LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ameaça se disfarça de janela do Windows para sequestrar arquivos pessoais

25 de agosto de 2016 7

Hackers estão usando uma janela falsa do Windows para enganar usuários, roubar seus arquivos e pedir um resgate, em um tipo de ataque conhecido como ransomware. A informação é da empresa Norton. Segundo especialistas em segurança, o esquema mostra o que seria um aviso de que o sistema operacional está para expirar, oferecendo um link para atualizar e continuar utilizando o computador normalmente.

O problema é que, ao clicar no link para atualizar a máquina, o usuário acaba bloqueando o próprio computador. Todos os arquivos são criptografados, e uma mensagem aparece avisando que só restam 96 horas para fazer um pagamento e recuperar os arquivos, ou eles se perderão para sempre. É possível ainda ver uma lista com os documentos sequestrados. A Norton não informou o valor cobrado pelos atacantes para liberar o computador.

O perigo deste ataque é que não contém erros de ortografia ou qualquer outra falha perceptível, por isso pode ser muito convincente. Neste caso, é importante lembrar que a atualização do Windows ocorre somente pelo site oficial da Microsoft, ou através do Windows Update, observou o engenheiro de segurança da Norton, Nelson Barbosa.


Como se proteger

Para evitar cair no golpe, é muito fácil: basta não clicar em qualquer janela que aparecer em seu computador. A Norton ainda recomenda fazer back up de seus arquivos com frequência e manter softwares de segurança sempre atualizados.

Também é indicado proceder com cautela com e-mails que oferecem supostas atualizações ou upgrades de softwares ou do sistema operacional, e utilizar sempre os sites oficiais das desenvolvedoras para baixar novos arquivos.

Caso o computador já tenha sido infectado por um ransomware, um software de limpeza pode resolver. A Norton indica o seu Power Eraser. O SymHelp, também da Symantec, é outro que pode limpar o computador e liberar o acesso aos arquivos.


7

Comentários

Ameaça se disfarça de janela do Windows para sequestrar arquivos pessoais
  • Linux forever.

      • Acho que de o Linux tivesse todo mercado que o Windows tem, seria a mesma coisa, vide o Android

          • O único problema do Android são as atualizações; pois se tivesse como atualizar os aparelhos com Android esquecekkk, apesar que tem, mas não é oficial. Agora, o Linux desktop não tem esse problema; pois suas atualizações são frequentes.
            Independente do fabricante do hardware etc...

            Todas versões do linux sempre teve uma loja oficial para baixar os apps etc... Agora, no Windows , a Microsoft nunca ligou para segurança; pois o Windows se tornou o rei dos adwares e outras pragas... Por não ter uma loja oficial, aí os usuários do Windows ficaram na mão de empresas como baixaki, softonic etc...

            Aí a Microsoft veio trazer uma loja de apps somente no Windows 8, porém, na moral, a loja não tem nada de interessante. E o baxaki, mesmo com suas pragas, ainda têm mais acessos que a loja oficial do Windows, Windows store.

            Agora, eu te pergunto Qual sistema é mais seguro? o Windows 10 desktop atualizado? Ou a última versão do Android num Galaxy s7?

            Sem +...

              • Uma hora diz que a Microsoft deixou na mão os usuários por não ter uma loja, aí depois fala da Loja da Microsoft que é um monopólio e tal, vai entender! A comunidade Linux deveria primeiro decidir o que é bom ou ruim.

                  • 1°) ela não teve uma loja enquanto outros sistemas tinham, por exemplo, o Linux todas versões, ou o OS-X da Apple sempre teve uma loja para baixar os apps etc.. Com segurança.

                    E depois de muito tempo, a Microsoft lançou uma loja de apps, porém sem nada de interessante, ou tem alguém aqui que baixa apps para o Windows desktop na Windows store?

                    Só para constar sou também usuário do Windows 10. Tenho ele instalado em um pc gamer que uso para jogar, porém para outras atividades trabalho, estudos, etc... Uso o Linux em várias máquinas que tenho aqui em casa.

                    Porém, nunca "baixei" nenhum app da Windows store; pois os apps de lá são muito limitados.

                      • Ela não tinha, agora tem, isso que importa. Muitos usuários Linux uma hora afirmam que ter uma loja no Windows é ruim porque seria monopólio, agora é algo importantíssimo. A comunidade que se decida. Para mim, a loja é algo que pode ser forte se os desenvolvedores também apostarem nela. Ferramentas a Microsoft dá, e muito.

                        E sim, já baixei e uso aplicativos da Windows Store, como Messenger, Wunderlist, Netflix (você usa no Chrome?), Skype Preview (que já veio instalado é bem mais leve que o Skype tradicional e possui os mesmos recursos dele), TuneIn Radio, Audiocloud, Deezer Music, Flipboard, Function Plotter 5, ponto de Ônibus e Uber (bons quando você está fazendo algo no computador e precisa ver quando seu ônibus passa ou chamar um Uber enquanto está trabalhando/estudando), Photo Editor, Mytube!, Pixel Art, Tinkerplay, Transcoder, Sway, jogos, dentre outros.

                        Apps universais possui muitas funcionalidades, só não enxerga quem não quer.

                    • Mas, apesar de ter vulnerabilidades, o linux que tem no Android nunca vi ser atacado. Salvo se alguém liberar o root.
                      Já a mascara por cima Android, só malware e addware.

                      Mas, todavia depende muito do usuário.
                      Eu mesmo configuro um Windows que fica praticamente impossível de ter o sistema atacado.
                      No máximo a nível de usuário que o caso de ransoware.
                      Android e distros linux sofrem do mesmo mal. Ataque a nível de idiotas. kkkkk

                    LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                    Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar