LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 6 vs Mi 9: bom custo benefício eles têm, mas qual é o melhor? | Comparativo

24 de novembro de 2019 42

Mesmo chegando muitos meses após o seu lançamento internacional, o Zenfone 6 é um dos smartphones mais legais que chegaram ao Brasil esse ano, e com um preço interessante. Ao mesmo tempo, o Mi 9 é o topo de linha da Xiaomi que é super considerado por quem busca desempenho e um preço mais interessante.

Esse é outro comparativo que vocês pediram lá no nosso Instagram (@tudo_celular) e que nós estamos trazendo para vocês. Quem vale mais o seu dinheiro? O Zenfone 6 ou o Mi 9? A câmera flip é legal mesmo? O Mi 9 traz um bom desempenho? É isso o que você vai ver agora na nossa análise comparativa a seguir, aqui no TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Asus Zenfone 6

Xiaomi Mi 9

Enquanto o visual é algo mais complicado de julgar, porque depende de gosto, podemos apenas notar que o Mi 9 tem visual mais limpo e bem parecido com outros aparelhos do mercado, enquanto o Zenfone 6 aposta em uma linha um pouco diferente, ainda mais quando vemos a câmera flip.

De qualquer forma, os dois apostam em metal nas molduras e em vidro na frente e na traseira, com o Zenfone 6 protegendo os dois com Gorila Glass 6 versus a Xiaomi colocando a sexta versão na traseira e a quinta na frente. É uma pequena vantagem para o celular da Asus.

Podemos dar uns créditos a mais para a Asus por ter o corpo da câmera flip em metal líquido, um material que ela diz ser mais resistente que o aço, enquanto a câmera do Mi 9 é protegida por vidro safira, mas fica saliente no aparelho, o que pode atrapalhar a proteção.

75.44 x 159.1 x 9.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
74.67 x 157.5 x 7.61 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

E falando em proteção, as duas empresas acham que um IP68 não é necessário para proteger aparelhos tão caros, e dispensam qualquer segurança contra água ou poeira.

Nas soluções, a Asus e sua câmera flip deixam a tela do celular completamente livre, enquanto o Mi 9 traz notch em gota que, embora pequeno, fez a Xiaomi abandonar o sensor ToF que está presente no seu antecessor, o Mi 8.

Nenhum deles traz slot híbrido, embora sejam dual SIM, mas apenas o Zenfone 6 suporta expansão de armazenamento com microSD. O Mi 9 tenta uma recuperação, entretanto, apresentando uma melhor solução de biometria, abaixo da tela, que mesmo não sendo ultrassônica como a do Galaxy S10, ainda é melhor do que a biometria na traseira do Zenfone 6. Por fim, o Mi 9 ainda leva um na conta por ser mais leve e mais fino que o seu concorrente.

Porém, contudo, entretanto, é inegável o ponto para o Zenfone 6 aqui.

Melhor construção Zenfone 6
Slot é hibrido ou não? Zenfone 6
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Zenfone 6
Melhor solução da biometria Mi 9
Qual é mais leve e mais fino? Mi 9
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Na tela, as coisas viram a favor do Mi 9. Ambos possuem display FullHD+ de 6.4 polegadas com aspecto de 19.5:9, mas a Xiaomi investiu no AMOLED para a tela do seu topo de linha, enquanto a Asus economizou e trouxe um IPS LCD.

A proporção de tela e corpo também fica com o Mi 9, que por seu tamanho mostra ter um pouco menos de bordas, ainda que tenha o notch. A tela limpa do Zenfone 6 impressiona, mas seu brilho não tão forte acaba dando de vez o ponto para o Mi 9.

Está claro como água que o Mi 9 leva o ponto nesse quesito.

Melhor tecnologia de tela Mi 9
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Mi 9
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Mi 9

Som


No som, a Asus se recupera com força, começando por ostentar um ótimo som estéreo, contra um mono da Xiaomi. A situação é agravada pelo fato de o flagship da taiwanesa trazer conexão P2 para fones de ouvido em seu corpo - ser menos fino tinha que ter alguma vantagem - enquanto a Xiaomi só oferece a conexão USB-C.

E se um dos seus pontos importantes em um smartphone é o áudio, vai gostar de saber que na caixa o Zenfone 6 traz fones de ouvido de boa qualidade, com volume muito alto, enquanto que o Mi 9, como praticamente todo celular Xiaomi, sequer envia fones na caixa.

Levando todos os quesitos aqui, a Asus ainda completa a rodada oferecendo áudio de 24-bit a 192kHz e tecnologia DTS X para os fones de ouvido. Os dois oferecem AptX HD para fones Bluetooth.

Essa não foi boa para o Mi 9, e o Zenfone 6 leva o ponto do áudio.

Som é estéreo? Zenfone 6
Quantas saídas de som tem? Zenfone 6
Possui entrada P2? Zenfone 6
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Zenfone 6
Vem fones de ouvido na caixa? Zenfone 6

Recursos


Nos recursos, é a vez da Xiaomi brilhar. Não que o celular da Asus fique tão para trás, com os dois smartphones oferecendo um botão extra para atalhos e o Zenfone 6 inclusive permitindo mudar as várias funções dele enquanto o Mi 9 apenas oferece o Google Assistente.

Porém, quem conhece a MIUI sabe que ela é muito capaz no que diz respeito a recursos e fluidez. A Asus investiu em uma ZenUI mais leve e mais parecida com a versão stock do Google, mas ainda não traz a otimização que a Xiaomi consegue em sua versão do sistema.

A Xiaomi, por exemplo, gosta de oferecer o sensor infravermelho em muitos de seus aparelhos, permitindo usar o Mi 9 de controle remoto para diversos eletrônicos. Os dois contam com NFC e só o Zenfone 6 traz rádio FM.

No sistema, os dois estão bem atualizados para o Android 10, com o smartphone da Asus sendo o primeiro no país a receber essa nova versão. A Asus já prometeu a atualização para o Android 11 futuramente, e embora seja quase certa a atualização também do Mi 9, ainda não há informações oficiais.

Por um pouco a mais, a Xiaomi leva o ponto nos recursos.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Zenfone 6
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Mi 9
Faltam conexões? Sobram? Mi 9

Desempenho

Nossos concorrentes começam bem empatados com um conjunto de processamento bem parecido. Ambos trazem Snapdragon 855 e oferecem quase as mesmas muitas opções de RAM e armazenamento, que variam de 6 GB a 8 GB de RAM e 64 GB a 128 GB de armazenamento.

A Asus ainda oferece versões com 256 GB e 512 GB de armazenamento, sendo essa última sua versão especial de aniversário, com 12 GB de RAM. Em nossos testes, foram utilizadas as versões básicas de 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Mas não podemos esquecer que o Zenfone 6 tem também o slot para microSD.

Ainda assim, a MIUI mostra aqui sua boa otimização, e em testes de abertura que você confere nos gráficos, o Mi 9 chega a ser 3 segundos mais rápido que o seu rival. Os benchmarks pelo AnTuTu dão uma dianteira para o Zenfone 6, mas no teste prático, ele não é mais rápido que o Mi 9.

Para jogos, o conjunto de hardware dos dois celulares vai permitir que qualquer jogo, dos mais leves aos mais pesados, rodem sem qualquer engasgo.

Em resumo, os dois são muito bons em desempenho, e com a vantagem do armazenamento da Asus e a MIUI do Mi 9, eles empatam.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Mi 9
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Zenfone 6
Qual o processador mais atualizado? Ambos
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Mi 9
Qual tem mais armazenamento? Zenfone 6

Bateria

Na bateria, é preciso dizer que tanto o Zenfone 6 quanto o Mi 9 vão chegar ao final do dia com carga o suficiente para que você não se preocupe. Acontece que a Asus compensou algumas faltas em seu smartphone com uma quantidade razoável de bateria.

São 5.000 mAh contra 3.300 mAh, mais um motivo para que ele seja mais espesso. Nos testes práticos do TudoCelular, isso levou a incríveis 8 horas a mais de autonomia em relação ao Mi 9. Em tempo de tela, foram pouco mais de duas horas de diferença.

Porém, mesmo com mais bateria, o Zenfone 6 não rendeu muito mais que outros flagships em nossos testes, leve isso em consideração. No caso, é o Mi 9 que tem bateria pequena, mesmo.

E isso acaba se refletindo em tempo de recarga, onde o Zenfone 6 leva duas horas e meia com um recarregador rápido de 18W, contra uma hora e quinze minutos no mesmo carregador do Mi 9, que ainda tem suporte a um carregador de 27W que pode ser comprado separadamente.

O Mi 9 ainda traz o recarregamento sem fio, outra função que a Asus não vê como tão importante em um topo de linha. E o tempo de recarga do Mi 9 nessa modalidade é um dos mais rápidos disponíveis. Como um extra, o Zenfone 6 traz carregamento reverso.

Ainda assim, duração e autonomia são os mais relevantes, e o Zenfone 6 leva o ponto.

Qual tem mais bateria? Zenfone 6
Qual recarrega mais rápido? Mi 9
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TudoCelular? Zenfone 6
Qual tem mais tempo de tela Zenfone 6
Tem carregamento sem fio? Mi 9

Câmera

Em câmera, é importante levarmos em consideração testes do DxO Mark, que traz um método bem padronizado para essa avaliação. Nesse aspecto, o Mi 9 e seus 110 pontos fica um pouco acima do Zenfone 6, com 104 pontos.

Porém, uma vez que a câmera frontal do Zenfone 6 é a mesma que a traseira, essa também foi avaliada e é uma das melhores já avaliadas, ficando apenas abaixo do Galaxy Note 10+ da Samsung, por um ponto de diferença. Por isso, em matéria de DxO, eles acabam empatando.

O sensor principal, de 48 megapixels, é o mesmo para os dois aparelhos, mas o Mi 9 traz uma telefoto a mais, além da ultrawide que compõe o Zenfone 6 também. E a ultrawide do Mi 9 ainda tem melhores especificações.

Os recursos da câmera do Zenfone 6 são muito interessantes graças à resistente câmera flip, mas de uma forma geral, o Mi 9 se sai melhor. Não que a câmera da Asus seja ruim, mas o celular da Xiaomi acaba trazendo um bom modo noturno e boas fotos internas, além de menos diferença nas fotos com a ultrawide.

Por isso, em avaliação técnica, as fotos do Mi 9 são um pouco melhores que as do Zenfone 6.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi 9
Melhor DxO Mark, se tiver Ambos
Cores mais equilibradas Zenfone 6
Melhores fotos noturnas Mi 9
Melhores fotos externas Mi 9
Melhores fotos internas Mi 9

Fotos tiradas com o Asus Zenfone 6

Para vídeos, o Zenfone 6 tem recursos bem úteis como rastreamento de objetos e pessoas com a câmera flip e também estabilização eletrônica até mesmo no vídeo em 4K a 60fps, algo difícil de se ver por aí e que o Mi 9 não traz. Inclusive, consegue gravar nessa mesma qualidade em modo selfie também.

O Mi 9 também conta com a estabilização eletrônica, mas apenas até Full HD. A captura de áudio dos dois é boa. Uma única vantagem aqui para o Mi 9 é sua gravação em câmera lenta, superior à do Zenfone.

Por esses argumentos, o Zenfone 6 leva o ponto do vídeo.

Possui estabilização ótica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Zenfone 6
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo Zenfone 6

Por fim, na selfie, por mais que o Zenfone 6 mude as configurações da câmera para as fotos frontais, ainda temos um conjunto duplo de boas câmeras disponíveis, e por isso é difícil não darmos esse ponto para ele.

Além disso, o smartphone da Asus traz o flash duplo, foco PDAF e laser e a gravação em 4k para suas selfies, enquanto o Mi 9 grava em Full HD e estoura um pouco no branco nas fotos.

O ponto é do Zenfone 6.

Melhor conjunto de câmera frontal Zenfone 6
Câmera frontal grava em 4k? Zenfone 6
Melhor selfie Zenfone 6

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 9

Preço

Chegamos a um ponto importante aqui. O preço vai dar o ponto para um ou para outro aparelho dependendo da sua preferência ou não por importados. Se você resolver importar o Mi 9 perderá a garantia, mas terá um preço que faz o Mi 9 um dos melhores custo benefício em matéria de topo de linha, batendo inclusive em intermediários nacionais.

Atualmente, é possível encontrar o Mi 9 por aproximadamente 2 mil reais com frete em sites chineses, um preço bem diferente do oferecido pela Xiaomi oficialmente no Brasil, onde ele está sendo vendido por praticamente o dobro do valor.

E, entrando em preço oficial, o Zenfone 6 leva a melhor, por estar por aproximadamente 2.700 reais na loja da Asus. Mas mesmo aqui no Brasil, é possível encontrar o Mi 9 pelo preço das lojas chinesas, usando marketplaces que também importam esses produtos.

As duas fabricantes costumam derrubar bastante o preço dos seus produtos com o passar do tempo, e assim como Zenfone 5Z está a um ótimo preço agora, o Mi 8 também pode ser encontrado em boas ofertas.

No fim, o justo aqui é um empate, pois cada aparelho se sai melhor em um estilo de compra.

Qual teve melhor preço de lançamento? Zenfone 6
Qual tem melhor custo benefício? Mi 9
9 Hardware
7.1 Custo Benefício

Asus ZenFone 6

Comparar Aviso de preço
Mais Notícias

Conclusão

Por quesitos técnicos, temos a vitória do Zenfone 6, superior em praticamente tudo em relação ao Mi 9. Mas isso obviamente não é um motivo para você desistir da sua compra de um Xiaomi.

O Mi 9 é mais rápido do que o Zenfone 6 mesmo com praticamente o mesmo conjunto de hardware, e acaba tendo também uma câmera traseira melhor. Para quem exige uma tela AMOLED e gosta dos recursos da MIUI, também vai preferir o Xiaomi. É a escolha dos que querem um bom topo de linha por um preço muito bom.

Mas a solução de câmera flip da Asus é um diferencial realmente útil, e para selfies e stories vai ser uma melhor escolha. Além disso, tem uma bateria bem grande, e um bom som para ver vídeos e jogar. É a opção de quem quer um conjunto bem equilibrado.

A vitória técnica é do Zenfone 6, mas a escolha é sempre sua, e quesitos de uso como no caso das interfaces pode pesar a favor de um ou de outro. Confira aqui no site as análises completas de ambos para fazer a melhor escolha para você.

RESULTADO

Asus Zenfone 6: 7 PONTOS

  • Ótima qualidade de construção
  • Som mais potente e envolvente
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria
  • Melhor para vídeos
  • Melhores selfies
  • Bom custo benefício

Xiaomi Mi 9: 5 PONTOS

  • Melhor tela
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Melhor câmera traseira
  • Bom custo benefício

Uma pergunta complicada, mas você concorda com esse resultado? Acha que o smartphone da Asus é realmente superior ao Mi 9? Acha que valeria a pena a escolha do Xiaomi pelo seu preço inferior na importação? Deixa aí nos comentários, queremos saber o que você achou!

(atualizado em 08 de dezembro de 2019, às 07:21)

42

Comentários

Zenfone 6 vs Mi 9: bom custo benefício eles têm, mas qual é o melhor? | Comparativo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular