LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 11 e Galaxy S21 Plus enfrentam ROG Phone 3 e Legion Phone Duel | Comparativo de câmeras

04 de abril de 2021 34

Depois de uma semana de votação finalmente chegou a hora de revelar qual foi o celular vencedor em nosso comparativo de câmeras envolvendo Samsung Galaxy S21 Plus, Lenovo Legion Phone Duel, Asus ROG Phone 3 e Xiaomi Mi 11. Será que os celulares gamer estão evoluindo em câmera ou ainda perdem para modelos mais convencionais?

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia capturado cada foto para garantir, assim, o máximo de imparcialidade.

Especificações técnicas
Mi 11 Galaxy S21+ ROG Phone 3 Legion Duel
Resolução 108 MP + 13 MP + 5 MP 12 MP + 64 MP + 12 MP 64 MP + 13 MP + 5 MP 64 MP + 16 MP
Abertura f/1.85 + f/2.4 / f/2.4 f/1.8 + f/2 + f/2.2 f/1.8 + f/2.4 + f/2 f/1.9 + f/2.2
Tamanho do pixel 0.8 µm + 1.12 µm + 1.12 µm 1.8 µm + 0.8 µm + 1.4 µm 0.8 µm 0.8 µm
Câmera frontal 20 MP, f/2.4 10 MP, f/2.2 24 MP, f/2 20 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

78 x 171 x 9.85 mm
6.59 polegadas - 2340x1080 px
75.6 x 161.5 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
78.5 x 169.2 x 9.9 mm
6.65 polegadas - 2340x1080 px
74.6 x 164.3 x 8.06 mm
6.81 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 - Selfie retrato

Começamos o nosso comparativo com um tipo de foto que a maioria ama: selfie com modo retrato. Aqui já vemos uma nítida diferença entre os competidores. Em primeiro vem o Galaxy S21 Plus com a selfie mais equilibrada em nitidez, cores e desfoque de fundo. O Mi 11 também se saiu bem neste cenário e ficou em segundo. Aqui é onde a Asus mostra que ainda precisa evoluir, e o ROG Phone 3 registrou a pior selfie dos quatro.

Foto 2 - Modo retrato diurno

Ainda falando de modo retrato, quem será que leva a melhor ao desfocar o fundo com a câmera traseira? É aqui que a Xiaomi dá o troco na Samsung e o Mi 11 registra a melhor imagem. A foto do Mi 11 apresentou o melhor equilíbrio entre detalhes, cores e poucos erros no desfoque, deixando o S21 Plus em segundo colocado. O Legion teve o efeito mais artificial, mas ainda conseguiu ser melhor que a foto do ROG com efeito retrato quase inexistente.

Foto 3 - HDR

Será que os celulares gamer vão sempre ficar em último? Para a nossa surpresa, o Legion e o ROG desbancaram o Mi 11 em fotos com HDR contra o sol. O modelo da Xiaomi foi o que mais sofreu para compensar a luz e salvar nossa modelo de ser ofuscada pelo excesso de claridade no fundo. O Galaxy S21 Plus foi o melhor neste comparativo e entregou uma imagem mais equilibrada do que o Legion que ficou em segundo.

Foto 4 - Teleobjetiva

E se usarmos o zoom para chegar mais perto da nossa modelo, será que o resultado muda? O celular da Samsung ainda continua na dianteira, mostrando que ao usar zoom o bom equilíbrio visto anteriormente não foi sacrificado. Porém, aqui vemos o Mi 11 passar o ROG, mostrando que o da Asus não lida bem com o zoom digital. O Legion mantém sua vice-liderança com a segunda melhor foto.

Foto 5 - Ultrawide

Quem não ama fotografar belas paisagens? Alguns celulares conseguem capturar imagens mais amplas, mas nem sempre registram todos os detalhes ou capturam as cores como elas realmente são. Esse é mais um ponto que a Samsung manda bem e o S21 Plus registra a melhor foto. O Mi 11 perdeu um pouco dos detalhes nas sombras, mas fica logo atrás do modelo coreano. ROG e Legion ficam para trás, com o modelo da Lenovo ficando em último colocado pela primeira vez.

Foto 6 - Zoom 10x

Ainda no mesmo cenário decidimos dar zoom de 10x, para tentar capturar uma foto da nossa modelo que estava distante. É aqui onde a câmera teleobjetiva do Galaxy faz diferença e temos a imagem mais nítida dos quatro. O Mi 11 não traz uma câmera dedicada para zoom, mas o seu sensor de 108 MP consegue ampliar a foto a ponto de ainda entregar um resultado decente. Já o ROG e o Legion ficam empatados com fotos realmente ruins.

Foto 7 - Contraste longe

Nem todo celular consegue fazer um bom equilíbrio entre zonas claras e escuras, ter um bom contraste garante que as cores saiam como devem ser, sem excesso de saturação ou completamente apagadas. Samsung pecava nisso nas gerações anteriores, mas aprendeu a lição. O S21 Plus é o mais equilibrado, deixando o Mi 11 em segundo. O ROG exagerou na exposição, enquanto o Legion abusou da saturação.

Foto 8 - Macro

E qual é o melhor celular para macros? Dos quatro aparelhos do nosso comparativo, apenas dois possuem câmera dedicada para macros e foram justamente os dois que ficaram em último. Ironia? S21 Plus e Legion ficaram quase empatados com a foto mais nítida, mas acabamos dando vitória para o da Samsung por não exagerar na saturação. Tudo bem que isso pode ser corrigido na edição, mas será um trabalho a menos que você terá.

Foto 9 - Sob a sombra

O S21 Plus venceu no contraste por escurecer bem os pontos das fotos que precisam ser escuros, mas é em fotos tiradas na sombra que vemos isso como algo ruim. Ele acabou matando alguns detalhes que foram capturados pelo Mi 11, o que faz o modelo da Xiaomi levar mais uma vitória neste comparativo. Ainda assim, o Galaxy ficou à frente do Legion, enquanto o ROG mais uma vez amarga a última posição.

Foto 10 - Contraste perto

Decidimos tentar mais um comparativo focado no contraste só para ter certeza de que a Samsung realmente é a melhor. Desta vez fotografamos algo mais próximo, para ver como cada câmera lida com os ajustes do que está no fundo, e não teve jeito o S21 Plus levou a melhor. O Mi 11 vem em segundo com foto quase tão boa quanto a do rival coreano, deixando o ROG em terceiro e o Legion em último.

Foto 11 - Entardecer

Vamos deixar as fotos claras de lado e passar para situações com luz mais precária. Qual é melhor para fotografar ao entardecer? O Galaxy S21 Plus não manda bem só em cenários com boa luz, mas também é o melhor para registrar fotos em locais mais escuros. Esperávamos ver o Mi 11 ficar em segundo já que a Xiaomi acertou em outros neste tipo de cenário, mas foi o ROG que levou a medalha de prata, enquanto o Legion ficou em terceiro.

Foto 12 - Noturna auto

O Galaxy S21 Plus vem vencendo praticamente todos os comparativos, mas em cenários noturnos com luz de fundo vemos que o top coreano acabou perdendo nitidez, o que deu margem para o ROG registrar a melhor foto e levar a sua primeira vitória. Mais uma vez esperávamos ver o Mi 11 vencer, mas parece que a Xiaomi não regulou corretamente o seu software para tirar bom proveito do avançado sensor que possui. O Legion ficou em último com a pior foto.

Foto 13 - Selfie retrato noturno

Samsung levou a melhor em selfie com efeito retrato no comparativo de dia, mas será que também leva a vitória com foto noturna? O S21 Plus até tentou, mas acabou cedendo o primeiro lugar para o Legion. Quem diria que um celular gamer que não tem foco em câmera venceria um dos maiores lançamentos de 2021? Em terceiro vem o Mi 11 seguido do ROG com a pior selfie.

Foto 14 - Retrato noturno

E foto retrato com a câmera traseira? O software do S21 Plus acaba escurecendo as imagens nestes casos, problema que deve ser corrigido futuramente. Com isso, o Mi 11 sai na frente e registrou a melhor foto, apesar de apresentar um nível acentuado de ruídos. O Legion foi até melhor nisso, mas tentou tanto limpar os ruídos da foto que matou todos os detalhes, mas ainda leva a medalha de prata, já que o ROG foi de longe o pior dos quatro.

Foto 15 - Modo noturno

Por fim, foto à noite com o modo noturno ativado. O Galaxy S21 Plus e o ROG fizeram o melhor trabalho, com o da Samsung preservando mais os detalhes distantes. Xiaomi já nos impressionou anteriormente com o Mi 10 Ultra, mas o Mi 11 faz apenas um trabalho decente, o que acabou por levá-lo para a última posição juntamente com o Legion.

Resultado das fotos

Depois de 15 comparativos de fotos, quem levou a melhor? Ainda resta dúvida para você? O Galaxy S21 Plus ficou muito acima dos rivais e registrou a melhor foto em 10 cenários, enquanto o Mi 11 ficou em segundo colocado com três vitórias. É... não tem como negar que os celulares gamer ainda decepcionam em câmera, mas é interessante ver que o Legion se saiu melhor que o ROG em muitos casos.

Ordem dos mais votados

  1. Samsung Galaxy S21 Plus: 32,3% dos votos
  2. Xiaomi Mi 11: 24,7% dos votos
  3. Lenovo Legion Phone Duel: 23,9% dos votos
  4. Asus ROG Phone 3: 19,1% dos votos
Vídeos

E nos vídeos? Será que a história muda? O Legion é o único deste comparativo que não grava vídeos em 8K. O S21 Plus até filma nessa resolução, mas apenas a 24 fps, enquanto o Mi 11 e ROG Phone 3 alcançam até 30 fps para maior fluidez.

O Galaxy S21 Plus levou a melhor em fotos e também conquista a vitória em vídeos. Ele grava com alta qualidade, tem bom sistema de estabilização, foco ágil e captura áudio mais limpo que os demais. O top coreano até sofre com ruídos em filmagens noturnas, mas os outros três também pecam nisso – especialmente o Legion que tem os piores vídeos noturnos.

O Mi 11 é capaz de capturar bons vídeos, tem sistema de estabilização eficiente, mas o foco automático é problemático e você terá que tocar na tela do celular para que ele saiba onde deve focar. As gravações noturnas são decentes, a frontal é um pouco pior que a do Galaxy, assim como a captura de áudio.

O ROG Phone 3 pode ter apanhado em fotos, mas vence o Legion em vídeos com boa folga. Com o da Asus você terá filmagens mais nítidas, com menos tremidos e foco mais ágil. O problema do ROG é que os vídeos saem escuros à noite, sendo necessário ficar próximo de uma fonte de luz, mas ele até acaba sofrendo menos com ruídos que os demais. Já o da Lenovo perde para os demais do comparativo em praticamente tudo.

Conclusão

Se você quer um celular gamer com boa câmera, então a situação está complicada. Nem o ROG Phone 3 e nem o Legion Phone Duel chegam a impressionar... e muitas vezes até decepcionam. São celulares caros que possuem câmeras inferiores a muito celular convencional que custa metade.

Infelizmente, não tem para onde correr. Quem curte fotos terá que investir em um celular mais convencional, como o Galaxy S21 Plus que entrega a experiência mais completa. Ele é ótimo para registrar fotos e gravar vídeos.

Mas se faz questão de ter um celular gamer, o ROG Phone 3 seria a melhor aposta. Ele até perdeu para o Legion em algumas fotos, mas tem melhor filmadora e no final entrega a experiência mais balanceada.

(atualizado em 17 de abril de 2024, às 10:42)

34

Comentários

Mi 11 e Galaxy S21 Plus enfrentam ROG Phone 3 e Legion Phone Duel | Comparativo de câmeras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista