LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não compensa! Desenvolvedor desiste de app móvel para Windows e culpa Microsoft

06 de fevereiro de 2017 310

Há muito tempo, tem sido comum a notícia de que desenvolvedores abandonaram a plataforma móvel do Windows pela falta de usuários. Alguns golpes vêm “de dentro”. A Mojang, empresa pertencente à Microsoft, anunciou que encerrará o suporte de Minecraft Pocket Edition por conta do baixo número de usuários.

Outros até admitem “problemas internos”. Como os desenvolvedores do app Retrica, concorrente do Instagram, que anunciou o adiamento por tempo indefinido da versão Windows do aplicativo.

E não apenas desenvolvedores estão deixando a barca do Windows Phone/Mobile. Vários municípios noruegueses que utilizavam smartphones da Microsoft vão trocar de plataforma.

Na última semana, mais um desenvolvedor anunciou a saída da plataforma Windows. O app Package Tracker, de rastreamento de encomendas, anunciou o fim de seu app para os dispositivos com o sistema da Microsoft. A razão foi bem explicada na nota publicada no Facebook:

Caros usuários,
Gostaria de informar que estou dizendo adeus à Loja do Windows e desliguei os servidores. Sinto muito por isso, mas as compras na Loja do Windows não cobriram os custos com o servidor nos últimos meses.

Em minha opinião, a Microsoft não tem estratégia para fazer a plataforma Windows Phone atrativa para os consumidores apesar de ser uma ótima plataforma em comparação com os concorrentes.

Talvez eu me junte a essa plataforma novamente se a Microsoft tiver uma estratégia clara para a plataforma mobile…

Infelizmente, o futuro do Windows 10 Mobile fica cada vez mais nebuloso. A Microsoft oficialmente ainda declara apoio à plataforma, mas as ações não refletem suas palavras. Ao menos no entendimento de vários desenvolvedores.

Como o pessoal do Package Tracker deixou claro, o problema é mais do que simplesmente desenvolver o app para poucos usuários. A Microsoft, inclusive, oferece opções para ajudar a converter apps para a Plataforma Universal. A questão é que, com poucos usuários, fica difícil manter uma estrutura sem prejuízos. E aí realmente não compensa manter suporte à plataforma.


310

Comentários

Não compensa! Desenvolvedor desiste de app móvel para Windows e culpa Microsoft

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar