LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Medo de processos? Microsoft começa a remover emuladores para Xbox One da Windows Store

12 de setembro de 2016 4

Recentemente vimos que o conhecido emulador Nesbox Emulator para jogos de consoles da Nintendo estava chegando à Windows Store com compatibilidade para o Xbox One, permitindo assim que títulos de franquias como Mario, Zelda e Pokémon pudessem ser jogados no console da Microsoft. Aparentemente a casa de Redmond percebeu que seria algo no mínimo perigoso permitir que este tipo de programa chegasse à sua loja, já que a Nintendo poderia facilmente acusá-la de facilitar a pirataria de seus jogos para levar vantagem na concorrência no mercado de vídeo-games.

De acordo com um comentário feito pelos desenvolvedores do NesBox através do Twitter, a Microsoft enviou um comunicado afirmando que o app foi removido da Windows Store devido ao fato de estar disponível também para Xbox One, sendo recomendado que a compatibilidade fosse removida e o aplicativo reenviado. Isto demonstra que a companhia não está preocupada com emuladores infestando a sua loja, e sim com o fato deles serem utilizados em seu console de jogos, algo que faria outras empresas se levantarem contra ela, podendo até mesmo processá-la por práticas que violam regras de livre concorrência.

Para efeito de comparação, o aplicativo Win64e10 que serve como emulador do Nintendo 64 está disponível para download na Windows Store sem qualquer tipo de problema, já que pode ser utilizado apenas em desktops, HoloLens e smartphones com o sistema. Devido a isto, a decisão mais provável a ser tomada pela NesBox é acatar a ordem da Microsoft e remover a compatibilidade com o Xbox One em seu app, pois caso contrário ele continuará a ser rejeitado na loja do Windows 10 sempre que enviado por seus desenvolvedores.

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, sendo necessário aguardarmos que isto ocorra para vermos se sua decisão está relacionada aos possíveis problemas que teria com empresas como Nintendo e Sony ou se ela quis apenas garantir que usuários do Xbox One tenham acesso apenas aos seus próprios títulos, já que muitos desenvolvedores poderiam ficar desestimulados em criar jogos para a plataforma ao saberem que as pessoas dariam preferência ao uso de emuladores.

E você, o que achou da decisão da Microsoft? Acredita que a empresa está certa em frear o uso de emuladores no Xbox One? Deixe-nos seu comentário abaixo!


4

Comentários

Medo de processos? Microsoft começa a remover emuladores para Xbox One da Windows Store

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar