LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novas informações sobre o Xbox Scorpio revelam fim da memória eSRAM

24 de janeiro de 2017 15

O Xbox One chegou ao mercado com uma implementação de memória diferente da que foi empregada pela Sony no PS4. Enquanto o primeiro conta com memória gráfica DDR3, o segundo traz a mais veloz GDDR5. Para compensar o gargalo que seria gerado, a Microsoft incluiu 32 MB de eSRAM em seu console.

De acordo com informações vazadas nesta terça-feira (24), o Projeto Scorpio pode trazer uma arquitetura mais próxima à que é vista no console da Sony. Microsoft usaria a mesma memória GDDR5, deixando a eSRAM de lado, além de incluir quatro vezes mais memória cache L2 para o processador.

Durante a E3 2016, a Microsoft apenas informou que seu novo console seria capaz de entregar uma largura de banda de 320 Gbps. De acordo com o canal DigitalFoundry, isso seria possível ao incluir 12 GB de memória GDDR5 no console com um barramento de 384-bit.

E sobre as especificações? De acordo com documento vazado, o Xbox Scorpio usará uma nova geração da AMD, porém não especificada. Durante a CES 2017, o estande da AMD acabou dando pistas de que o novo console da Microsoft viria com a CPU Ryzen e GPU Vega, mas talvez esse não seja o caso.

A documentação comenta que o maior poder gráfico do Xbox Scorpio não está atrelado a uma maior resolução gráfica. Os devs podem usar os 6 TFLOPS de potência para rodar jogos em Full HD com melhor qualidade de sombras, reflexos, texturas e detalhes de longa distância. Para aqueles que presam por jogos rodando a 60 FPS, o console poderia fazer uso de upscaling, mantendo a CPU a 30 Hz com animações interpoladas.

Esta informação chamou a atenção do DigitalFoundry, que acredita que a CPU possa ser o ponto fraco do Scorpio, assim como no PS4 Pro. Isso eliminaria a possibilidade de vermos uma CPU nova da arquitetura Ryzen? Há uma certa possibilidade, ainda mais se a Microsoft estiver buscando reduzir o preço do console para ficar no mesmo patamar do PS4 Pro.

O que temos confirmado até o momento é que o Scorpio promete ser 4,5x mais potente que o Xbox One. Se ele vai conseguir rodar todos os jogos nativamente na resolução 4K como a Microsoft acredita, ainda é algo incerto. Porém, muitos estúdios podem focar em oferecer uma melhor qualidade gráfica, mesmo que o jogo continue rodando em FHD.

É bom estar ciente que estamos diante de especulações baseadas em um documento vazado. Não fica certo se o Scorpio será menos potente do que muitos poderiam esperar. Mas se o mesmo oferecer um poder gráfico quatro vezes superior ao Xbox One, já será um salto bastante considerável para uma atualização de meia geração.


15

Comentários

Novas informações sobre o Xbox Scorpio revelam fim da memória eSRAM

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar