LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vão vingar? PS4 Pro e Scorpio ainda não animam desenvolvedores de jogos

12 de janeiro de 2017 15

O lançamento do PlayStation 4 Pro (que pode não ser o único aprimoramento do PS4) inaugurou uma nova era no mercado de videogames, que deve ser seguido pelo Project Scorpio até o fim deste ano: os lançamentos de ciclo intermediário. Não é uma nova geração, mas também não é mais aquela mesma máquina lançada alguns anos antes.

Mas qual será a opinião dos desenvolvedores de jogos quanto a isso? Uma pesquisa da Game Developers Conference foi atrás dessa resposta. E descobriu que, apesar de eles não estarem ainda muito empolgados com a novidade, também não a veem como algo negativo.

Em resumo, eles ainda não têm uma opinião formada. A maioria dos entrevistados, ou 41%, disse estar ainda indeciso sobre o que pensar. Outros 36% se disse neutro sobre a mudança. Para muitos, a novidade pode trazer trabalho extra, que envolve adaptar cada jogo para duas máquinas levemente diferentes de uma mesma plataforma.

Eu não quero que o mercado seja dividido escreveu um entrevistado preocupado. E também não quero a eventualidade de lançamentos anuais de consoles, o que acredito que poderia prejudicar o mercado seriamente.

Quanto aos desenvolvedores que já tomaram uma decisão, são poucos. Apenas 5% consideram o fato de existirem duas máquinas em uma mesma plataforma como algo negativo. Já 18% acredita que o resultado para o mercado será positivo.

Realidade virtual

A pesquisa também perguntou, entre outras coisas, sobre a realidade virtual. A maior parte dos entrevistados (61%) disse não estar trabalhando em nenhum jogo para plataforma VR no momento.

Entre os que estão desenvolvendo algo para a plataforma, 24% disse trabalhar para o HTC Vive, enquanto o Oculus Rift é a escolha de 23%. O PlayStation VR é o terceiro, com 13%.

Android passa o iOS

Outro dado curioso é o fato de o Android ter ultrapassado o iOS como plataforma preferida dos desenvolvedores de jogos pela primeira vez nas pesquisas da GDC. O robozinho é alvo de 54% desses profissionais, enquanto 51% está atualmente preparando alguma novidade para o sistema da Apple.


15

Comentários

Vão vingar? PS4 Pro e Scorpio ainda não animam desenvolvedores de jogos

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar