LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ROG Phone 3 vs Legion Phone Duel: qual é o melhor celular gamer do Brasil? | Comparativo

11 de abril de 2021 23

ROG Phone 3 e Legion Phone Duel são os mais avançados celulares gamer que você pode encontrar oficialmente no Brasil neste momento.

Mas se colocarmos os dois lado a lado, qual deles leva a coroa de melhor smartphone para jogos do mercado nacional? Fique ligado, que você vai saber a resposta ao longo deste Comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo
Design

ASUS ROG Phone 3

A ASUS resolveu não modificar muito o ROG 3 em comparação ao seu antecessor, ao manter mesmo tamanho e peso. Isso significa que aqui você não encontrará grandes inovações de design, ele segue com bordas do mesmo tamanho em cada extremidade e corpo de metal, com acabamento em vidro. Esta última parte não é diferente no rival, mas a Lenovo resolveu arrojar e criou um visual próprio para o uso em paisagem, ou seja, com o dispositivo sempre na horizontal.

Essa proposta fez com que várias alterações fossem feitas para facilitar o uso na horizontal, entre elas estão as câmeras traseiras no meio do celular e a frontal retrátil na lateral. Isso facilita para você segurar o celular com as duas mãos, sem precisar se preocupar se estará cobrindo a câmera ou não, e as bordas aqui também são mais finas que no rival da ASUS.

Lenovo Legion Phone Duel

Os dois se assemelham ainda na presença de biometria sob a tela e nas luzes em LED, que não podem faltar em um smartphone para jogos. De ambos os lados, você também poderá encontrar botões de pressão para fazer a função dos tradicionais gatilhos.

O visual da Lenovo inova mais que o rival, por isso fica com o nosso primeiro ponto do Comparativo.

Melhor construção Ambos
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Ambos
Qual é mais leve e mais fino? Legion Phone Duel

78 x 171 x 9.85 mm
6.59 polegadas - 2340x1080 px
78.5 x 169.2 x 9.9 mm
6.65 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A tela costuma ser uma das principais preocupações do público gamer, neste ponto os dois modelos conseguem atrair muito bem o consumidor. Cada um entrega um display Super AMOLED, com tamanho praticamente igual e taxa de atualização de 144 Hz. Basicamente, você terá imagens fluidas e rápidas independentemente do aparelho escolhido, mas o sensor de toque no painel do ROG ainda tem uma velocidade superior à encontrada no Legion.

Uma característica que pode ser um problema no Lenovo é a posição do leitor biométrico. Ele está mais próximo da borda inferior e muitas vezes não entrega a precisão que o usuário necessita. Por mais que o contraste seja satisfatório e o aproveitamento frontal fique melhor no Legion Phone Duel, o brilho mais forte da ASUS mostra uma preocupação maior da taiwanesa nessa característica.

O ROG 3 deixa tudo empatado com o seu primeiro ponto.

Melhor tecnologia de tela Ambos
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Ambos
Tela de Hz elevada? ROG Phone 3
Qualidade geral da tela ROG Phone 3

Som


Quando chegamos em som, o cenário visto em tela se repete. A Lenovo implantou alto-falantes de nível elevado, com potência sonora que supera rivais no mercado mais convencional. Os médios aqui são bem definidos e acompanhados de um grave encorpado.

Mas o ROG Phone 3 segue imbatível nos nossos testes até o momento, ele foi o modelo que registrou a melhor qualidade sonora que já vimos em um celular. O som é balanceado com graves bem fortes, além de ter um modo externo para dar uma turbinada no volume se você estiver em local com grande ruído.

Se for considerar os celulares focados em jogos no geral, certamente o Legion não vai te decepcionar em áudio, mas não chega a bater o concorrente da ASUS. Os dois ainda não entregam conector físico para ligar fones de ouvido, o que obriga a você comprar um acessório sem fio, caso queira ouvir seu jogo sem que ninguém ao redor escute.

A qualidade de som acaba por dar uma nova vitória ao ROG, que vira o jogo por enquanto.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum
Qualidade sonora geral ROG Phone 3

Sistema


Diferente do que encontramos em muitas interfaces de celular comum, os sistemas presentes em ROG 3 e Legion Phone Duel já possuem várias modificações, para abrigar recursos focados no público gamer e permitir melhor fluidez. A ROG UI tem extras como o Game Genie, para controlar a jogatina, ou ainda o Armoury Crate, onde fica a experiência gamer com os controles de uso dos componentes e a temperatura.

Por outro lado, a Legion OS se destaca pelo Lenovo Lab, uma ferramenta que permite até ativar o suporte a periféricos, como teclado e mouse, diretamente no seu celular. A personalização de software da empresa ainda permite ao usuário escolher uma versão mais limpa, quando liga o smartphone pela primeira vez.

Um ponto negativo que conta para ambos é sair com Android 10 da caixa. Pelo desenrolar dos testes, é bem provável que o aparelho da ASUS receba o Android 11 antes do rival, mas o futuro ainda é incerto dos dois lados.

Cada sistema entrega sua personalização diferente e não peca na fluidez, então temos um empate.

Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Nenhum

Desempenho


Por serem dispositivos voltados a um tipo de usuário mais exigente, é normal que você espere desempenho acima da média em ambos os casos. E você não está enganado, o Snapdragon 865 Plus é a plataforma que vem equipada na dupla de celulares e mandou bem nos nossos testes de velocidade.

Mas o destaque ficou para o Legion Phone Duel, que se tornou o smartphone Android mais rápido que já experimentamos e precisou de cerca de nove segundos a menos para completar o processo.

Em benchmarks, apesar de terem o mesmo chipset, o modelo da Lenovo voltou a mostrar para que veio e conseguiu fechar com resultados bem melhores no AnTuTu e ligeiramente superiores no Geekbench. Já nos jogos, como era de se esperar, todos rodaram com ótima fluidez em ambos os aparelhos, com qualidade sempre no máximo, como PUBG Mobile e Mortal Kombat.

Por ter se tornado o celular Android mais rápido que já passou por aqui, o ponto em desempenho vai para o Legion Phone Duel.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Legion Phone Duel
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? Legion Phone Duel
Qual o processador mais atualizado? Ambos
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Nenhum
Qual tem mais armazenamento? ROG Phone 3

Bateria


Será que o rendimento de celulares tão poderosos é pequeno em bateria? Olha, se depender dos testes que realizamos, você terá duração de longas horas para jogar à vontade. O ROG 3 soube explorar bem os 6.000 mAh e registrou mais de 25 horas de tempo de uso, pouco mais de seis horas superior ao concorrente.

Na hora de recarregar, o modelo taiwanês leva quase duas horas para realizar o processo, enquanto o Legion é mais rápido ao encher até 100% em menos de uma hora e meia. Mesmo assim, pelo que entrega, não é decepcionante o tempo a mais aguardando pelo ROG na tomada.

O celular gamer da ASUS leva o ponto em bateria.

Qual tem mais bateria? ROG Phone 3
Qual recarrega mais rápido? Legion Phone Duel
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? ROG Phone 3
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmera

Como já era de se esperar de smartphones para jogos, o forte não é o conjunto de câmeras. O da Lenovo tem um sensor principal e um ultrawide em seu módulo traseiro, enquanto o da ASUS ainda vem com uma terceira lente macro.

Sobre as fotos na câmera primária, a qualidade é mais básica para os dois lados, com boas imagens durante o dia e falhas conforme as condições de ambiente ficam mais difíceis. O modo retrato ainda foi um ponto melhor para o ROG que o Legion

A ultrawide dos dois lados ajuda a ampliar a quantidade de informações capturadas, mas temos as quedas de qualidade já esperadas em locais mais escuros, além do tom suavizado no caso da lente do ROG Phone 3. Por último, está a macro inserida pela ASUS. Ela tem foco fixo, o que impede de chegar muito perto, mas não deixa de ser uma opção que não está presente no concorrente.

O ROG 3 vence aqui por ter um conjunto mais variado.

Melhor conjunto de câmera traseira ROG Phone 3
Melhores fotos noturnas Ambos
Conjunto mais versátil ROG Phone 3
Melhor ultrawide ROG Phone 3
Melhor teleobjetiva Nenhum
Melhor macro ROG Phone 3
Melhor desfoque Nenhum

Fotos tiradas com o ASUS ROG Phone 3

Em gravação de vídeo, a vantagem do ROG Phone 3 é bem mais larga sobre seu adversário. A ASUS manteve a capacidade do chip de permitir filmagens em 8K a 30 fps, além de entregar quatro microfones para captar um som mais limpo.

Isso já não acontece com o Legion, que fica limitado a 4K a 30 fps, com queda expressiva durante a noite e captura de áudio abaixo da média. O ROG ainda tem foco mais ágil e sofre menos com tremidos.

Este é um ponto confortável para o ROG 3.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? ROG Phone 3
Melhor em vídeo ROG Phone 3

Fotos tiradas com o Motorola Legion Phone Duel

O resultado das selfies da dupla é satisfatório para os dois lados, mas pecam nas mesmas situações. Faltam detalhes nas fotos frontais dos dois, além de precisarem de uma fonte de luz para que as fotos não fiquem com uma qualidade ainda pior. Em vídeos com a câmera da frente, os dois ficam restritos à resolução Full HD a 30 fps.

Sem destaque para nenhum lado, damos um empate em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4K? Nenhum
Melhor selfie Nenhum

Preço

Chegamos no ponto-chave do Comparativo, que é o preço. O Legion Phone Duel chegou ao país com quatro meses de diferença do ROG Phone 3. Pelas situações econômicas que o Brasil enfrenta, a demora acabou significando um valor de lançamento mais caro. Enquanto a ASUS trouxe o seu celular gamer por R$ 6.500, a Lenovo cobrou um custo de R$ 7.200 no seu modelo.

Neste momento, o ROG 3 já pode ser encontrado em varejistas por R$ 5.300, contra algo em torno de R$ 6 mil do rival. R$ 700 acaba por ser uma diferença expressiva no bolso do consumidor e não vale a pena desembolsar a mais para comprar o Legion, caso precise escolher entre os dois.

O dispositivo da ASUS ganha o último ponto deste duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento? ROG Phone 3
Qual tem melhor custo-benefício atual? ROG Phone 3

Conclusão

Apesar da vitória do ROG 3 no nosso comparativo, temos vantagens bem definidas para o Legion Phone Duel. Elas incluem o design mais chamativo e ousado, ao apostar em algo voltado ao uso na horizontal, e o desempenho que por enquanto leva a coroa entre os celulares Android nos nossos testes.

Já o smartphone gamer da ASUS se destaca pela sua tela superior, uma bateria que chega a render mais de um dia completo e o preço competitivo no mercado, o que faz a diferença na hora da compra.

RESULTADO

ASUS ROG Phone 3: 8 PONTOS

  • Melhor em tela
  • Melhor em som
  • Empate em software
  • Melhor em bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Empate em selfies
  • Melhor custo-benefício

Lenovo Legion Phone Duel: 4 PONTOS

  • Melhor design
  • Empate em software
  • Melhor desempenho
  • Empate em selfies

Para você, qual é o melhor celular gamer disponível no Brasil? Você possui algum deles para relatar a sua experiência? Pode interagir com a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 17 de abril de 2024, às 10:42)

23

Comentários

ROG Phone 3 vs Legion Phone Duel: qual é o melhor celular gamer do Brasil? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista