LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Híbrido: Microsoft planeja incluir emulação de programas x86 de PCs em dispositivos móveis

21 de novembro de 2016 20

Desde janeiro de 2016, ou mesmo antes, se tem dito que a Microsoft estava trabalhando em trazer emulação x86 para processadores ARM. Algumas fontes agora estão dizendo que essa capacidade está chegando ao Windows 10, mas não até a chegada do "Redstone 3" em 2017.

Funcionários da Microsoft continuam a afirmar que o Continuum será uma peça chave para a empresa, seus parceiros e seus clientes. Esse recurso é a capacidade que permite aos dispositivos móveis do Windows 10 se conectarem a monitores e teclados externos. Mas houve uma limitação muito grande para ele até agora, por só permitir que os usuários executem apps da Universal Windows Platform (UWP), e não os x86.

E se um dispositivo baseado em ARM64 pudesse executar aplicativos x86 via emulação? Isso seria semelhante à forma que o emulador WOW (Windows no Windows) permitia que aplicativos de 32 bits fossem executados em Windows de 64 bits. Mas ao contrário do WOW, que lidava com arquiteturas semelhantes, parece que haverá uma nova camada de compatibilidade entre duas arquiteturas completamente diferentes.

Isso faria com que o Windows 10 Mobile junto com o Continuum ficasse muito mais interessante, especialmente para os usuários empresariais que precisam de certos aplicativos Win32.

Durante a madrugada, WalkingCat postou no Twitter capturas de tela de uma referência que ele denominou "tecnologia híbrida x86-on-ARM64 do Windows". Ele observou que esta tecnologia aparentemente tem um novo nome, "CHPE".

Algumas fontes disseram ao ZDet que o "C" neste caso significa "Cobalt", que é o codinome para a emulação x86 no ARM. Um palpite possível é que "HP" aqui se refira à empresa HP, já que ela vem trabalhando cada vez mais próxima com a Microsoft em seus PCs com Windows 10, além do HP Elite x3. Quanto ao "E", talvez signifique "emulação".

Funcionários da HP já disseram há um mês ou mais que a maioria dos usuários corporativos do Elite x3 queriam executar aplicativos x86 via Continuum. Já havia alguns tipos de recursos de desktop remoto, principalmente via Citrix, que lhes permitia acessar seus softwares x86. A HP reformulou o seu serviço de viruatização HP Workspace para que fosse direcionado aos clientes de pequenas empresas que não possuíam acesso a aplicativos x86 e à área de trabalho remota corporativa.

Uma capacidade de emulação sólida incluída nativamente no sistema operacional poderia eliminar, na teoria, a necessidade desses serviços de virtualização.

Tanto a Microsoft quanto a HP se recusaram a dar qualquer informação sobre o assunto quando foram procuradas pelo ZDnet.


20

Comentários

Híbrido: Microsoft planeja incluir emulação de programas x86 de PCs em dispositivos móveis
  • Não sei como o povo se surpreende com isso, estava na cara que o SurfacePhone tem que rodar X86, com a saída da Intel eles tiveram que atrasar o mesmo e buscar outra alternativa . Nem mais, nem menos. Se funcionar a contento estão finalmente o WM será aquilo que ele deveria ter sido desde o início .

      • Do fundo do coração eu desejo sorte para Microsoft. Mas...
        Que confusão.

          • PE sistema executável do Windows. Nas aulas de engenharia reversa vi muito sobre ele.

              • Fui usuário do windows phone desde o 7. De início não gostei, pois era tão limitado que nem como pendrive o celular servia. Mas Lançaram o 8 e o 8.1. Gostei muito da nova proposta: a fluidez, e as constantes atualizações me encantavam, realmente parecia que o sistema estava crescendo. Então veio o windows 10. Fiquei maravilhado com as promessas da microsoft de atualização para todos os celulares (inclusive para meu humilde Nokia Lumia 520). Mas então... Atualização oficial demorou MUITO pra ficar pronta, e, quando ficou, todos os modelos antigos ficaram de fora. Decepcionante! Mas continuei vestindo a camisa e comprei um lumia 535 (modelo elegível a atualização), porém, apesar de todos os esforços, infelizmente o windows 10 ainda não atende as expectativas atuais de quem procura um Smartphone. Troquei meu lumia em um Samsung J5 e, sinceramente, fiquei muito satisfeito. "Travoid" é coisa do passado. O android está surpreendentemente bom. Fui um grande entusiasta do windows phone por um bom tempo, e, sinceramente espero que ele melhore. Muita paciência para quem vai continuar na luta, mas eu paro por aqui.

                  • Usou um aparelho que nem tem firmware para o Windows 10 Mobile, roda na gambiarra... Pra reclamar do novo OS você no mínimo tem que ter um aparelho atual que tenha o W10M nativo.

                      • "Roda na gambiarra"? De maneira alguma. Foi atualizado oficialmente pela Microsoft e não por meio de Jailbreaks. E não é porque um sistema é atualizado que ele precisa ficar ruim. Por exemplo, o Samsung J5 que uso não veio com o Android 6.0 mesmo assim o desempenho está melhor com relação ao passado. Além disso meu comentário se referiu às funcionalidades do sistema, a interface, e não somente ao desempenho. Não desejo a queda do Windows Phone, afinal a concorrência faz com que o interesse por melhoras aumente. Apenas comentei que o passo da Microsoft está lento, e infelizmente não está acompanhando a concorrência.

                        • Cuidado com as verdades. Ainda tem muitas WP carências por aqui.
                          Eu estou limpo há um bom tempo.

                          • Agora vai! Num vai? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKK KKKKKKKK KKKKKKK

                              • De novo essa história!?

                                  • Isso é mais antigo que o surfacephone...

                                      • Se WalkingCat encontrou isso no WDK da build 14965, eu acho que isso deve chegar bem rápido.

                                          • Há muitas novidades para mobile, mas elas são muito difídeis de implementar por isso que está demorando para aparecer. Lembre-se que as novidades para PC em rs1 apareceu quase que todas de uma só vez na build 14316 e o mesmo pode se repetir em rs2 no mobile. Se você não sabe ou se esqueceu das novidades para mobile e PC que vem com Redstone 2, eu recomendo ler isso:
                                            windowscentral.com/windows-10-creators-update

                                              • Wow, fui responder um comentário e respondi a mim mesmo, que bosta. Esse site deveria usar o Disqus para que eu pudesse facilmente deletar e editar comentários.

                                              • devia melhorar logo o sistema implementando novidades

                                                • Em breve. Não antes de 2045. Lógico que isso apenas interessa aos "clientes corporativos" e "fãs do sistema".

                                                  LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                  Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar