LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xbox One: confira todas as novidades que chegam com o Windows 10 Creators

08 de fevereiro de 2017 2

O ano de 2017, de fato, continua bem positivo para a comunidade Xbox, visto todas as novidades incríveis que os jogadores do “lado verde” da força continuam recebendo de forma constante no vigente console da Microsoft.

Ainda no final de 2016, a empresa de Redmond anunciou o novo Xbox Insider, que nasceu através da unificação do programa do Windows 10 com o clássico Preview, onde os jogadores podem usufruir antecipadamente de todas as funcionalidades que estão por vir em edições futuras do sistema operacional – que também já publicamos o tutorial explicando como você pode se inscrever gratuitamente.

Com a chegada da grande atualização para Criadores no Windows 10 do Xbox One, a Microsoft quer deixar o console ainda mais completo, como uma verdadeira central de entretenimento no âmbito doméstico.

Estamos a poucos dias do lançamento oficial da nova atualização da plataforma – que está prevista para chegar já no início de março – com isso, apresentamos um olhar mais de perto dos recursos que aterrissam no Xbox One munido do Windows 10 Creators, em prol da usabilidade e performance do dispositivo.

O hands-on foi publicado originalmente pela equipe do site norte-americano Windows Central – com foco no ecossistema Microsoft – que mostra as mudanças mais relevantes da plataforma.

Nova interface

Uma das mudanças mais notórias, sem dúvida fica por conta da nova interface do Xbox One.

A tela de exibição principal desapareceu, e agora o console mostra apenas um Tile estático com o nome do jogo, que ainda pode ser retomado como visto na versão prévia, mas este conceito visa beneficiar o desempenho do console, pois a reprodução em segundo plano, no fim, exigia mais do hardware.

Você poderá escolher um papel de parede exclusivo para o último jogo selecionado.

Como mencionado anteriormente, a Microsoft está trabalhando pesado para resolver a questão “usabilidade x performance” – que sempre foi um dos quesitos mais criticados pela imprensa, embora que a dashboard antiga nunca tenha apresentado uma lentidão considerável como os especialistas afirmam veemente.

Assim a equipe da divisão Xbox segue encerrando alguns recursos clássicos, como o Modo Snap, por exemplo, que também se foi.

Jogos

Os jogos e aplicativos agora são carregados com marcadores de posição, assim como as miniaturas são exibidas de acordo com a categoria do título, facilitando na busca – um conceito excelente para aqueles que contam com uma vasta biblioteca de games.

Outro ponto que merece destaque é que não só a dashboard remodelada ficou mais rápida na alternância entre aplicativos, a Microsoft também aumentou a usabilidade, eliminando processos desnecessários no acesso a conteúdos básicos – como pode ser visto com o novo Guia.


Este novo menu é incrivelmente mais rápido que o antecessor, com um conceito ainda mais fluido e funcional, onde o jogador terá grande facilidade de acesso à loja, jogos, aplicações, amigos, configurações, e mais, dispensando a navegação constante entre as guias do Xbox.

Adeus, modo Snap

Como também foi reportado previamente, o tradicional modo Snap – o notório multitarefas do Xbox One – também se foi, dando lugar para o novo Guia.

Os desenvolvedores de aplicativos UWP alegavam desde o ano passado que não conseguiam mais acessar esta funcionalidade, apontando então o fim iminente do Snap.


A Microsoft implementou um novo conceito PiP – Picture in Picture – para trabalhar em um formato mais harmônico com a interface do Windows 10, beneficiando então a performance do console.

Com este novo sistema, o Xbox One também ganhou o rastreamento de conquistas, que pode ser posicionado na tela durante um gameplay sem afetar a jogabilidade.



Vale ressaltar que a despedida do modo Snap também pode impactar alguns usuários, que estavam acostumados a utilizar o recurso principalmente na reprodução de mídia, como por exemplo, o YouTube e o OneGuide para TV, por exemplo.

O adeus do Snap também afeta negativamente alguns aplicativos nativos do Xbox One, como o DVR de jogos, que agora é incapaz de ajustar e extrair momentos específicos da linha de tempo no buffer de gravação.

Mas vendo os dois lados da moeda, em contrapartida a Microsoft implementou o DVR diretamente no Guia, ficando mais prático iniciar um processo de gravação de clipes de jogos.


Nova Cortana

A Cortana agora possui suporte para todos os aplicativos nativos e melhor integração com a interface do Xbox One. No entanto, a assistente não está mais na interface inicial, e na Creators ela funciona como uma janela sobreposta – assim como acontece no Windows 10 e Windows 10 Mobile.


Um novo horizonte para a era Xbox

A Microsoft espera iniciar um novo caminho para o console da última geração com estas mudanças, e a equipe salienta que este é apenas o início.

Lembrando que, por ora, apenas os membros do Insider podem conferir estas novidades, que chegam com as últimas compilações para plataforma.

Caso você faça parte do programa, fique por dentro das últimas novidades da comunidade Xbox que estaremos publicando em breve aqui no TudoCelular!


2

Comentários

Xbox One: confira todas as novidades que chegam com o Windows 10 Creators
  • Já estou usando a acho que eles ainda tem que melhorar a tela inicial pois agora ficou muito estranho tinha que pertir para um Guide mais parecido com o menu iniciar do Windows 10 onde seja possível acessar todos os jogos diretamente dele, ao invés de entrar em games e Apps, fico triste pois usava o Snap de vez em quando e a cortana ainda está meio bugada em PT-BR(inglês está ótima) mas ficou mais rápido sim, o importante é saber que a Dash está sempre melhorando e acredito que com o tempo os problemas vão desaparecendo.

    LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

    Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar