LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft quer que desenvolvedores utilizem novas APIs do Windows 10 Mobile em seus aplicativos

19 de agosto de 2015 29

A Microsoft tem inserido uma série de novidades no Windows 10 Mobile, fazendo com que seu novo sistema não sofra com o mesmo "abismo" que vemos em termos de funções nativas quando comparamos o Windows Phone 8.1 com Android e iOS. Apesar disso, o sucesso da nova edição da plataforma depende bastante do engajamento dos desenvolvedores, pois de nada adianta a companhia disponibilizar funcionalidades interessantes se elas não chegarem aos aplicativos criados por terceiros.

Pensando nisso, a empresa publicou em seu blog oficial uma série de itens que devem receber uma maior atenção por parte dos DEVs, para que assim seus apps tirem total proveito do Windows 10 Mobile e possam contar com mais diferenciais para os usuários.

Dentre os principais pontos destacados pela Microsoft, temos a possibilidade de responder notificações diretamente da central de ações, algo que atualmente está disponível apenas para o aplicativo padrão de mensagens, mas que com o devido cuidado dos desenvolvedores pode chegar para todos os tipos de apps, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, entre outros. Além disso, a companhia aproveitou ainda para explicar alguns detalhes sobre o novo padrão de design do sistema, algo importante na hora que o desenvolvedor for escolher a melhor forma de prover avisos para seus usuários.

Foram destacados ainda os tipos de live tiles que devem podem ser criadas com foco no dispositivo que serão exibidas, permitindo assim que seja escolhida uma quantidade de informação específica para cada aparelho, por exemplo. Obviamente que isto dará um trabalho maior para o desenvolvedor, porém permitirá que ele faça um aplicativo muito mais adaptável e dinâmico, o que certamente fará com que mais usuários se interessem por seu serviço.


Exemplo de live tile para desktop (esquerda), tablet (centro) e smartphone com tela de alta resolução (direita)

Outras funções úteis incluem a sincronização entre as live tiles e as notificações, buscando assim prover as informações da forma mais abrangente possível, para que o usuário não deixe de notar a chegada de uma mensagem ou esqueça de algum evento importante.

Microsoft deseja que desenvolvedores utilizem o novo design do Windows 10 Mobile em suas notificações

Como dito, podemos ver que a Microsoft está se esforçando, porém de nada isto valerá se os desenvolvedores não se sentirem estimulados a otimizar seus aplicativos para a nova geração da plataforma Windows para dispositivos móveis, algo que apenas o futuro irá dizer se acontecerá realmente ou não.

E você, acredita que o Windows 10 Mobile será realmente um divisor de águas, fazendo com que a Microsoft assuma um lugar de maior destaque no ramo dos dispositivos móveis? Deixe-nos seu comentário abaixo!


29

Comentários

Microsoft quer que desenvolvedores utilizem novas APIs do Windows 10 Mobile em seus aplicativos
  • Visual Studio Professional 2015 com Windows 10 SDK já está rodando muito bem!!!

      • foda-se estou com meu 730 rodando windows 10 e usando varios apps android e app kkk C É LOKO CACHOEIRA

          • Mas ai não é oficial né, quando os desenvolvedores começarem a portar oficialmente, apenas modificando um pouco para ter Live Tiles e alguns recursos das Live, ai sim valerá apenas, mesmo o aplicativo funcionando mais ou menos, dizem que alguns destes aplicativos estão rodando até melhor que no Android, é verdade?

            • Eu uso WP recentemente e adoro. Não sinto falta de zilhões de aplicativos. A maioria esmagadora de aplicativos do Google Play e IOS são absolutamente inúteis. Você pode passar a vida inteira sem eles. Há momentos que a store da Android/IOS é uma lojinha para atrair público infanto-juvenil. É aplicativo de gatinho falando, outro imitando cerveja no copo etc. E passa o dia fuçando no aparelho. Por isso que uma pesquisa recente demonstrou que usuários Android mexem mais nos aparelhos que usuários WP.Crescei e amadurecei-vos!

                • Aff, pq comprar a Google com a Microsoft? Nada a ver, simplesmente nada a ver! Google não está nem nunca estará ao mesmo nivel da Microsoft.

                  • TC sempre contra o WP, desde analise de celulares até informações sobre o software...

                    • Quando se fala de recursos nativos o Windows Phone não deve em nada ao Android, mania que o site tem de mencionar o Android Modificado como referência, sendo que o Android Puro é justamente capado em recursos nativos, a Google vem se mexendo agora.

                        • Verdade. Vários dos recursos do Android são disponibilizados por soluções dos fabricantes, não pela Google.

                            • Como desenvolvedor digo que vc está falando bosta, a Google fornece essas APIS a muito tempo! o iOS tb.

                                • Bosta quem esta falando voc?, leia o que a mat?ria diz, o Windows Phone esta atrasado em recursos "Nativos" em vista do Android e IOS. Ele deixou claro que isso ? em contexto geral e para um cara que se diz desenvolvedor voc? deveria saber que isso n?o ? uma verdade plena, pois eu sempre me baseio no Android Puro, o que a Google idealizou e n?o no Android Modificado. Quer prova maior: Suporte a Multi Chip, o qual n?o tinha nativamente no Android, os Modificado sim, o Puro n?o, e s? veio a ter, depois que a Google lan?ou o projeto Android One, onde aparelhos de entrada usam o Android Puro, entre outros recursos meu jovem. O Kit Kat por exemplo, digo o Android Puro Kit Kat n?o tinha o recurso de mudar autom?ticamente de conex?o caso uma esteja indispon?vel, exemplo: Se o Wi- Fi cai, automaticamente muda para a conex?o de Rede do seu Chip. Somente os Android Modificado possu?am tais recursos.

                                    • Um recurso matador esse de trocar as conexões,pois os icones de dados moveis e wifi estão a quilômetros de distância um do outro

                                        • Não é recurso matador, isso foi apenas um dos recursos que o Android Puro não tem encima do Android Modificado... Sabe o seu pequeno defeito, não aceita, se fosse o Windows Phone, diria que seria um recurso simples que nem isso o Windows Phone tem, mas como é o Android você defende... Coitado.

                                            • Coitado oq cara! ele e fanboy de android eu sei, mas vc tmbm é de WP, não adianta negar, todos seus comentarios são defendendo ele e atacando o resto, se ele é coitado ou não , isso não importa, o que importa é que se ele for vc tmbm é, eu tmbm so um pouco fanboy de andoid e hater de wp mas não a esse nivel pqp.

                                                • Defendendo, não meu jovem, apenas uso argumentos válidos e pronto, o qual ele argumenta dependendo do contexto que ele quer, e você ao afirmar que é Hater do Windows Phone não pode criticar ninguém, isso se chama hipocrisia de sua parte. A verdade é, se o Windows Phone não tivesse tal recurso o qual ele desdem, ele falaria mal do Windows Phone, porém, como é o Android, desdem do recurso que o famoso Android da Google em sua versão Pura, ou Original sem o dedos das fabricantes não possui. A verdade é esta e pronta, e vários recursos nativos pequenos e simples o Android Puro esta tendo agora no Lollipop e isso sim é uma vergonha... Já vi neguinho falar que a Google nunca colocou o recurso nativo de Multi Chip no Android por que o Nexus não é Dual Chip, pensamento hein?

                                                    • Ah se você não é fanboy do wp a ONU também não é defensora da paz, nem o estado islamico é defensor da religião que eles seguem,argumentando ou não

                                                        • Você não defende o wp ?????? Incrível não, se nesse seu nivel você não defende imagina se defendesse,acho que você é daqueles caras que gosta de defender tudo que tem,como o carro,o celular etc etc

                                                  • SIm, pode até ter as APIs, mas um Nexus com Android puro não tem as mesmas funcionalidades que um Android modificado.

                                                      • Mas muitos recursos do android modificado estão no framework do Android só não estão habilitadas

                                                          • Outra desculpa esfarrapada né? Então o suporte nativo ao Multi Chip já estava lá, só não estava habilitada? KKKKKKK.... Então a Google gosta de soltar as coisas aos poucos. Pois aparelhos Multi Chip já existem a anos, e a Google só tornou oficial o recurso nativo só no 5.1 Lollipop? Engraçado né?

                                                    LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                    Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar