LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novidade! Windows 10 será suportado pelo Snapdragon a partir de 2017

08 de dezembro de 2016 209

Microsoft, ainda nesta quinta-feira, 8 de dezembro, realizou um evento especial aos profissionais da área da computação para anunciar mais novidades ao mercado. Junto à Qualcomm, a gigante de Redmond teve uma ótima notícia aos fãs de seu sistema.

Windows Hardware Engineering Community, ou comunidade de engenharia de hardware Windows, em tradução direta ao português, é o nome da cerimônia capaz de renovar as esperanças no setor de chipsets para o próximo ano, começando em 2017.

A partir do novo calendário os membros da linha Snapdragon serão capazes de suportar a edição íntegra do Windows 10. Isto significa que o sistema operacional rodará em 64 bits em um chip móvel, sendo a primeira vez na história em que isso acontece.

Tanto o Android quanto o iOS são feitos em 32 bits, mesmo com processadores dobrando esse número. Sem enrolação, ambas as companhias envolvidas mostraram um vídeo de demonstração, onde o ambiente virtual já está instalado em um aparelho com Snapdragon, assista abaixo.

Na demonstração acima, o Edge, vídeos apps mais simples e até o Adobe Photoshop, conhecido por usar boa parte dos recursos do sistema operacional, estão sendo executados em um dispositivo Snapdragon. O resultado é uma operação fluida e rápida.

A peça em questão é o Snapdragon 820, cujo processador é feito em quatro núcleos Kryo com clock de até 2,2 GHz e a placa gráfica é a Adreno 530. Ele não parece encontrar dificuldades em trabalhar com o Windows 10, mesmo este sendo em 64 bits.

Quando esperar produtos que unem o Snapdragon e Windows 10?

Ainda na Windows Hardware Engineering Community, Microsoft e Qualcomm disseram que tablets com o Windows 10 e chipsets da linha Snapdragon podem ser aguardados já para 2017, isto é, elas parecem estar trabalhando juntas há um certo tempo.

Ainda em suas palavras, o sistema operacional rodará sem falhas ou engasgos, além de oferecer uma variedade de apps que usam o verdadeiro poder da CPU e da GPU, enquanto ainda resultam em aparelhos com design arrojado e de espessura fina.

Quem ganha com a novidade é certamente o consumidor, recebendo mais opções na hora de escolher qual eletrônico levar para casa. Seja como for, o próximo ano promete coisas boas para o mercado de tecnologia, continue acompanhando as notícias.

Matéria por Leonardo Ramos dos Santos


209

Comentários

Novidade! Windows 10 será suportado pelo Snapdragon a partir de 2017
  • Aibeee meu Xiaomi MI5 tem exatamente essa configuração, SD820 adreno 530, sóligar num monitor com teclado e mouse sem fio e não preciso mais de pc kkkkkkkk

    • Agora pode ser que esse surface tenha chances porque rodar naquele windows 10 mobile é igual a fracasso.

        • O problema é vocês entender que independente de mobile, pc, xbox, hololens, o windows é um core só(KERNEL pesquise isso) não importa pra qual versão todas vão receber os benefícios queira vcs ou não, a microsoft não evoluiu o windows 10 mobile até agora pra abandona-lo, qual a birra com o windows 10 mobile?
          Imagina o windows 10 pc rodando em uma tela de 5 inc, não tem cabimento né, até msm se fosse em modo tablet!
          Abram a mente !
          Já parou pra pensam nas possibilidades que o Windows One core oferece, ao invés de ficar se regredindo por causa do android ?
          Quanta Birra pessoal porra! kkkk

          • Interessante

              • Agora os surface vão vir com td, legal seria se eles liberassem a instalação pra qualquer telefone q fosse qualcomm SD820 pra cima. Queria q a comudidade linux fizesse o mesmo.

                  • Comunidade Linux já permite vc rodar Linux nos Androids, pesquisa ai LinuxOnAndroid. Existe até um app para baixar e instalar, ele requer um kernel com deviceloop e root. Mas já adianto q não é como p Windows 10 proposto nesse vídeo, pois nesse caso seria os smartphones com Ubuntu Touch. No meu OPO eu instalei o Ubuntu ARMEL e mudei para ARMHF pq o snapdragon 801 possui suporte HF. Consegui criar um servidor para o nosso software aqui nele sem problemas, instalei nele o Eclipse, Java, Postgresql e usei o LXDE como interface padrão. O desempenho dele não chegou perto de um C2D E7400 q temos aqui, porém quebra um "galho"

                      • *Corrigindo é "Loop Device", e se vc quer usar o postgresql tem q compilar um kernel com o SHM para controlar a memória compartilhada, pois o Android usa ASHMEM para isso.

                      • isso sera muito bom para a plataforma, junto com o continuum e o incentivo da microsoft a criaçao de apps uwp, nao sei se vai da certo mas tem um futuro promissor tanto para os desktops quanto para os smatphones.

                          • Parece que meus amigos defensores do UWP / WP não querem que nada, nem mesmo a MS tire isso deles. Senão, outros amiguinhos haters zoadores poderão dizer que morreu, mesmo se for pelas mãos da MS.
                            Não, não morreria. Só se transformaria em uma coisa melhor.

                            Mas, como não passamos de meros expectadores de tudo que a MS tem pretensão de fazer, vamos aguardar?

                              • um certo fanboy diz que a ilusão será concorrente do s8 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk

                                • Mesmo sistema no PC, notebook, Console, tablet e Smartphone seria ótimo, e ao que tudo indica o proximo passo serao os carros

                                    • Há anos eu falo isso: "o Windows desktop rodando no smartphone em dual boot, sem continuun, mas com uma saida HDMI"... E esse dual boot poderá ser Android e Windows -menos no surface_Phone, pois a Microsoft não vai fazer isso. Mas essas fabricantes chinesas iram fazer sem dúvidas. Agora, os Apps uwp vai deixar de existir, pois essa foi a pior ideia da Microsoft. E agora que se pode rodar o sistema completo no smartphone, quem vai usar Apps uwp?

                                      • Teremos só um Windows, acredito agora.
                                        O Windows PC vai rodar em tudo.
                                        Adeus Windows Phone, e isso será bom.

                                          • Atualmente já temos só um Windows. É o mesmo, independente da versão Mobile. A ideia, eu acredito, é ativar o modo Continuum do Mobile para ter acesso a essa versão mostrada no vídeo.

                                              • kkkkkk nem você acredita nisso

                                                  • Isso ai mesmo, como a Microsoft mesmo avisou, ela irá focar em recursos exclusivos do sistema, e um deles é o Continnum, pronto, a Microsoft irá resolver isso, com os processadores da Qualcomm tendo suporte para estes programas, isso será ótimo, por isso a Microsoft visa o Continnum.

                                                      • Só irei observar desta vez.

                                                          • Mas é o que a Microsoft quer, com o processador sendo compatível com os programas, aumenta o poder de fogo do Continnum. Claro que um Smartphone irá substituir um Computador, mas será algo mais, para quando você não poder levar um computador, ou ter um Notebook.

                                                          • Você consegue rodar o steam, origin etc...no smartphone? Pois rodo esses apps no meu PC.

                                                              • Mas vc fala no windows né?
                                                                Porque Linux quase não tem jogo.

                                                                  • Distro Linux tem poucos games, pois se disser só LINUX, Android tem game a bater com pau. Apesar que Android pode ser quase considerado uma distro Linux.
                                                                    Sei lá. Acho briga boba.
                                                                    Estou até querendo me especializar em open source onde a MS está apoiando. Se a MS está apoiando, porque eu não apoiaria.
                                                                    Tudo junto e misturado.

                                                                  • Nem bem um "Windows". Quando digo só um Windows seria termos só o Windows PC x86 só que agora no ARM e rodando tudo que o X86 roda.
                                                                    Assim, pra que o "Windows Mobile" pra ARM mas que não roda x86 como queremos.

                                                                    • Só resta saber se os aparelhos com W10M não serão largados de lado de novo, tipo só Lumia 950 irá receber o "W10" em um smartphone ou o Elite. Eu espero q não ocorra isso de novo =/

                                                                        • Se o surface for real e se essa investida dela der certo, creio que pelo menos médio prazo ela abandone sim. Com essa versão do sistema quem é que vai querem WM ?!

                                                                            • Não sabemos o que a MS vai aprontar. Mas, para ser algo inovador, teria-se que ser bem revolucionário. E essa do Windows 10 COMPLETO rodar no ARM, é algo inovador em se falando da MS.
                                                                              Assim, celulares anteriores a linha x50 podem ficar totalmente de fora.
                                                                              Primeiro que será bom ter no mínimo 4GB de RAM pra ficar um pouco melhor. Eu preferiria 6 a 8 GB de RAM.
                                                                              Claro, que são especulações minha. Teremos que esperar a MS mostrar o que é de fato.

                                                                            • Isso só pode ser o prenúncio da confirmação do "Ubuntu Phone"Acho que não era isso, quem queria esse era o Ezequiel, então qual seria?Há me lembrei, um tal de Surface Phone que os Haters falam que seria o mais do mesmo, mesmo tendo a confirmação da Microsoft que em 2017 ela vai revolucionar o mercado Mobile, na minha opinião, isso sim é uma revolução, que trará beneficios maiores aos consumidores, não será um PC/Mobile Gamer de bolso, mas com certeza um grande avanço tecnológico, aonde a Microsoft sairá na frente.Aí a disputa pode ser diferente, quer smartphone, compre android e iOS, quer Smart PC portátil, compre Windows 10 Mobile/ Suface Phone.

                                                                              • Apps quem libera são os desenvolvedores, fazer o que ne...

                                                                                  • SURFACE PHONE IS REAL.............

                                                                                      • depois de anos só agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada e só lembrando aos fanboys continua sem apps

                                                                                          • "Depois de anos, só agora" Alguma outra empresa fez isso, já? Conseguiram rodar o Linux em um dispositivo ARM? Parece que não entende que isso era considerado praticamente impossivel.

                                                                                              • Linux roda em ARM a anos cara, nunca foi impossível... Tanto que alguns fizeram um merge de wine+qemu para rodar apps do Windows x86 nos ARM's. Um demo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bVYlrv0kbdA&t=69s Windows também rodava em ARM, único problema é q o Windows(RT) ARM era muito diferente do Windows x86, tanto que o Wine rodava ARM porém só iria rodar apps ARM's do Windows, porém como vc viu adicionando um emulador/virtualizador vc consegue contornar.

                                                                                                  • É de forma oficial?

                                                                                                      • O q? Linux no ARM? Wine rodando apps em ARM? Wine rodando x86 no ARM?

                                                                                                          • EduardoSiemann, Wine mesmo rodando programas de Windows no linux, perde bastante desempenho, fora que anda tem muitos programas e games que não rodam de jeito nenhu,

                                                                                                              • Cara depende o software e jogo, sei disso pq eu jogava War3/Dota e Age2 pelo Wine e no Windows era melhor até um tempo depois q conseguiram deixar com um desempenho bom. O problema é q ele não suporta 100% do DirectX quando é lançado, eles tem q ficar implementando algo sem a documentação oficial e isso leva um tempo. Outro exemplo disso é o Samba q levou um bom tempo para ficar bom, mas depois q a MS colaborou com eles ai mesmo o Samba teve uma melhoria absurda. E sim alguns não rodam de jeito nenhum, mas quem sabe a MS ajuda o Wine.

                                                                                                          • Não quero entrar em confusão, pois estou até empolgado com o assunto.
                                                                                                            Mas, não entendi essa do Linux não rodar em ARM.
                                                                                                            Até onde sei roda sim. Inclusive em tudo que se conhece de processador.
                                                                                                            Mas, aí é outra história.
                                                                                                            Só quero acreditar que a ideia da MS seja essa. Ter realmente um Windows 10 de fato. Tipo não ter mais o W10M como o conhecemos.
                                                                                                            Windows completo podendo rodar em ARM será uma boa tacada de mestre.
                                                                                                            Bom, ainda temos que aguardar e ver no que vai dar.

                                                                                                              • "nao quero entrar em confusão"
                                                                                                                Aham, ninguém te conhece

                                                                                                                  • Amigo, isto tudo é para aumentar o poder do Continnum, o próprio Nadella afirmou que o Continnum é o futuro no setor, e o Windows 10 já é um só. Mas o povo acha que tem que roda um Windows 10 Desktop, nada a ver, isso será o referêncial o qual Nadella fala sempre.

                                                                                                                • O engenheiro sauron deve ter conseguido fazer mais rápido né kkkkkkkkkkkkkk
                                                                                                                  Só isso já demonstra seu conhecimento nulo sobre o assunto

                                                                                                                • Estou começando a acreditar no Surface Phone

                                                                                                                  • As vezes cogito voltar para o android, mas vejo as opções e os preços...para eu não ter dor de cabeça, terei que desembolsar mais que 1.600...tô fora! Em contrapartida, se pegar um até 1.300 terei preguiça de mais de passar a controlar arquivos, ficar deletando arquivos...usar mais moderado o celular...prefiro ficar de boa com meu 930, 32GB , 2h2 Ghz, 2GB Ram, pegando as builds liberadas no Insider fast..to de boa!!!!!

                                                                                                                    • Que chegue logo, imaginem o W10 completo rodando tranquilamente em um Smartphone!

                                                                                                                      • Cade os fãs do android nessa hora? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                        • E os haters piram. Kkkkkkkkkkkkkkk... Chupem essa, haters!

                                                                                                                            • Promessa e mais promessa. Bom, espero que realmente se concretizem esses calendários e que de fato, não fique engasgando ou travando, como um certo robô enferrujado que temos por aí.

                                                                                                                                • É uma pena o setor mobile começar a alavancar com o Windows 10 ja estabilizado no sentido de que terei que vender meu Lumia 640 XL ,que mais cedo ou mais tarde não vai suportar as novidades que começarem a entrar em 2017.
                                                                                                                                  Estou aguardando o tal Surface ou outro nome sei lá,Android nao quero nem muito meno iOS.
                                                                                                                                  E por favor Microsoft, se começarem a elaborar novos smartphones para o mercado de 2017 intermediarios ou tops, que o façam e eliminem de vez o plástico das traseiras. Ja esta na hora de começar a seguir uma linha em Metal do mesmo modo que foi feito o Lumia 650.
                                                                                                                                  Se os designers forem baseados no Lumia 650 ja ta de bom tamanho

                                                                                                                                    • plastico é diferente de policarbonato, que as vezes sai mais caro o quilo dele do que de aluminio,

                                                                                                                                      sempre gostei das traseiras dos lumias, da para ver que elas evoluem de a cada lançamento

                                                                                                                                        • Eu nunca gostei mano. A unica coisa que sempre gostei da linha lumia foi a qualidade de construção das telas. Meu 640 XL nao usa capa nem película e nao tem um arrnanhao se quer.
                                                                                                                                          meu aparelho antecessor era o Galaxy A5 2016,que com 3 semanas de uso ,apareceram 4 arranhões na tela e 3 arranhões no vidro traseiro sem deixar cair nem colocar em superfície aspera

                                                                                                                                      LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                                      Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar