LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto Centennial permite converter o Google Chrome em um aplicativo universal

25 de maio de 2016 13

O Projeto Centennial é uma aposta inovadora da Microsoft que permite o porte de programas Win32 como aplicativos universais, fazendo assim com que eles possam ser executados em diversos tipos de dispositivos com mudanças mínimas em seu código. Isso poderia permitir que o mesmo app rode em seu PC, smartphone ou mesmo no seu Xbox, desde que todos estejam executando o Windows 10 como sistema operacional.

A teoria realmente é bonita, mas na prática sabemos que não é tão simples converter um aplicativo desktop e fazê-lo funcionar de forma satisfatória em qualquer tipo de dispositivo com os mais variados tamanhos de tela. Mas parece que mesmo com o grande trabalho envolvendo esta tarefa, alguns desenvolvedores ainda estão dispostos a levar os aplicativos da Google para a plataforma universal do Windows. O mais recente caso acaba de acontecer com o navegador Chrome que foi portado para a UWP graças aos esforços do pessoal do MSPower User.


Google continua evitando lançar seus serviços oficialmente para o Windows Phone. Com isso, seria difícil imaginar a empresa lançando uma versão universal do Chrome para a plataforma da Microsoft. Mesmo que esta conversão chegasse a ser lançada por algum desenvolvedor, a Microsoft não permitiria que a mesma fosse publicada na loja do Windows, onde correria o risco de enfrentar problemas legais com a Google.

Confira também: Microsoft começa a publicar apps clássicos do Windows convertidos com Projeto Centennial

Esta notícia serve apenas para mostrar o potencial do Projeto Centennial. Com o lançamento da grande atualização de aniversário do Windows 10, programada para o início do segundo semestre, tal portabilidade ficará ainda mais fácil graças a mudanças realizadas na plataforma, buscando ampliar a universalidade do Windows 10.


13

Comentários

Projeto Centennial permite converter o Google Chrome em um aplicativo universal
  • Microsoft está preparando o OS para os novos dispositivos que serão serão capazes de suporta essas aplicações.

      • E o Firefox? Prefiro o firefox que o Chrome. Seria interessante ter o Chrome e o Firefox no Windows 10 Mobile.

          • Há duas alternativas:
            %u25BA Convencer a Google e a Mozilla a trazer os seus respectivos navegadores para o Windows 10 Mobile (difícil).
            %u25BA Qualquer desenvolvedor, utilizando o Windows Brige, pode trazer o Google Chrome e o Mozilla Firefox do iOS, por exemplo, para a plataforma (mais provável, mas daria impasse no nome do web browser).

            • Bom, existe o Chromium que é código aberto e também é basicamente a mesma coisa do Chrome. Será que mesmo esse (Chromium) a Google poderia processar a M$???

                • Olha, não sei qual o tipo de licença que o Chromium é distribuído, mas, em princípio, acredito que dá pra portar sem ter dor de cabeça com o Google.

                    • Mas o problema é usar o mesmo nome e os mesmos elementos do Chrome, que são marcas registradas da Google, assim como não se pode lançar um Mozilla Firefox sem o consentimento da própria Mozilla.
                      Em outras palavras, usar os termos "Google Chrome" e "Mozilla Firefox" em web browsers que as desenvolvedoras oficiais não fizeram pode dar problema.

                      • Como você falo e Código aberto ela não pode processa Ninguém!! (Minha Opinião)

                          • Acho que não

                              • Então o pessoal tá tentado converter o app errado, se parte do código do Chrome é proprietário da Google (o que poderia gerar processos) o jeito seria converter o Chromium que é totalmente aberto e é a base para o Chrome e tantos outros, teria até as mesmas funções e extensões e ainda não violaria nada judicialmente.

                                  • ele só testaram para saber sé a Google poderia ser convertido, vai que inventa alguma desculpa kkk.... (Zuera) Mas também concordo com você mano!!

                                • Interessante

                                    • O que se vê é que a Microsoft está se movendo rapidamente, pra expandir no mercado, a Google ta inerte, conformou que é líder de mercado e acha que isso é pra sempre.

                                      LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                      Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar