LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft destaca Windows 10 para 'Internet das Coisas' e prevê 25 bilhões de dispositivos em 2020

18 de novembro de 2015 21

A Microsoft publicou um vídeo em seu canal do YouTube falando sobre algo que muitos vêem como o futuro da tecnologia global: a Internet das Coisas. Caso você não conheça muito sobre o assunto, saiba que se trata de um conceito bastante básico, onde o máximo de dispositivos possível estarão conectados entre si via internet, comunicando-se e realizando tarefas automaticamente para facilitar a vida do usuário.

Como não poderia deixar de ser, o vídeo da Microsoft dá ênfase em suas soluções voltadas para este setor, reforçando as características do Windows 10 e de seu serviço Azure. De acordo com a companhia, são milhares de parceiras trabalhando para evoluir a tecnologia necessária para fazer a Internet das Coisas funcionar, estando envolvidos bilhões de dispositivos e petabytes de dados no processo, o que são números realmente impressionantes se considerarmos que é um mercado ainda em desenvolvimento.

Dentre as principais funcionalidades destacadas pela casa de Redmond, temos serviços de metro e cruzeiro, além de elevadores, equipamentos médicos, caixas automáticos e até mesmo sistemas de entrega de correspondência, sendo estes apenas alguns dos milhões de setores que podem ser beneficiados com a tecnologia. Com o crescimento cada vez maior do investimento, havendo consórcios montados por verdadeiras gigantes da computação mundial, não é de se estranhar que a Microsoft tenha feito a previsão de 25 bilhões de dispositivos voltados para a Internet das Coisas em 2020.

Este prazo estipulado inclusive vai ao encontro do que uma pesquisa da International Data Corp informou em junho deste ano, onde a empresa especializada em pesquisa afirmou que o mercado da Internet das Coisas triplicaria em 2020, movimentando cerca de US$ 1,7 trilhões anualmente a partir daí e possuindo capacidade de aumentar ainda mais nos anos seguintes. Vale notar que atualmente este ramo movimenta cerca de US$ 655 bilhões anualmente, contando com a participação principalmente de fabricantes de geladeiras inteligentes e serviços de automação residencial.

Se a "profecia" da Microsoft irá realmente se cumprir ou não, apenas o tempo irá dizer, porém a companhia tem investido bastante neste setor de uns tempos pra cá, criando até mesmo uma versão específica do Windows 10 capaz de rodar em "computadores" simples como RaspBerry Pi II e MinnowBoard Max. A edição do sistema inclusive teve sua build 10586 vazada recentemente para alguns dispositivos com foco na Internet das Coisas, demonstrando que um update pode ser liberado oficialmente em breve.

E você, acredita que este ramo irá realmente crescer da forma como a Microsoft espera? Acha que os serviços da companhia serão essenciais para o sucesso deste conceito? Deixe-nos seu comentário abaixo!


21

Comentários

Microsoft destaca Windows 10 para 'Internet das Coisas' e prevê 25 bilhões de dispositivos em 2020
  • Jamais 10 caracteres

      • Jamais, por que não. Lembre-se que os especialistas em T.I afirmaram que a Microsoft é a única que esta conseguindo unificar o sistema operacional dela, ou seja, o mesmo sistema sendo usado em todos os dispositivos que se conhece. Internet da coisa é justamente isso, você poder controlar tudo, desde lâmpada até um vaso sanitário ( Precisa de um exemplo impactante), e nisso o Windows 10 esta ai, unificação é o que tornará uma comunicação perfeita, e por isso hoje criticam a Google.

        • Vai ser um futuro interessante, tudo conectado tudo 'vivo', interessante msm será a briga entre as empresas quase todo mundo tá apostando nesse conceito.

          • Caramba, três vezes a população da terra. Vai ser muitos dispositivos pra cada um em.

              • Acontece que terá sensores em tudo que é coisa. Até em árvores poderá ter para proteger algum local específico.
                Animais em extinção.
                Lâmpadas
                Portas, portões, janelas, cofres, cafeteira, liquidificador, forno, fogão, bujão de gás, tapete, cama, guarda roupa.
                Tudo que a gente conseguir imaginar poderá ter IoT.

                  • Hahahaha tapete foi foda. Nossa vida será como a nave do filme wall-e. Um monte de gordo porque o PC faz tudo, e acabamos esquecendo como se interage na vida real, como se vive a vida real.

                    • Considerando que hoje já existem países com mais smartphones que pessoas, não é um número tão assustador assim kkkkkkkkkk

                        • Na verdade é, pensa só. 7bi a população mundial.

                          Destes 7bi, vamos dizer que pelo menos 3bi não tem acesso (pode ser financeiro, localidade, crenças e etc...) a tecnologia. Logo, sobram 4bi.

                          Com base nisso, cada pessoa teria por volta de 6 dispositivos. Levando em base o que temos seria um tablet, um desktop, um note, um smartphone... E ainda falta. Levando em conta que os 4bi obrigatoriamente teriam que querer/poder ter os 6 devices.

                            • Você está considerando que a base da população mundial irá se manter a mesma pelos próximos anos... kkkkkkkkk

                                • a populaçao ira aumentar mesmo sabend q nos paises desenvolvidos esta em decaimento. Os em desenvolvimento conseguem aumentar bem e acredito que as pesquisar em marte tenham sido impulsionadas pela super populaçao q se preve ne

                                  • E os dispositivos ditos não são smartphones, tablets ou notebooks. E sim lâmpadas inteligentes, torradeiras, geladeiras, etc...

                                      • Justamente, por isso a Microsoft foi elogiada pela unificação. Pois é o futuro, um mesmo sistema em todos os dispositivos, assim controla tudo.

                                          • E nem tem muito a ver com unificação no âmbito MS.
                                            Tudo vai conversar por causa de protocolos padrão.
                                            Então, Windows, Android, iOS, Tizen, Linux em geral... Tudo.

                                              • Mas ai entra um fator interessante, se eu tenho um sistema, melhor usar um produto que use o mesmo sistema. Pois se você for pensar, se der um problema num produto que usa Windows 10, mais fácil a Microsoft arrumar, do que ter vários produtos com vários sistemas conectados entre si, ai entra a praticidade. Por isso especialistas estão elogiando a unificação do Windows 10, de como a Microsoft esta fazendo, e garantindo que isso irá gerar frutos para a Microsoft em médio e longo prazo, e critica a Google, justamente por não pensar nisso num futuro. Pois caso a Microsoft comece a ganhar usuários, e o quadro dela cresça muito, quem sai perdendo é a Google, pois os aplicativos e serviços da Microsoft estará totalmente unificado também, oferecendo estabilidade, lembre-se que a Google depende de propagandas para viver. Por isso é um erro a Google não fazer aplicativos dela para a Microsoft, oferecendo seus serviços para a Microsoft.

                                              • Sim, dentro da base de todo tipo de produto estar conectado, como geladeira, fogão, casa no geral... Aí esse plano de 25bi se torna realmente baixo.

                                                Sobre a população, não acredito que em cinco anos teremos um aumento drástico de pessoas, do jeito que as coisas andam, é capaz de ser o contrário.

                                        LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                        Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar