LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Página da Microsoft para apps Android no Windows 10 é retirada | Atualizada

26 de novembro de 2015 163

A Microsoft chamou muita atenção durante o lançamento oficial do Windows 10 ao confirmar o desenvolvimento das ferramentas chamadas internamente de Projeto Astoria e Islandwood, sendo o primeiro voltado para o porte de aplicativos Android em apps universais do Windows 10 enquanto o segundo focaria nos desenvolvedores do iOS. Algum tempo depois, vimos a chegada de um subsistema dentro do próprio Windows 10 Mobile que permitia a instalação de aplicativos Android sem qualquer tipo de conversão, demonstrando assim que os responsáveis por eles não teriam praticamente nenhum trabalho para levá-los à Windows Store caso desejado. Com isso, entretanto, começaram a surgir problemas de desempenho graves na plataforma, indicando que o robozinho verde estava puxando todos os recursos disponíveis, fazendo com que o sistema operacional em si ficasse "pesado" demais mesmo em smartphones mais parrudos.

Devido aos inúmeros problemas, desde a build 10549 do Windows 10 Mobile que não temos mais um subsistema Android inserido na plataforma, algo que começou a fomentar diversos rumores sobre o encerramento do projeto para um maior foco na migração de apps do iOS (Islandwood), Web (Westminster) e Win32 (Centennial). Como nada foi comentado sobre o assunto por parte da própria Microsoft, não há como sabermos os planos da empresa para o futuro, porém uma nova "pista" dada pela empresa pode marcar o fim do tão comentado Projeto Astoria.

Como pode ser visto ao acessarmos o site criado pela Microsoft para desenvolvedores do Windows Bridge for Android, o endereço aparentemente foi descontinuado pela empresa, sendo exibido o conhecido "error 404" de página não encontrada. Isto indica que a companhia realmente desistiu do projeto ao menos por enquanto, não havendo qualquer motivo para que a página continue sendo acessada se a ferramenta em si não será utilizada. Infelizmente, contudo, não foi revelada a razão pela qual o endereço está fora do ar, sendo necessário aguardarmos que a companhia libere um comunicado oficial sobre o assunto para sabermos o que realmente aconteceu.

Página do Windows Bridge for Android foi desativada pela Microsoft

Com a chegada cada vez mais frequente de aplicativos universais na Windows Store, vemos que a política de unificação em que a Microsoft apostou realmente tem dado resultado, fazendo com que pouco a pouco o "abismo" visto entre a loja e o que temos em plataformas rivais seja extinto. Considerando que ainda estão ausentes clientes famosos como o polêmico Snapchat e tantos outros continuam "abandonados", resta aguardarmos pelos próximos meses para vermos se este panorama irá realmente mudar ou não.

E você, concorda que a Microsoft precisa focar nos aplicativos do iOS e deixar de lado ao menos por enquanto os desenvolvedores do Android? Acha que o sistema da Apple possui uma política semelhante ao que temos no Windows 10 e por isso a adoção das empresas criadoras de conteúdo pode ser maior do que teríamos com o projeto Astoria? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Atualização: após algumas horas a página voltou a funcionar normalmente, o que significa que não foi dessa vez que o projeto Astoria viu seu fim. Segundo informações extraoficiais, a instabilidade foi causada apenas por problemas no servidor.


163

Comentários

Página da Microsoft para apps Android no Windows 10 é retirada | Atualizada

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar