LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS Zenfone 5: unboxing e primeiras impressões com o intermediário inteligente

27 de julho de 2018 109

O Zenfone 5 foi anunciado pela ASUS ainda na MWC18 no último mês de fevereiro, sendo um dos primeiros modelos com Android a ostentar o polêmico notch. Alguns meses depois, o dispositivo finalmente ganhou uma data oficial para chegar ao Brasil, sendo seu evento marcado para acontecer no próximo dia 16 de agosto em São Paulo.

Como sempre, o pessoal da RMA enviou uma caixa especial contendo o dispositivo alguns dias antes da apresentação, para que possamos preparar nossa completa análise e deixá-la já prontinha para ser publicada assim que ele estiver disponível para venda, permitindo que você tire todas as suas dúvidas e saiba exatamente o que está levando para casa.

Fica aqui então nosso agradecimento especial à assessoria e a todo o pessoal da ASUS Brasil!

Embalagem e acessórios

A caixa enorme e branca que pode ser vista ao fundo foi enviada com exclusividade para a mídia e influenciadores em geral que tiveram acesso prévio ao aparelho, onde além da caixa padrão de venda temos algumas fotos para treinar a Inteligência Artificial da câmera do Zenfone 5 e uma carta assinada pelo Gerente de Marketing Yuri Franco.

Falando sobre a caixa que você encontrará ao comprar o dispositivo, temos material firme e aparentemente resistente, com acabamento fosco que ajuda na pegada e ajuda a criar um visual mais elegante. Em suas faces ficam o nome do aparelho com o logo da campanha We Love Photo e da própria ASUS, além de informações técnicas.

Dentro dela, temos:

  • Capa protetora transparente de TPU;
  • Chave extratora da gaveta híbrida de chips SIM e microSD;
  • Manuais e termos de garantia;
  • Adaptador de tomada com saída de 10W;
  • Cabo USB-C;
  • Fones de ouvido com microfone embutido e botão para chamadas;
  • Borrachinhas sobressalentes para os fones.
Design e construção

Seguindo para o Zenfone 5 em si, temos um modelo com tela enorme (6,2 polegadas) e corpo extremamente compacto graças ao ótimo aproveitamento frontal que beira os 90%, sendo ele até menor que aparelhos de geração passada com tela de 5,5 polegadas.

O visual segue a identidade de design adotada pela ASUS desde o Zenfone 3, com acabamento em vidro na parte traseira e feixes de luz que irradiam do leitor de impressões digitais. Claro, é inegável que temos uma certa "inspiração" no iPhone X da Apple, com câmeras traseiras organizadas na vertical e o notch no painel frontal (que pode ser oculto, caso desejado), mas as semelhanças param por aí.

Na lateral direita ficam os botões de volume e energia, que são pintados na mesma cor do restante do dispositivo para criar um conjunto mais homogêneo. Na extremidade oposta temos apenas a gaveta híbrida, onde você pode colocar dois chips nanoSIM ou um chip e um cartão microSD.

Na parte de baixo temos um alto-falante para consumo de mídia, microfone principal, porta USB-C e porta P2 para fones de ouvido, ficando na lateral superior mais um microfone para cancelamento de ruído.

O painel frontal é um dos grandes destaques do Zenfone 5, sendo inegável que ele chama atenção por onde passa. Ainda temos uma pequena borda na parte inferior e o famigerado entalhe na parte de cima, mas estes pontos acabam ficando em segundo plano quando a tela está ligada.

Por falar no notch, por ali ficam somente a câmera frontal, o alto-falante que serve tanto para chamadas quanto para multimídia, LED de notificações e sensores, deixando tudo o que você precisa em um espaço bem pequeno.

Não podemos deixar de destacar ainda que o Zenfone 5, como todo aparelho quase que completamente acabado em vidro, é bastante liso e adora marcas de dedo, então a capa entregue na caixa será de ótimo uso, protegendo o dispositivo sem comprometer seu visual.

Hardware e software

O Zenfone 5 chegou às nossas mãos e uma versão que não havia sido anunciada anteriormente, com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Durante sua apresentação em fevereiro, vimos apenas modelos com 4 ou 6 GB de RAM, mas ambos com 64 GB de espaço interno.

Como a ASUS geralmente envia a versão mais completa possível para mídia e influenciadores, pode demorar um pouco até que o Zenfone 5 receba sua variante com 6 GB de RAM em solo nacional, mas ao menos armazenamento interno não será problema para quem optar por esta edição que recebemos.

No mais, o dispositivo conta com:

  • Tela S-IPS LCD de 6,2 polegadas Full HD+ (1080 x 2246 pixels)
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 636 Octa-Core com clock máximo em 1,8 GHz
  • GPU Adreno 509
  • 4 GB de RAM
  • 128 GB de espaço para armazenamento interno, expansível via microSD
  • Câmera principal dupla de 12 MP (f/1.8) + 8 MP (f/2.2)
  • Câmera frontal de 8 MP (f/2.0)
  • Leitor de impressões digitais
  • Dimensões de 153 x 75.6 x 7.85 mm e peso de 155 gramas
  • Bateria de 3.300 mAh
  • Sistema operacional Android 8.0 Oreo sob interface Zen UI 5.0

A nova Zen UI está ainda mais refinada que a versão incluída no Zenfone 4, adotando o padrão que a Google deve começar a usar no próximo Android P. Temos cores sóbrias e bordas arredondadas, algo que é visto desde a central de notificações até os ícones e demais elementos visual do sistema como um todo.

A grande sacada, porém, está no uso da Inteligência Artificial dentro da própria interface, que inclui funções para otimizar desempenho, vida útil e autonomia da bateria, sistema de som, brilho e tonalidade da tela e muito mais.

Câmeras

A ASUS continua apostando em lentes grande-angulares como diferencial para sua linha Zenfone, sendo incluído um sensor de 8 megapixels na parte traseira do Zenfone 5 para auxiliar a câmera principal de 12 megapixels.

A principal mudança em relação ao que tínhamos no antecessor está no fato de ambos os sensores serem projetados em um mesmo frame, o que permite uso do modo retrato por hardware ao invés de por software. De acordo com a ASUS, isto é algo inédito em um modelo que adota uma câmera secundária com lentes grande-angulares, aumentando consideravelmente a precisão do "recorte" para uso do efeito bokeh.

Acima podem ser vistas algumas capturas feitas com o Zenfone 5, incluindo cenas de fim de tarde, ambiente interno, ambiente completamente sem iluminação e ambiente externo ensolarado, sempre intercalando a câmera principal com o sensor wide, além de algumas selfies.

Preço e disponibilidade

O Zenfone 5 será oficializado em solo nacional no próximo dia 16 de agosto, mas até então não há qualquer comentário por parte da ASUS sobre o preço a ser cobrado pelo aparelho ou quando ele estará de fato disponível para venda, restando aguardarmos mais alguns dias para que todas as dúvidas sejam enfim respondidas.

E você, o que achou do Zenfone 5? Está ansioso para comprar o novo intermediário da ASUS? Não esqueça de comentar abaixo!

O Asus ZenFone 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

109

Comentários

ASUS Zenfone 5: unboxing e primeiras impressões com o intermediário inteligente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista