LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ROG Phone 5 vs iPhone 12 Pro Max: celular gamer bate mais rápido da Apple? | Comparativo

21 de junho de 2021 48

O ROG Phone 5 é considerado o melhor celular gamer da atualidade. Já o iPhone 12 Pro Max se tornou o smartphone mais rápido do momento, segundo os nossos testes. Neste duelo de gigantes, qual top de linha leva a melhor? É o que veremos agora, em mais um Comparativo.

Índice do Comparativo

Design

ASUS ROG Phone 5

Começando pelo visual, a ASUS reduziu as bordas do seu novo celular gamer e deixou a aparência mais sóbria, para se adaptar a usos além dos games. Ele agora não tem mais aquela saída de ar chamativa na traseira, apenas o tradicional logo RGB customizável. Se tivemos muitas mudanças no design do ROG Phone 5, o iPhone 12 Pro Max manteve o visual do seu antecessor.

O notch continua no formato retangular, apesar de ligeiramente menor. A traseira também manteve o conjunto de câmeras no estilo cooktop. Temos duas laterais de metal, com alumínio para o ROG e aço no acabamento do iPhone. As tampas são feitas de vidro com Gorilla Glass para aumentar a proteção. A “Maçã” segue sem colocar uma biometria física no seu aparelho, enquanto a ASUS inseriu o leitor sob a tela.

Apple iPhone 12 Pro Max

A taiwanesa ainda manteve a segunda porta USB-C mais potente na lateral, com suporte a DisplayPort 1.4. Por outro lado, a americana aposta na tecnologia MagSafe, que pode conectar acessórios por suporte magnético. O iPhone também é o único com resistência a água e poeira.

O ROG trouxe mais mudanças visuais e marca o ponto.

Melhor construção

iPhone 12 Pro Max

Slot é híbrido ou não?

ROG Phone 5

Possui alguma resistência?

iPhone 12 Pro Max

Melhor solução do notch

ROG Phone 5

Melhor solução da biometria

ROG Phone 5

Qual é mais leve e mais fino?

iPhone 12 Pro Max

77 x 173 x 10 mm
6.78 polegadas - 2448x1080 px
78.1 x 160.8 x 7.4 mm
6.7 polegadas - 2778x1284 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Apesar de dimensões bem diferentes, as duas telas têm tamanhos praticamente iguais, na faixa de 6,7 polegadas. Mas a ASUS foi a que ousou mais, ao colocar um painel AMOLED com taxa de 144 Hz e reprodução de mais de 1 bilhão de cores, o que agrada ainda mais aos gamers. Por outro lado, a Apple se manteve conservadora e deixou apenas 60 Hz no display OLED do seu top de linha.

Ao menos, o brilho é bem alto e chega a superar o rival taiwanês, sem afetar na qualidade das cores. O iPhone traz HDR10 e Dolby Vision como tecnologias para aumentar a qualidade de vídeos, enquanto o ROG entrega HDR10+ para melhorar a experiência em streamings.

Pode não parecer, mas o aproveitamento frontal do iPhone ainda é um pouco maior. Para completar, os dois entregam proteção máxima no vidro. Temos aqui Gorilla Glass Victus do lado da ASUS, e Ceramic Shield para a Apple.

O AMOLED ainda é superior ao OLED e dá o ponto ao ROG Phone.

Melhor tecnologia de tela

ROG Phone 5

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

iPhone 12 Pro Max

Tela de Hz elevada?

ROG Phone 5

Qualidade geral da tela

ROG Phone 5

Som


O som é mais uma característica que os dois celulares capricham. Tanto o ROG como o iPhone oferecem áudio com bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, com qualidade acima da média dos demais smartphones do mercado. A dupla também usa o alto-falante de chamadas como canal secundário, para um conjunto estéreo.

O 12 Pro Max só peca ao não contar com a mesma potência nessa saída como a inferior. Já a ASUS tem a vantagem de reconhecer elementos em jogos compatíveis e traduzir em vibrações no sistema sonoro. Os aparelhos aqui não vêm com fone de ouvido na caixa, mas ao menos o dispositivo gamer possui conector físico para você encaixar o acessório.

A ASUS entrega mais diferenciais e anota outro ponto.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

ROG Phone 5

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

ROG Phone 5

Sistema


Em sistema, temos o clássico duelo entre Android e iOS. Do lado da ASUS, vemos um Android 11 nativo com ótima fluidez nas animações e sem engasgos durante as transições entre apps. A interface dá a opção de customizar gestos, gatilhos e captura de tela, além de ter gerenciamento mais fino de consumo de bateria. Sem contar o Armouty Crate, uma ferramenta para acessar toda a parte gamer do ROG 5. Isso inclui jogos, velocidade de tela e qualidade gráfica, por exemplo.

Por outro lado, a plataforma da Apple tem como novidade os widgets e boa rapidez na navegação, com os mesmos recursos que os demais iPhones fornecem. A vantagem dela é ter cinco anos de atualizações de software, o que dá uma grande longevidade aos smartphones. Ah, e não podemos nos esquecer que ambos suportam a rede 5G.

Em condições normais, o iOS certamente venceria um embate contra o Android. Mas a interface do ROG voltada a gamers permite uma série de recursos extras, fora a fluidez das animações pelos 120 Hz. Damos um empate.

Sistema bem atualizado?

iPhone 12 Pro Max

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 12 Pro Max

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

ROG Phone 5

Suporte a 5G

Ambos

Desempenho


Em desempenho, o duelo é entre as plataformas Snapdragon 888 e A14 Bionic. E nessa briga, a Apple levou a melhor. Nos nossos testes de velocidade, o iPhone 12 Pro Max se trata do celular mais rápido já experimentado pelo TudoCelular até o momento. O tempo foi cerca de 18 segundos a menos que o rival da ASUS.

Em benchmarks, o ROG 5 conseguiu superar o concorrente no AnTuTu. Porém, no Geekbench a diferença foi muito favorável ao iPhone. Já em jogos, o celular da Apple consegue rodar qualquer título com a máxima qualidade possível, mas só o taiwanês explora melhor os games que são compatíveis com até 144 fps.

Por ser o celular mais rápido do momento, o iPhone 12 Pro Max leva o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 12 Pro Max

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

ROG Phone 5

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

ROG Phone 5

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 12 Pro Max

Bateria


Enquanto o ROG 5 ostenta uma bateria de 6.000 mAh, o iPhone reduziu a capacidade para esta geração, para deixar o corpo mais leve e sem esquentar tanto. Não é uma surpresa que temos uma autonomia bem menor no dispositivo da Apple. A vantagem da ASUS é de mais de 8 horas de duração total.

O smartphone gamer também consegue um carregamento completo muito mais rápido que o rival. Este leva menos de uma hora para chegar nos 100%, contra quase duas do 12 Pro Max. Efeito do adaptador de tomada de 65 W que vem com o ROG. Já o iPhone nem carregador traz mais na caixa.

Com folga, a ASUS leva mais um ponto.

Qual tem mais bateria?

ROG Phone 5

Qual recarrega mais rápido?

ROG Phone 5

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

ROG Phone 5

Tem carregamento sem fio?

iPhone 12 Pro Max

Câmera

Como já sabemos, câmera não costuma ser o forte de celular gamer, e não é diferente com o ROG 5. O conjunto é o mesmo do antecessor, que acaba por tirar fotos inferiores que as registradas pelo iPhone 12 Pro Max. Mesmo com 12 MP de resolução, a Apple consegue capturar mais detalhes e menos ruídos que os 64 MP do modelo rival, mesmo ainda longe da perfeição. E mais: à noite, o ROG sofre com fotos escuras e compromete o contraste quando tem luz de fundo. Já o sensor maior da Maçã registra imagens mais claras mesmo em locais com pouca iluminação.

Os dois aparelhos têm queda de qualidade quando passamos para a ultrawide. A perda de nitidez acontece nos dois lados, mas é um pouco mais perceptível no celular taiwanês. Sem contar que o iPhone sofre menos à noite do que o concorrente. As diferenças de conjunto acontecem quando chegamos no terceiro sensor. A ASUS preferiu um macro, que até tem boas imagens, mas fica limitado pela falta de foco automático. Do outro lado, a Apple optou pela lente telefoto, que chega a um zoom óptico de 2,5 vezes para tirar fotos de longe com alta qualidade.

O ponto fica com o iPhone.

Melhor conjunto de câmera traseira

iPhone 12 Pro Max

Melhores fotos noturnas

iPhone 12 Pro Max

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

iPhone 12 Pro Max

Melhor teleobjetiva

iPhone 12 Pro Max

Melhor macro

ROG Phone 5

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o ASUS ROG Phone 5

O iPhone chega com suporte a vídeos em 4K em todas as suas câmeras, enquanto o ROG só dá a possibilidade na principal e na ultrawide. É verdade que o celular gamer também pode gravar em 8K, mas você perde estabilização, fora a ausência de telas mais populares para ver as filmagens nessa resolução. O foco é mais ágil no modelo da Apple, além de este ter gravações em Dolby Vision. Já a captura de áudio funciona bem e de forma limpa nos dois lados.

Mesmo sem 8K, o iPhone 12 Pro Max alcança a melhor experiência em vídeos.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

iPhone 12 Pro Max

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

iPhone 12 Pro Max

Fotos tiradas com o Apple iPhone 12 Pro Max

Selfies são o ponto forte dos iPhones em câmeras há anos, e com o 12 Pro Max não é diferente. Os registros não decepcionam em qualquer condição, sem contar as cores bem equilibradas de dia.

Por outro lado, o ROG 5 tem dificuldades de tirar boas selfies em lugares escuros e desativa o HDR no modo retrato. As gravações da ASUS com a frontal ainda são restritas a Full HD, enquanto a Apple já oferece suporte a 4K.

Mais um ponto para o iPhone top de linha.

Melhor conjunto de câmera frontal

iPhone 12 Pro Max

Câmera frontal grava em 4K?

iPhone 12 Pro Max

Melhor selfie

iPhone 12 Pro Max

Preço

No mercado internacional, o ROG Phone 5 foi lançado por um valor bem mais em conta que o iPhone 12 Pro Max. Só que apenas o celular da Apple chegou ao mercado nacional por enquanto. E por aqui, ele ficou disponível pelo preço sugerido de R$ 11 mil. Se o ROG 3 chegou por R$ 6,5 mil, podemos esperar o 5 na mesma faixa de preço ou um pouco mais.

Ainda assim, estaria abaixo dos quase R$ 8 mil que você pode achar no momento para o 12 Pro Max. Mesmo na compra por importadores, o smartphone gamer é encontrado a um custo menor.

A ASUS anota o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

ROG Phone 5

Qual tem melhor custo-benefício atual?

ROG Phone 5

8.6 Hardware
4.4 Custo Benefício

Apple iPhone 12 Pro Max

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Se a gente desconsiderasse o preço, teríamos um empate. O ROG se mostrou superior em multimídia, entrega uma autonomia de bateria maior e tem design mais contemporâneo. O sistema dele possui boas modificações para gerenciar a experiência, que chega a empatar com a alta velocidade do iOS. Já o iPhone conseguiu vitórias bem claras em desempenho e câmeras.

Mas quando chegamos no bolso do consumidor, pesa mais o fato de a Apple ter um produto mais caro no mercado internacional, que veio por cinco dígitos ao Brasil. Caso mantenha a linha seguida nas gerações anteriores, a ASUS deverá ter um dispositivo que desembarque no país mais barato no lançamento que o rival da Maçã atualmente.

RESULTADO

ASUS ROG Phone 5: 6 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor em tela
  • Melhor em som
  • Melhor em bateria
  • Empate em software
  • Melhor custo-benefício

Apple iPhone 12 Pro Max: 5 PONTOS

  • Empate em som
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Empate em vídeos
  • Melhor em selfies

Chegamos ao final de mais um duelo entre dois tops de linha do momento. E aí, qual é o melhor dos dois para você? Se tivesse que escolher um deles para comprar, qual seria a sua opção? Comenta o que achou no espaço abaixo.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 02:02)

48

Comentários

ROG Phone 5 vs iPhone 12 Pro Max: celular gamer bate mais rápido da Apple? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista