LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS anuncia novas placas ROG Crosshair e ROG Strix para CPUs AMD Ryzen 5000

08 de outubro de 2020 2

A AMD anunciou hoje seus novos processadores Ryzen 5000, baseados na arquitetura Zen 3, e para acompanhar os lançamentos, a ASUS acaba de revelar duas placas-mãe preparadas para a nova geração do time vermelho. Ainda que mantenham os mesmos chipsets X570 e B550 dos modelos anteriores, as placas ROG Crosshair VIII DARK HERO e ROG Strix B550-XE chegam com sistema de alimentação mais robusto e diversas novidades.

ASUS ROG Crosshair VIII DARK HERO

A mais robusta das novidades, a ROG Crosshair VIII DARK HERO chega baseada no chipset X570, mas adotando um design de fases de 14+2 com estágios de titânio capazes de suportar até 90A. A CPU é alimentada por um conector de 8+4 pinos, e um grande heatsink interconectado fica responsável pela refrigeração dos VRMs. O socket também se mantém igual ao da geração anterior, o AM4, sendo acompanhado de 4 slots para módulos de memória DDR4.

A ROG Crosshair conta ainda com três slots PCI-E 4.0 x16, um slot PCI-E 4.0 x1, dois slots M.2 preparados para SSD com suporte a PCI-E 4.0, 8 conectores SATA III, dois USB 2.0, um USB 3.0 e um USB 3.2 Gen 2. Na parte de conexões, temos 12 portas USB, sendo 8 do tipo 3.2 Gen 2 e 4 do tipo 3.1 Gen 1. Há também Wi-Fi 6 com antena externa, duas portas Gigabit Ethernet e um conector P2 HD de 7.1 canais.


Como não poderia deixar de ser, há personalização via iluminação RGB, que pode ser configurado através do programa AURA Sync da fabricante, e para a alegria de muitos não há mais uma ventoinha dedicada para o chipset, completando o visual premium da placa.

ASUS ROG Strix B550-XE

Placa intermediária premium da ASUS, a ROG Strix B550-XE, como o nome sugere, utiliza o chipset B550. O sistema de alimentação é bastante parecido com o da irmã mais potente, trazendo 14+2 fases e conexão 8+4 para alimentação da CPU. A diferença fica por conta das estágios de energia, que apesar de também serem feitos em titânio, estão limitados a correntes entre 50A e 60A. Ainda assim, os VRMs mantém o grande heatsink interconectado, e temos 4 slots para módulos DDR4.

Em expansão, a Strix B550-XE traz três slots PCI-E 4.0 x16, dois PCI-E 4.0 x1 e duas conexões M.2 para SSDs PCI-E 4.0, mas o número de portas SATA III é reduzido para 6. Em conexões, temos as mesmas configurações da ROG Crosshair, incluindo suporte a Wi-Fi 6. A ventoinha do chipset também foi abandonada por aqui, mas infelizmente ainda há uma para os VRMs. Além disso, as opções de personalização com iluminação RGB também estão presentes.

Até o momento, não foram divulgados informações sobre preço e disponibilidade das novas placas. O mais provável, porém, é que ambas cheguem ao mercado somente quando a família AMD Ryzen 5000 começar a ser vendida.


2

Comentários

ASUS anuncia novas placas ROG Crosshair e ROG Strix para CPUs AMD Ryzen 5000
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 153.214 mortes em 5.200.300 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review