LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 6 não faz feio contra iPhone 11 Pro Max, Note 10 Plus e LG G8s | Comparativo de câmeras

29 de novembro de 2019 26

Depois de uma longa semana de votação, chegou a hora de descobrir quem se saiu melhor no comparativo de câmeras entre Zenfone 6, iPhone 11 Pro Max, G8s ThinQ e Galaxy Note 10 Plus, sendo estes modelos com propostas um tanto quanto diferentes mas que figuram entre os representantes de suas respectivas marcas no mercado premium brasileiro.

Vale lembrar que as fotos exibidas aqui foram submetidas a votação cega, com todos os detalhes sendo removidos para que tudo acontecesse da forma mais imparcial possível.

Especificações técnicas
iPhone 11 Pro Max Galaxy Note 10 Plus Zenfone 6 G8s ThinQ
Resolução 12 MP + 12 MP + 12 MP
wide + tele + ultrawide
12 MP + 12 MP + 16 MP + ToF
wide + tele + ultrawide
48 MP + 13 MP
wide + ultrawide
12 MP + 12 MP + 13 MP
wide + tele + ultrawide
Abertura f/1.8 + f/2.0 + f/2.4 f/1.5-2.4 + f/2.1 + f/2.2 f/1.8 + f/2.4 f/1.8 + f/2.6 + f/2.4
Tamanho do pixel 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 0.8 µm 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm
Câmera frontal 12 MP, f/2.2 10 MP, f/2.2 Flip 8 MP, f/1.9 + ToF

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação cega pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

75.44 x 159.1 x 9.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
77.8 x 158 x 8.1 mm
6.5 polegadas - 2688x1242 px
76.6 x 155.3 x 7.99 mm
6.21 polegadas - 2248x1080 px
77.2 x 162.3 x 7.9 mm
6.8 polegadas - 3040x1440 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 - Normal 1

O iPhone 11 Pro Max começa na dianteira contra o Galaxy Note 10 Plus, o que demonstra que as cores mais frias entregues pela Apple acabam agradando mais à maioria. Zenfone 6 e G8s ThinQ acabaram ficando um patamar abaixo, ao menos na votação.

Foto 2 - Ultrawide 1

Ao mudar para o campo de visão mais amplo a situação se inverteu, com o Galaxy Note 10 Plus superando os rivais por uma margem até confortável. O ótimo HDR, balanceamento de cores e controle de distorção fizeram o modelo da Samsung assumir a liderança, sendo seguido pelo iPhone 11 Pro Max.

Desta vez a decepção ficou para o Zenfone 6, que apresentou uma quantidade absurda de ruídos, ainda que o ambiente fosse consideravelmente iluminado.

Foto 3 - Zoom

No zoom de duas vezes o Galaxy Note 10 Plus levou a melhor novamente, devendo ser lembrado que o Zenfone 6 é o único dos quatro que não possui lente teleobjetiva, o que o dá desvantagem física perante os rivais neste cenário. Não é por menos foi o modelo da ASUS o último aqui.

Foto 4 - HDR

HDR é algo essencial em qualquer câmera e tem que funcionar bem especialmente quando tiramos fotos contra a luz e aqui é onde vemos o diferencial do Galaxy. Dos quatro, ele foi o único que preservou os detalhes das sombras e também o banco de madeira na qual está a nossa modelo. O Zenfone 6 também fez um bom trabalho e errou menos no contraste que o rival da Samsung. O iPhone granulou a foto, enquanto o G8s registrou a imagem mais escura.

Foto 5 - Selfie Retrato

E eis que chega o momento do Zenfone 6 brilhar. O modelo da ASUS superou os rivais de Apple e Samsung ao entregar um modo retrato mais natural, possível graças ao uso de seu mirabolante mecanismo flip. Em qualidade geral os três modelos ficaram muito próximos, com o G8s ThinQ sendo o único ponto fora da curva.

Foto 6 - Retrato

Mas não é só com a câmera "frontal" que o Zenfone 6 se destaca. O aparelho da ASUS está com um ótimo processamento para o modo retrato, sendo o único que conseguiu pegar mesmo as divisões mais difíceis (como o espaço entre a alça da bolsa e o corpo da modelo) na hora do desfoque.

Já o iPhone 11 Pro Max foi o que entregou cores mais naturais e balanceadas, o que fez muitos desconsiderarem a presença maior de erros no recorte.

Foto 7 - Macro

Em nossa primeira cena com macro enfrentamos uma situação constrangedora com o Zenfone 6, que simplesmente se recusou a focar na aranha mesmo após várias tentativas. A vitória aqui ficou para o Galaxy Note 10 Plus, que além da imagem mais nítida ainda conseguiu manter tudo perfeitamente em foco, o que não pode ser dito do segundo colocado, G8s ThinQ.

Foto 8 - Macro

Nossa segunda cena macro já era um pouco mais fácil, mas o Zenfone 6 ficou novamente em último, demonstrando que se você for do tipo que tira muitas fotos próximo ao assunto desejado é bom pensar em outro modelo. Aqui a vitória foi do iPhone 11 Pro Max, que acertou tanto no foco quanto na nitidez, permitindo ver até mesmo as fibras da flor.

Foto 9 - Zoom 5X

Aproximação de cinco vezes não é exatamente algo que você deve usar no dia a dia, mas já existem modelos com câmera voltada especialmente para isso, como o caso do P30 Pro. Mesmo sem ser esta a intenção da Apple, o iPhone 11 Pro Max superou com folga os rivais aqui, ficando o Galaxy Note 10 Plus em segundo mas bem para trás.

Foto 10 - Normal 2

Em mais um cenário com modelo, vemos o iPhone conseguindo representar melhor o tom de pele, além de manter um bom equilíbrio na foto como um todo. Galaxy Note 10 Plus também não fez feio, vindo logo em seguida, enquanto Zenfone 6 e G8s ThinQ brigam pelas posições seguintes.

Foto 11 - Ultrawide 2

Mais uma vez o Galaxy levou a melhor com sua lente ultrawide, o que reforça o bom trabalho não apenas em hardware como em software da Samsung, que liberou muitos updates focados na câmera do aparelho nos últimos meses. Curiosamente o que ficou em último aqui foi o iPhone 11 Pro Max, que começou a mostrar ruídos mais evidentes.

Foto 12 - Modo Noturno

E quando o modo noturno entra em ação? Apple venceu o nosso último comparativo, mas a Samsung vem correndo atrás lançando atualizações para melhorar o recurso no Note 10 Plus, e não é que realmente ajudou? Dos quatro ele foi o que registrou a foto mais clara, e também manteve boa qualidade geral da foto. O iPhone acabou caindo para segundo, mas ainda com a mania de amarelar fotos à noite. O Zenfone vem logo atrás, com o G8s fazendo o pior trabalho.

Foto 13 - Noite

Ao cair da noite é que a diferença entre cada câmera fica mais nítida. O Galaxy Note 10 continua fazendo um bom trabalho e foi o que registrou o máximo de detalhes das flores, e o Zenfone 6 vem logo em seguida; ele perde um pouco nas texturas, mas entregou imagem mais clara. O iPhone segue com sua mania de amarelar fotos à noite, enquanto o modelo da LG sofre com nitidez.

Foto 14 - Retrato Noturno

E se ativar o modo retrato, será que o Galaxy ainda se sai melhor? Bem, é aqui que vemos o resultado superior do iPhone 11 Pro Max, que não sacrificou o modo noturno ao desfocar o fundo do cenário e de longe foi o melhor dos quatro. Em segundo vem o Zenfone 6, que apesar da foto mais escura, teve um melhor equilíbrio de cores que o Galaxy Note 10 Plus. E mais uma vez, o modelo da LG é o que leva a pior.

Foto 15 - Selfie Noturna

E encerrando a parte de fotos temos selfie noturna. Se você é do tipo que não resiste tirar fotos na balada, é essencial que a câmera lide bem com locais com luz mais precária, mantendo o máximo de detalhes. E aqui o Galaxy Note 10 Plus sai na frente, mas não fica muito distante do Zenfone 6. Qualquer um dos dois que você escolha entregará ótima selfies noturnas. O iPhone ficou em terceiro e o G8s em último.

Fotos

Somando todas as cenas, incluindo voto dos leitores e da equipe TudoCelular, ficamos com o Galaxy Note 10 Plus em primeiro no quesito fotos, assim como havia acontecido em nosso comparativo anterior. A distância para o iPhone 11 Pro Max até aumentou um pouco, o que reforça que os últimos updates liberados pela Samsung deram resultado.

Outro que merece destaque é o Zenfone 6, que mesmo custando bem menos que os concorrentes ainda conseguiu levar a melhor em duas cenas e chegar bem próximo à pontuação do vencedor em algumas outras, o que mostra o bom trabalho da ASUS especialmente no modo retrato e fotos de pessoas em geral.

A grande decepção fica para o G8s ThinQ, que mesmo sendo quase tão caro quanto o Galaxy Note 10 Plus fica muito atrás do modelo da Samsung em todos os cenários, se saindo bem apenas nas fotos macro mas nem assim conseguindo levar a melhor.

Vídeos

Ao gravar em locais abertos e com muita luz, a disputa fica bastante acirrada entre os modelos do nosso comparativo. O iPhone sai um pouco à frente com estabilização mais eficiente e foco mais ágil, mas a diferença é pequena para o modelo da Samsung. O Zenfone 6 vem em terceiro, enquanto o G8s ThinQ mais uma vez fica em último com o foco mais lento.

O mesmo se repete ao gravar vídeos à noite. O iPhone tem a imagem com menos ruídos, seguido do Galaxy. O Zenfone 6 tem a imagem mais escura, porém com muito menos ruídos que o rival da LG que fica em último.

O Zenfone 6 tem a vantagem de usar o mesmo conjunto ao gravar com a frontal, o que mantém a mesma boa qualidade. Aqui ele fica bastante próximo do iPhone, que é o melhor dos quatro. O modelo da Apple tem lente mais ampla, porém com o Zenfone você pode usar a ultrawide, mas não poderá gravar em 4K a 60 fps com ela.

Filmar no escuro com a frontal dá vantagem ao celular da ASUS pela possibilidade de uso do flash, enquanto Apple e Samsung brigam pela segunda posição. A LG parece que não se esforçar em nenhum momento e o G8s ThinQ entrega a pior filmagem em qualquer situação. Na captura de áudio, iPhone e Galaxy também são os melhores.

Conclusão

Em nosso comparativo anterior tivemos uma disputa acirrada entre Apple e Samsung, com o Galaxy Note 10 Plus levando a melhor em fotos e iPhone 11 Pro Max ficando na cola e levando a melhor em vídeos. De lá para cá, Samsung liberou atualizações para o Note 10 que melhorou a sua câmera e neste comparativo vimos uma diferença maior entre os dois.

O Zenfone 6 se destaca quando a câmera frontal entra na disputa. Ele acaba se igualando com os rivais mais caros e até supera em selfies com o modo retrato. Com a filmadora sendo usada como frontal é aí que ele realmente bate de frente com Galaxy e iPhone. E se considerarmos que o preço é muito menor, realmente essa jogada de usar câmera flip foi uma decisão esperta da ASUS.

Para os fãs da LG não temos boas notícias. O novo flagship da marca foi o pior em quase todos os cenários. Sua câmera está longe de ser ruim, mas não consegue competir com os melhores do mercado, e se levarmos em consideração que o G8s ThinQ é mais caro que o Zenfone 6, realmente acaba sendo decepcionante o que ele entrega.

(atualizado em 06 de dezembro de 2019, às 12:51)

26

Comentários

Zenfone 6 não faz feio contra iPhone 11 Pro Max, Note 10 Plus e LG G8s | Comparativo de câmeras
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular