LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 Mobile vs iOS: comparando Facebook e Messenger portados via Islandwood

17 de junho de 2016 51

A Facebook Inc. disponibilizou hoje seu aplicativo universal para Windows 10 Mobile, mais uma vez utilizando o Projeto Islandwood do Windows Bridge para portar a versão já criada anteriormente para iOS. Assim como fizemos quando o app oficial do Instagram foi lançado para a plataforma, separamos agora um novo comparativo com a aplicação sendo executada em um Lumia 930 rodando a build 14367 do Windows 10 Mobile e em um iPhone 6 rodando o iOS 9.3.2..

Como não havíamos comentado muito sobre o novo app universal do Messenger para o Windows 10 Mobile, resolvemos colocá-lo também lado a lado com sua "versão original", para mostrar alguns pontos que ainda precisam ser implementados. Vale lembrar que tanto o Facebook quanto o Messenger ainda estão em sua versão beta no sistema da Microsoft, o que justifica a ausência de algumas funcionalidade e também os vários bugs que podem ser encontrados.

Facebook

Feed


Notificações


Perfil


Como pode ser visto, ambas as versões do aplicativo contam com um visual extremamente semelhante, sendo encontradas apenas diferenças sutis como a presença de uma "legenda" para os botões na parte inferior do app para Windows 10 Mobile. Um ponto onde os usuários podem notar alguma disparidade, entretanto, é o perfil. No caso do iOS temos uma aba específica para exibir suas publicações ou a "página inicial", enquanto no sistema da Microsoft tudo fica em um mesmo lugar. Além disso, na plataforma da Apple é possível escolher vídeos como "imagem" de perfil, algo ainda ausente na versão para Windows 10 Mobile.

Para baixar o Facebook em seu dispositivo, basta acessar o link para a respectiva loja abaixo:

Messenger

Início


Contatos


Chat


Grupos


Perfil


Já no caso do Messenger temos um número muito maior de diferenças entre ambas as versões, ainda que visualmente elas sejam extremamente semelhantes. Algo que podemos notar logo de cara é que não temos uma separação por áreas tão clara no Windows 10 Mobile quanto no iOS, fazendo com que as mensagens em grupo ou individuais e até mesmo os registros de chamadas sejam exibidos em um único lugar. Devido a isto, não é possível visualizar separadamente seus grupos, sendo necessário buscar por eles utilizando a barra presente na tela inicial.

Além disso, na tela do chat vemos que ainda não é possível realizar chamadas de voz ou vídeo com o Messenger para Windows 10 Mobile, algo que de acordo com recentes relatos deve ser disponibilizado em um futuro breve. Os ícones também são diferentes, contando com um padrão visual adaptado para o que se espera de um app para o sistema de Microsoft. Infelizmente, um setor que não foi possível compararmos diretamente foi o de perfil, já que ao tocar no botão "ver perfil" no Messenger para Windows 10 Mobile nada aconteceu.

Para baixar o Messenger, basta acessar o link para a respectiva loja de seu dispositivo abaixo:

Com tudo isso, podemos acreditar que é apenas uma questão de tempo até que ambos os aplicativos presentes na Windows Store saiam do Beta e contem com todas as funcionalidades presentes em sua versão para iOS, restando apenas aguardarmos para vermos se demorará muito para que isto ocorra. Enquanto isso, deixe-nos seu comentário abaixo sobre o que achou dos novos aplicativos e se acredita que mais empresas deveriam portar seus apps por meio da ferramenta da Microsoft.


51

Comentários

Windows 10 Mobile vs iOS: comparando Facebook e Messenger portados via Islandwood

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar