LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft abre caminho para ampliar catálogo da Loja do Windows com atualização de aniversário

28 de julho de 2016 10

A Microsoft confirmou, no Windows 10, que a atualização de aniversário vai incluir suporte a apps Win32 pelo Projeto Centennial na Loja do Windows. Isto abrirá possibilidade a uma vasta gama de aplicativos para instalação em PCs com o sistema operacional mais recente da empresa. Ao mesmo tempo, a Electron anunciou que programas desenvolvidos por suas ferramentas também poderão ser convertidos para a Plataforma Universal, conforme explica a companhia:

A atualização de aniversário do Windows 10 é capaz de rodar .exe binários win32 ao lançá-los junto com um sistema de arquivo e registro virtualizados. Ambos são criados durante a compilação ao rodar aplicativo e instalador dentro de um Windows Container, permitindo ao Windows identificar exatamente quais modificações ao sistema operacional são feitas durante a instalação. Pareando o executável com um sistema de arquivo virtual e um registro virtual permite ao Windows habilitar instalação e desinstalação em um clique.

Esta novidade poderá rechear a Loja do Windows, que ainda sofre com a baixa quantidade de aplicativos disponíveis, em comparação com a Google Play e a App Store, principalmente. Pelo Projeto Centennial, a Microsoft deve disponibilizar apps como WordPad, Mapa de Caracteres e Fax e Scan, entre vários outros. Já a conversão de programas criados por ferramentas da Electron deve trazer Slack, VSCode, Hive, WordPress e muito mais aos PCs que rodam Windows 10.

Infelizmente, no entanto, não há menção específica ao Windows 10 Mobile. Existe uma dificuldade maior em levar esses aplicativos aos dispositivos móveis por conta de sua arquitetura de 32 bits, mas pode-se imaginar que a Microsoft esteja trabalhando em uma solução, já que a ideia é levar os programas para a Plataforma Universal do Windows.

Com a expansão das possibilidades da Plataforma Universal, quem sabe a Microsoft não atrai mais empresas a desenvolverem apps para o sistema operacional? Essa é a aposta da companhia. Resta ver, a partir de 2 de agosto, quando sai a atualização de aniversário, se os frutos a serem colhidos serão realmente bons.


10

Comentários

Microsoft abre caminho para ampliar catálogo da Loja do Windows com atualização de aniversário

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar