LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Antivírus Symantec possui graves falhas de segurança e deve ser atualizado agora mesmo

29 de junho de 2016 2

Um pesquisador de segurança da Google encontrou várias falhas fatais no antivírus Symantec (também conhecido como Norton) e aqueles que utilizam o software deveriam atualizá-lo agora mesmo. A Symantec publicou um aviso aos clientes e lançou correções para as falhas de segurança.

O post, escrito na última terça-feira pelo pesquisador Tavis Ormandy, é bastante enfático. Ele critica a Symantec pelas múltiplas vulnerabilidades que ele descobriu, e afirma que as falhas de segurança "não exigem qualquer interação do usuário, elas afetam a configuração padrão, e o software é executado nos mais altos níveis de privilégios possíveis".

Ormandy explica que basta enviar um arquivo para uma vítima, ou um link para um exploit, e já é o "suficiente para acioná-lo". A vítima não precisa sequer abrir o arquivo ou interagir com ele de qualquer maneira.

Além disso, o problema maior para os usuários é que a Symantec usa o mesmo núcleo para todos os seus produto, e por isso as falhas afetam todo o pacote de softwares da empresa.

Porque nenhuma interação é necessária para explorar, esta é uma vulnerabilidade wormable com consequências potencialmente devastadoras para os clientes Norton e Symantec.

Em seu post, o pesquisador ataca duramente a Symantec por causa do perigo que erros e sua incompetência expõe seus usuários. Ele encontrou também uma falha de buffer overflow no "unpacker" da empresa, que procura por trojans escondidos e worms, e disse que "um invasor pode facilmente comprometer uma empresa inteira." Ele acrescentou que os unpackers têm acesso kernel, o que "talvez não é a melhor ideia."

Sua crítica mais dura foi direcionada ao gerenciamento de vulnerabilidades da Symantec, que supostamente deveria verificar se há falhas no software e garantir que possui as últimas atualizações do código aberto utilizado. Porém, não foi isso que ocorreu.

Symantec deixou a bola cair aqui. Um rápido olhar na biblioteca decomposer enviada pela Symantec mostrou que eles estavam usando código derivado de bibliotecas de código aberto [...] mas não os tinha atualizado em pelo menos 7 anos.

Portanto, é necessário manter o software atualizado, e se o seu não realizou o upgrade recente que corrige os erros, é importante que você verifique manualmente.


2

Comentários

Antivírus Symantec possui graves falhas de segurança e deve ser atualizado agora mesmo

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar