LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não baixou o ProShot? Reclame com a Microsoft pela falha na Windows Store

29 de agosto de 2016 22

Após uma longa espera, o aplicativo de câmera profissional ProShot finalmente ganhou sua versão universal durante a última semana, possibilitando assim que os usuários pudessem aproveitar de algo ainda mais completo do que é disponibilizado por padrão no Windows 10 Mobile. Como muitos devem ter percebido, contudo, o app não ficou muito tempo disponível na loja da plataforma, sendo retirado sem qualquer tipo de declaração por parte dos desenvolvedores poucas horas após a sua publicação.

Buscando esclarecer as coisas, a Rise Up Games responsável pela ferramenta comentou em sua conta oficial no Twitter que a culpa da remoção do app é da própria Microsoft, ou mais especificamente de "muitas falhas na distribuição" por parte da Windows Store. Isto não deixa dúvidas que os desenvolvedores ficaram insatisfeitos com algum problema bastante grave ocorrido na loja, já que o aplicativo é pago e por isso qualquer falha pode acarretar em um prejuízo considerável. Mas o que seria esse problema tão sério?

Ainda no início deste mês comentamos sobre uma falha na Windows Store que possibilitava o download de aplicativos restritos como o WhatsApp Beta por parte de usuários não habilitados oficialmente, algo que foi amplamente explorado não apenas para este fim, mas também para burlar a cobrança de diversos apps pagos. Com o simples procedimento, é possível baixar qualquer app sem gastar um centavo sequer, já que bastará enganar a loja para que o download seja iniciado partindo de outra página onde uma aplicação qualquer possa ser encontrada gratuitamente.

Tendo isto em mente, não é nenhuma surpresa que milhares de usuários se aproveitaram da falha para baixar o ProShot gratuitamente, o que obviamente não poderia ser suportado pelos desenvolvedores, já que eles tiveram muito trabalho para criar o completo aplicativo de câmera profissional e desejam ser recompensados por isso de maneira justa. Devido a isto, a única saída deles foi remover o app da Windows Store e apelar diretamente à Microsoft, para ver se a casa de Redmond é capaz de corrigir o bug em sua loja.

Vale notar que a culpa pela remoção do ProShot cai também sobre os próprios usuários, já que uma falha não é descoberta e explorada por conta própria. Com isso, fica a lição sobre não utilizar de meios escusos para prejudicar o trabalho alheio, principalmente se levarmos em conta a escassa gama de aplicativos presentes na Windows Store, não sendo muito prudente afugentar os poucos desenvolvedores que ainda se importam com a plataforma mobile da Microsoft ao ponto de fazerem ferramentas realmente interessantes.

Ainda não há qualquer previsão para a volta do ProShot à loja, restando aguardarmos que a Rise Up Games e a própria Microsoft se manifestem sobre o ocorrido para vermos se levará muito tempo para que o problema com a Windows Store seja solucionado e o app possa então retornar.


22

Comentários

Não baixou o ProShot? Reclame com a Microsoft pela falha na Windows Store
  • E eu paguei por este aplicativo e tens algumas falhas como por exemplo na localização que guarda as fotos. Nao esta na padrao

      • a windows store é complicadinha mesmo, mas eu tive poucos problemas com ela, inclusive ela tem uma coisa que eu aprecio muito, poder mudar de região com facilidade, infelizmente é uma coisa quem nem todos os sistemas oferecem de forma facilitada.

          • O melhor é nem precisar mudar de região, como acontece no Android onde só os soak tests sao lançados em mercados específicos...

              • Bem... Já me deparei com diversos jogos japoneses que não estão disponíveis para download na play store brasileira (e talvez de outros países ocidentais, também.). xD

                  • Para mudar de região no Android é muito fácil! Primeiro cadastre um cartão de crédito do país que deseja, aí realize uma compra qualquer e solicite reembolso, aí depois de alguns dias a região vai ter mudado!

                    • Como eu disse, são casos muito específicos.

                        • Mas em ambos os sistemas, não depende da vontade do desenvolvedor para que isso aconteça? ^^

                            • Aí é que tá, nem tanto. No caso da Windows Store e da App Store as lojas são divididas em regiões e dependem da aprovação da liberação nestes locais para os apps serem publicados, o que acaba fazendo com que o aplicativo seja lançado inicialmente apenas nos EUA e demore uma pá de tempo pra chegar nos demais países. Não é atoa que muita gente com iOS e WP muda o sistema pra região dos EUA assim que liga o aparelho pela primeira vez XD

                                • Ahh, tendi. Mas sei lá... Como tem "trava de região" na loja do Android também, mesmo que seja uma loja só para o mundo inteiro e a "trava" seja decisão apenas do desenvolvedor, eu ainda acho que os três sistemas estão praticamente no mesmo barco, com relação à isso. Tem tantos joguinhos do Android, apenas disponíveis no Japão, que eu adoraria baixar sem fazer gambiara. xD

                            • sim sim, mas existem exceções, eu por exemplo não consigo baixar o NFS no limits, com certeza meu celular roda pois é um moto x 2° gen, mas na loja fica indisponível, não sei se é culpa do aparelho em si, ou da região da loja.

                          • Escassa gama de apps? Me diz pra quê que um usuários precisa de um milhão ou trilhões de apps se no celular não vai querer usar nem um terço disso? E pior; pra quê ter milhões com muitos parecidos?

                              • Tem um fator que você está ignorando, a variedade! Ter muitos apps com propósito semelhantes implica que haverá necessidade de diferencial, exatamente como acontece no Android e iOS!

                                  • Sem falar nos app completamente desnecessários, para nao dizer inuteis , pois tem app que nao tem serventia nenhuma, outros milhares sao exatamente iguais, digo inutilmente iguais, ou seja nao servem para merda nenhuma, estes dias mesmo vi que estavam desenvolvendo um app para recolher fezes dos cães, tipo um uber do cocô, kkkk, tipo vc vai passear com seu cachorro e no caminho ele da um barro, mas ai o dono do cachorro esta com preguiça e nao quer recolher (o dono é um verme preguiçoso), então ele aciona o app que mostra a localização do barro , ai quem estiver cadastrado no app e estiver próximo recebe uma notificação e se desloca ate o brinde para recolher, com isso ele recebe pelo serviço, kkkk, parece brincadeira, mas nao é. Mas ai me pergunto como irão se certificar que o individuo recolheu o barro? sera que o cocô passa cartão de credito? Kkkkkkk.....ou ele tem que postar uma selfie com o barroso? vai saber , ate prevejo uma mafia do cocô.

                                      • digo usuário* precisa de...

                                        • Que que isso?
                                          Que coisa feia.
                                          Uma loja com poucos apps e com problemas que antes diziam que só a loja do Android poderia ter?

                                          Mas, o que me intriga mesmo são usuários se aproveitando disso.
                                          É bom lembrar que é preciso ter uma conta para entrar na loja e baixar do jeito que fizeram. Então, desenvolvedor e MS sabem que foram os engraçadinhos.

                                          Pouco tempo atrás recebi um "tutor" de como baixar de graça apps (pagos, claro) na loja. E sabe o que fiz? Nasa! Fiz de conta que nem li.
                                          Não façam esse tipo de coisa. Já tem poucos apps bons na loja e ainda fazem isso?

                                          E tenho certeza que são os mesmo que reclamam por falta de apps na internet.

                                          LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                          Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar