LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo privado do Microsoft Edge não é exatamente privado e grava registro de navegação

01 de fevereiro de 2016 12

Se você estiver usando o Microsoft Edge e em algum momento decida usar a navegação privada contando com todas as vantagens que ela supostamente oferece, então talvez seja melhor usar outro navegador para estes casos. Um relato aponta que todo o histórico do navegador pode ser gravado, independente do modo de navegação.

A má notícia foi publicada pelo Beta News, que relata que o Edge parece gravar o histórico de navegação, mesmo quando um usuário ativa o modo InPrivate. Tudo fica aparentemente guardado no arquivo de WebCache do navegador, o que pode ser usado para descrever a história do site que o navegador foi usado para exibir, seja em modo normal ou privado.

Existem recursos semelhantes encontrados em outros navegadores, como o Chrome, Safari e Firefox. Embora com nomes diferentes, a funcionalidade de navegação privada em todos eles tem em comum o fato de que, uma vez que o navegador é fechado, não há nenhum registro de quais sites foram visitados. Isso não significa que provedores de Internet e agências de aplicação da lei não seriam capazes de monitorar o histórico de navegação, mas do ponto de vista local é como se nenhum site houvesse sido visitado.

Porém, no Edge a história é outra. O Edge realmente grava o histórico de navegação no modo InPrivate. Mais do que isso, examinar o arquivo do WebCache é uma tarefa relativamente simples para alguém com um mínimo de conhecimento, o que lhe permitiria reconstruir o histórico de navegação completo, independentemente se estivermos no modo privado ou normal.

Embora a descoberta inicial do pesquisador de segurança da Forensic Focus, Ashish Singh, tenha sido feita há algum tempo, a preocupação permanece. A Microsoft está ciente do problema e diz:

Recentemente tomamos conhecimento de um relatório que afirma que as guias do InPrivate não estão funcionando como projetado, e estamos empenhados em resolver isso mais rápido possível.

Ainda de acordo com o Beta News, não há nenhuma indicação de quando isso pode ser corrigido, e nada consta na última lista com as modificações realizadas, mas agora que a notícia ganhou mais repercussão isso deverá acontecer em algum momento. Ainda assim, é admirável que um recurso tão básico nos navegadores de hoje simplesmente não cumpra com o prometido.


12

Comentários

Modo privado do Microsoft Edge não é exatamente privado e grava registro de navegação

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar