibus, faxada de prédios e até na TV!

                                                                                            • Aqui em SP é o contrário. Há mais propaganda da Microsoft, que, mesmo com o preço camarada do Lumia 435 é difícil vê-lo em lojas físicas. Até hoje, não vi nenhuma pessoa utilizando o smart. No caso da Apple, quando há propaganda, é uma ou outra, e já é comum ver pessoas com o iPhone 6/6 plus.

                                                                                                • O problema é que o Iphone é praticamente um ícone, sera que a Samsung teria feito o que a Apple fez? Provavelmente estaríamos usando teclados físicos ainda!Eu tenho um 630, estou inclinado a pegar o 640, o grande trunfo do WP talvez seja seu maior problema: o WP é um OS rápido, mesmo em aparelhos básicos, o que faz com que muitos usuários não se sintam interessados em aparelhos "melhores"!
                                                                                                  Já o Android é um trava trava lascado, no entanto como o usuário esta acostumado ao sistema, acaba comprando outro aparelho "melhor", de forma que é um mercado em constante evolução!

                                                                                            • Exatamente.

                                                                                          • Seria mais util a Microsoft usar esse dinheiro para colocar fone de ouvido ao invés de gastar com propaganda, que encarece o produto.

                                                                                        • Chuto: 940 e 940XL e possivelmente um 1040 nos top. 840 e 740 como.intermediário ou empresarial, e 540 e um 440 como entrada . Talvez ate uma mudança de nomenclatura quem sabe

                                                                                            • Sei não hein... Pró: atualiza todos aparelhos ao mesmo tempo e não fica na fuleragem atual, reduz o custo, aumenta a oferta de acessórios e aplicativos. Contra: limita as opções dos usuários (já que não temos tantas fabricantes de Windows Phone), aumenta a chance de deslizes (se errar no top desse ano, só ano que vem para arrumar) e cresce a demanda sobre um único produto (o que acarreta em escassez e aumento do preço).

                                                                                                • Creio q n atender demanda seria o melhor dos problemas para a Microsoft kkkkk

                                                                                                    • Xiaomi perdeu vários fãs por não atender a demanda dos fãs, é outro movimento arriscado. Só fazendo muito bem feito, defeitos de microfone, touch e aquecimento não serão tão facilmente tolerados. As reclamações crescerão exponencialmente pois o foco estará sobre menos aparelhos. Moto G, que marcou história e provou da glória, hoje é sinônimo de armagura.

                                                                                                  • Acho que deveria ser assim para simplificar, já que é o objetivo.440 - smartphone de entrada na faixa dos 300 reais, um Lumia 435 melhorado.540 - smartphone de entrada com specs agressivas640 - phablet intermediário, basicamente um 740 com câmera bem mais simples e tela maior.740 - intermediário com câmera pure view, competidor do moto g840 - high end (substitui 930 e mata a linha 830)940 - phablet high end (substitui 1020 e 1520)

                                                                                                      • Bom procurando em fontes confiáveis (WindowsCentral) lá está afirmando as três áreas que ela irá atuar:Negócios, Budget phones e Flagship. A linha Lumia por agora vai ser mais definida e melhorada, visto que a linha x30 foi finalizada e agora eles irão começar a linha x40.Prevejo uma melhor M$ com Smartphones com menores opções mas de qualidade.

                                                                                                        • Também penso desta maneira, talvez mudando a nomenclatura de números para nomes próprios para facilitar a identificação da faixa de preço e público alvo de cada linha.

                                                                                                        • A estratégia é muito mais válida, ficar lançado vários modelos só confundi o consumidor.
                                                                                                          Tem que deixar os Snapdragons 200 e 400 pra trás tbm, eram o que tinha que dar.

                                                                                                            • Com isso existira menos opções de wp nas lojas,uma ideia pouco inteligente do CEO

                                                                                                              • O problema disso, é o mesmo da motorola, quero comprar um modelo com tela gigantesca e snapdragon 615, quais são as minhas opções ? nenhuma, porque simplesmente não tem.

                                                                                                                  • faz sentido mesmo reduzir o número de aparelhos haja vista que o número de compradores é pequeno

                                                                                                                    LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                    Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar