LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Será que o Windows 10 Mobile realmente precisa de uma barra de tarefas?

04 de setembro de 2016 48

Estamos na nova era dos sistemas operacionais, os dispositivos móveis lideram o mercado e atualmente são os aparelhos mais utilizados para entretenimento e trabalho. A Microsoft com a nova Plataforma Universal Windows resolveu unificar o sistema da companhia em todos os aparelhos que usam o software, sendo assim, o Windows 10 e Windows 10 Mobile teoricamente são o mesmo sistema operacional.

Mas existem alguns paradigmas de interface que encontramos no Windows 10 convencional, que não vemos na versão Mobile do sistema. E com a crescente pressão para transformar nossos smartphones em PCs, pode ser o momento propício para a empresa rever os seus conceitos e portar todas as ferramentas para uma tela menor. Uma dessas funcionalidades da interface do usuário é a barra de tarefas, presente no Windows desde a versão 95 do sistema.


Vale ressaltar, que em tempos de praticidade, enquanto todos os dispositivos tinham botões físicos, não fazia muito sentido ter uma barra de tarefas ocupado espaço na tela, mas agora, com a nova geração munida de botões virtuais, se torna necessário a utilização de uma barra de ações, porém, o que vemos é bem diferente daquilo que é encontrado no sistema operacional para PC.

Um designer do leste europeu, Krum Cvetkov, apresentou um conceito interessante de como a barra de tarefas deveria ser no Windows 10 Mobile, e claro, se parece muito com a versão desktop do recurso, sendo que ao mesmo tempo, ela consegue fazer um excelente uso do espaço que ocupa na tela, independente das dimensões da mesma.


No modelo apresentado o botão Iniciar é alinhado à esquerda, o que iria substituir o botão Home, o botão de exibição de tarefas iria substituir a tecla Voltar, e o botão para exibir os apps usados recentemente também desapareceria. Como na área de trabalho já são exibidos os aplicativos usados recentemente, o conceito entrega uma experiência mais fluida e um design mais limpo, aumentando a produtividade somente com os itens essenciais.

Em síntese, a interface do usuário apresentado pelo artista funcionaria perfeitamente nos portáteis, visto o quanto as telas dos smartphones estão ficando maiores, então, sem dúvidas a nova barra de tarefas seria algo ideal e válido para todos os tipos de usuários do sistema móvel da gigante de Redmond.


48

Comentários

Será que o Windows 10 Mobile realmente precisa de uma barra de tarefas?

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar