LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 Creators Update: todas as novidades | Vídeo do TudoCelular

29 de março de 2017 10

Alguns usuários que não estão no programa Windows Insider já conseguiram instalar a Atualização para Criadores em suas máquinas a partir do Assistente de Atualização do sistema, o que indica que o update está pronto para chegar ao usuário final.

Fato é que a Microsoft já afirmou que ele está pronto em recursos, e de fato tudo parece estar rodando legal. As novidades já foram traduzidas para o português, então não há muito mais a ser incluído antes do lançamento oficial.

Estou com a Build 15061 do ciclo rápido do Windows Insider, apesar de já ter a 15063 pronta para instalar. Mas, como são apenas correções de bugs e melhorias de performance, essa versão já está ótima para mostrar as principais novidades do Creators Update para vocês. Então, vamos lá.

Edge

Vamos começar pelo navegador Edge. As principais mudanças incluem novidades para realidade virtual, ainda indisponível, leitura de livros digitais, não habilitado para o público brasileiro, maior integração com o Microsoft Wallet para facilitar as compras na internet, facilidade para os desenvolvedores criarem extensões e, finalmente, as abas.

mostrei aqui esse novo sistema de abas. O Edge agora mostra uma prévia do site aberto, facilitando a busca por uma página específica. Além do mais, é possível guardar um grupo de abas para retomar um trabalho posteriormente.

O navegador ganhou também o Hub, com lista de leitura, para você não perder matérias ou textos importantes que quer ler quando tiver mais tempo, além da possibilidade de criar anotações, com cores, desenhos e destaques.

Modo de Jogo

Talvez uma das mudanças mais esperadas, pelo menos por aqueles que gostam de jogar no PC. O Modo de Jogo permite que o usuário configure o computador para dar prioridade a um game, evitando que tarefas de segundo plano puxem a CPU durante a jogatina.

Ou seja, você pode deixar um vídeo renderizando e jogar sem sofrer com engasgos. Porém, tenha em mente que isso vai prejudicar bastante a renderização, que vai levar um tempo muito maior para ser concluída. Enfim, é só um exemplo.

Temos também tem a barra de jogo, que abre várias possibilidades para o gamer, desde gravar um vídeo enquanto progride – ou fica travado – em um jogo, até a transmissão ao vivo de uma partida.

Já falei um pouco mais sobre o Modo de Jogo aqui.

Configurações

Tem mais novidades no menu de Configurações do Windows. Os temas estão de volta, com download de configurações de cores e papel de parede prontos na Loja do Windows. Temos ainda a separação da aba Apps e recursos, facilitando a organização dos programas instalados e de recursos adicionais, além de apps padrão.

Na aba Sistema, uma nova opção vai agradar bastante os olhos. Fisicamente falando: a Luz noturna é um recurso que diminui a emissão de luzes prejudiciais ao olho conforme anoitece.

Assim, os olhos não ficam tão cansados depois de um dia inteiro em frente à tela do computador. Claro que quem trabalha com imagens não vai gostar muito do recurso, mas para quem trabalha com documentos e email, é altamente recomendado ativá-lo.

Segurança

A segurança na Atualização para Criadores do Windows 10 foi ampliada. O sistema ganhou um novo Windows Defender, mais poderoso e preparado para lidar com os ataques mais comuns de hoje em dia. Ele pode ser acessado pela aba Atualização e Segurança, dentro de Windows Defender, em um botão Abrir a Central de Segurança.

Outra mudança estão relacionada à instalação de apps a partir de executáveis. Por padrão, o Windows permite que você instale alguns apps por fora da Windows Store. Mas agora você pode ajustar para só instalar a partir da loja de aplicativos da Microsoft.

Com isso, técnicos de informática ou você mesmo, em sua casa, podem impedir que usuários “comuns” instalem outros aplicativos que não tenham certificação de segurança. Isso pode evitar malwares.

Picture in Picture

Quer assistir um episódio da sua série favorita enquanto navega na web? Agora é possível. Pelo app Filmes e TV, você pode acionar o Modo Mini, que abre o vídeo em uma telinha que pode ser posicionada em qualquer lugar e sempre fica acima de todas as outras janelas.

Assim, você pode deixar um filme ou série passando em um canto da tela enquanto escreve um trabalho, prepara uma planilha, redige um email, navega na internet ou faz alguma outra tarefa no PC.

Paint 3D

O grande destaque da Atualização para Criadores é a possibilidade de criar imagens em 3D no Paint. É tão fácil quanto criar um desenho em duas dimensões. Basta abrir o aplicativo e começar a criar, lembrando de olhar em todos os ângulos para verificar como está ficando.

Para visualizar estas imagens criadas em três dimensões, a Microsoft incluiu o app Exibição 3D, que permite olhar todos os ângulos, compartilhar e muito mais.

Outros

A Central de Ações agora mostra a barra de progresso de download dos apps e jogos que você baixa na Loja. Ela só mostra a partir do momento em que calcula o tamanho total do aplicativo, o que pode demorar dependendo da sua conexão.

Esse progresso também e mostrado no Menu Iniciar. E, se você pausar o download, ele fica ali lembrando que tem um programa para terminar de baixar e instalar

A Microsoft também incluiu uma nova maneira de capturar partes da tela do Windows. Não há mais necessidade de instalar um aplicativo de terceiro: basta apertar a tecla Windows + Shift + S, e selecionar a área que você quer salvar. Depois, cole em um editor de imagens e salve. Ou aperte a tecla Windows + Print Scr e salve a tela toda automaticamente.


10

Comentários

Windows 10 Creators Update: todas as novidades | Vídeo do TudoCelular

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar